Casas a 1 euro na Itália

O que você precisa saber para sonho não virar cilada

A proposta é tentadora: comprar uma casa pelo valor simbólico de um euro em regiões famosas da Itália, como a Toscana, a Sicília, a Sardenha, a Puglia, o Piemonte e a Lombardia.
Reprodução
A iniciativa visa combater o abandono de pequenas cidades italianas que estão "morrendo", mas também exige uma série de compromissos por parte dos compradores. A seguir, entenda o que está por trás dessa proposta.
Getty Images

Patrimônio histórico

Como a Itália é bastante preocupada em preservar a sua história, boa parte dessas construções são tombadas e, por isso, não podem ter suas características principais alteradas.
Getty Images

Burocracia

Qualquer reforma precisa ser aprovada previamente e deve seguir uma série de regras e restrições, sendo que o país é conhecido por ser tão ou mais burocrático que o Brasil.
Arquivo pessoal

Custos e prazo

Cada cidadezinha estabelece suas próprias regras, mas a maioria exige que o comprador faça um investimento mínimo na reestruturação do imóvel, termine a obra dentro de um certo prazo e arque com todas as despesas relacionadas à documentação. Algumas exigem uma depósito antecipado do dinheiro que será usado nas obras.
Divulgação

Deu ruim

Caso o novo proprietário não cumpra com o combinado, alguns contratos preveem que ele deverá pagar uma multa e o imóvel será devolvido à prefeitura.
Reprodução

Trabalhão

As reformas não são fáceis. Além de algumas casas estarem bastante degradadas por décadas de abandono, é preciso respeitar normas rígidas caso o imóvel seja considerado um bem arquitetônico ou cultural.
Arquivo pessoal

Visto para morar

As casas abandonadas podem ser vendidas para pessoas de qualquer nacionalidade. Porém, para poder viver na Itália, os cidadãos de países que não pertencem à União Europeia devem solicitar uma autorização de residência, chamado de "permesso di soggiorno".
Getty Images/iStockphoto
O documento é concedido a quem atender certos requisitos, como possuir uma renda estável ou estar matriculado em um curso, por exemplo. São feitas exceções para os aposentados e para aqueles que possuírem um patrimônio econômico significativo.
Divulgação
Dessa forma, ser proprietário de um imóvel no país ajuda, mas não basta para obter o visto (o que é mais um ponto a se considerar antes de investir nas casas de um euro).
Reprodução

Onde procurar

O site "Case a 1 Euro", com versões em italiano e em inglês, reúne opções disponíveis. Porém, para encontrar informações completas é preciso escarafunchar os sites das prefeituras, que raramente fornecem informações que não sejam em italiano.
Getty Images

Extra!

Veja nos cards a seguir mais reportagens de Nossa sobre as casas de um euro, com relatos de brasileiros que viveram essa experiências.
Claudio Pavone/EyeEm/Getty Images

Fabbriche di Vergemoli, Toscana

Brasileiros criam um condomínio na Itália com casas compradas a 1 euro
Divulgação

Taranto, sul da Itália

Uma casa de um euro vira o lar dos sonhos para um arquiteta brasileira na Itália
Arquivo pessoal

Em outros países

Casas de 1 euro não estão só na Itália. Veja mais lugares que adotam a ideia
Getty Images/iStockphoto