Da Bahia para o mundo!

Ivete Sangalo chega aos 50 anos

Por Filipe Pavão

Ivete Maria Dias de Sangalo nasceu em Juazeiro, na Bahia, em 27 de maio de 1972. Hoje, Veveta completa 50 anos e retorna à cidade natal para festejar a vida em um show televisionado em rede nacional.
Roberto Filho/Brazil News
Ivete se tornou conhecida nacionalmente ao integrar a Banda Eva entre 1993 e 1998. Nesse período, vendeu mais de quatro milhões de discos e cantou hits qu são lembrados até hoje, como "Arerê" e "Pequena Eva"
Reprodução
Mas a música está na vida de Ivete desde a infância. Ela já acompanhava as músicas tocadas nas horas vagas por seu pai, o baiano Asus Sangalo, que faleceu na adolescência da artista. Ela também gostava de tocar violão na escola.
Reprodução/Instagram/@ivetesangalo
Sua mãe é a pernambucana Maria Ivete, que faleceu em 2001. Ivete sempre a homenageia: ?Ela era uma mulher arretada, ela sempre dizia: minha filha, não sinta vergonha de nada. Não sinta vergonha de ser quem você é?.
Arquivo pessoal
A cantora é a caçula de outros cinco irmãos: Mônica, Cynthia, Ricardo, Marcos e Jesus Sangalo -- os dois últimos já falecidos.
Arquivo pessoal
Se não fosse cantora, o que Ivete seria? Ela chegou a cursar um ano de Administração e Secretariado Executivo antes da fama. Além disso, trabalhou como modelo e vendedora de roupas e marmitas em um shopping de Salvador para ajudar a família.
Reprodução
Após passar o bastão para Emanuelle Araújo no Carnaval de 1999, Ivete se despediu da Banda Eva e decidiu seguir seu próprio caminho. De lá para cá, já lançou oito álbuns e vendeu mais de 20 milhões de discos, além de conquistar prêmios como o o Grammy Latino.
EFE
Ivete é uma das figuras mais esperadas do Carnaval baiano. Todos os anos, ela arrasta milhões de pessoas nos circutos da folia de Salvador. Mas não se engane: a artista também arrasta multidões em shows em países como Portugal e Estados Unidos.
Agfpontes/ Divulgação
O trabalho artístico de Ivete vai além da música. A cantora já apresentou programas na TV, como "Estação Globo", "Música Boa Ao Vivo" e "The Masked Singer", além de atuar na novela "Gabriela" em 2012.
Divulgação/TV Globo
Mulher de negócios? Também! A cantora é dona da própria produtora e gravadora, a IESSI Music Entertainment. Ela possui também o "Instituto Ivete Sangalo", responsável por ações filantrópicas.
Globo/ Fernanda Tiné
Sobre a chegada aos 50, ela conta que "representa a chegada de uma maturidade deliciosa, que traz calma".
Rafa Mattei/Multishow

"Vejo como uma forma de agradecer por estar aqui vivendo cheia de saúde, cheia de energia, fazendo o que eu mais gosto. Hoje eu tenho os meus filhos, a minha família, eu tenho uma carreira de muito sucesso, graças a Deus, e é a certeza de que está valendo muito a pena".

Ivete Sangalo,
sobre chegar aos 50
E para comemorar, ela retorna à cidade natal para um show ao vivo na TV Globo, com a participação especial do próprio filho, Marcelo. Ivete ainda é mamãe das gêmeas Marina e Helena, frutos da relação com o marido, Daniel Cady.
Reprodução/Instagram
Publicado em 27 de Maio de 2022.