Drinque brasileiro

Caipirinha perfeita tem seus segredos. Descubra todos eles

Por Pedro Marques

O que é caipirinha?

Cachaça, limão, açúcar e gelo. De acordo com a Constituição, é só isso que pode entrar num copo do drinque. Apesar disso, a lei (ainda bem) não impede que bartenders inventem suas próprias combinações.
Getty Images/iStockphoto
Nem todas ficam boas, claro. Por isso perguntamos para Nina Corrêa Bastos, chefe de bar do Jiquitaia e uma das maiores autoridades do mais brasileiro dos coquetéis, como fazer a Caipirinha perfeita.
Vitor Pinto/Unsplash

É prata!

Segundo a profissional, o melhor é usar uma "branquinha" para fazer Caipirinhas. "Cachaças envelhecidas não combinam tanto com frutas", ensina.
Getty Images/iStockphoto
Bastos também recomenda usar destilados mais potentes (ela usa uma com 47% de teor alcoólico). "Caipirinha não pode ser aguada e o gosto do álcool tem que estar presente."
Getty Images/iStockphoto

Azedinha, mas nem tanto

Para Bastos, uma Caipirinha nota 10 precisa ter acidez - por isso o limão casou tão bem com o drinque. Maracujá é outra opção.
Getty Images/iStockphoto
Aqui a chefe de bar dá uma dica preciosa: escolha limões com casca lisa e brilhante. "A casca é mais fina e fica mais fácil macerar a fruta."
Raghu Nayyar/Unsplash
A barwoman também indica frutas brasileiras como caju, cajá e siriguela. "Elas são carnudas e absorvem a cachaça, evitando que a Caipirinha vire uma bomba de álcool", explica.
Getty Images/iStockphoto
O açúcar comum quebra um galho, mas o açúcar cristal deixa o coquetel mais gostoso, diz Bastos. "Ele funciona como um esfoliante e ajuda a soltar os sabores das cascas das frutas."
Getty Images/iStockphoto
Cubos de gelo grandões estão na moda, mas não ornam com Caipirinhas. "Prefiro aqueles gelos furadinhos, eles ajudam a diluir e fica mais fácil de mexer o drinque."
Luigi Pozzoli/Unsplash

Baixinho

Parecido com um cone, o copo Ilhabela baixo é o preferido de Bastos. "O formato ajuda a sentir os aromas", afirma. Se não tiver esse modelo em seu bar, use sempre um copo baixo.
Getty Images

Macerada

A chef de bar é contra Caipirinhas coadas ou preparadas em coqueteleiras. "Aí vira batidinha", brinca. Para ela, o coquetel precisa ser macerado. "Assim a fruta vai se misturando aos poucos com a cachaça e dá textura ao drinque", afirma.
Getty Images/iStockphoto

Pela ordem

Agora é só juntar tudo no copo - e a ordem dos ingredientes faz toda a diferença. Coloque a fruta (se for muito grande, corte-a em pedaços) e cubra-a com o açúcar cristal. Amasse tudo com um pilão ou macerador, complete com gelo e adicione 60 ml de cachaça.
Getty Images/iStockphoto

Mexe mexe

Está quase lá. Antes de servir, mexa bem o drinque com uma colher longa por alguns segundos. "Tem que mexer bastante para resfriar a bebida. O primeiro gole tem que ser bem gelado", orienta Bastos.
Getty Images/iStockphoto

Capricho

Não tem jeito, com o tempo, os ingredientes da Caipirinha vão parar no fundo do copo. É aí que entra um capricho da chefe de bar do Jiquitaia: "Sirvo com uma colherinha de café, que é para o cliente mexer de vez em quando e a caipirinha ficar sempre bem misturada."
Getty Images/iStockphoto
Publicado em 06 de março de 2021.

Reportagem
Pedro Marques, em colaboração para Nossa

Edição
Juliana Simon

Continue navegando por Nossa

Inscreva-se no YouTube de Nossa