! Cacá Bueno é desclassificado e Giuliano Losacco fica com a vitória na Stock Car - 28/03/2004 - UOL Esporte - Automobilismo

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  28/03/2004 - 18h50
Cacá Bueno é desclassificado e Giuliano Losacco fica com a vitória na Stock Car

Da Redação
Em São Paulo

Reviravolta na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8. A prova, vencida na manhã deste domingo pelo piloto Cacá Bueno, tem novo vencedor: Giuliano Losacco, que acabou cruzando a linha de chegada na segunda posição.

Na tarde deste domingo, com base no relatório recebido dos comissários técnicos, os comissários desportivos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) desclassificaram os pilotos Cacá Bueno e Thiago Marques, ambos da Equipe Petrobras-Action Power.

Segundo Clovis Matsumoto, comissário técnico da prova, os dois carros da escuderia infringiram o Artigo 14, item 14.1, do Regulamento Técnico da Stock Car V8, e apresentaram irregularidades no posicionamento da bomba da direção hidráulica.

"Conforme o regulamento técnico da Stock Car V8, a bomba hidráulica deve estar posicionada, obrigatoriamente, na parte externa do cockpit. Na vistoria realizada depois da prova, ficou constatado que nos carros de Cacá Bueno e de Thiago Marques a única maneira de se ter acesso à bomba é por dentro do cockpit (interior do carro), o que contraria o regulamento", explicou Matsumoto.

Com a desclassificação dos dois pilotos, o paulista Giuliano Losacco foi declarado vencedor da etapa de abertura da mais tradicional categoria do automobilismo brasileiro. Esta é a segunda vitória na carreira do piloto, que no ano passado ganhou uma das provas disputadas em Interlagos.

"É claro que não tem o mesmo sabor que receber a bandeira quadriculada em primeiro, mas o que importa são os pontos e a liderança do campeonato. Vamos aguardar os próximos dias e ver como tudo se desenrola", disse Losacco.

Segundo o piloto paulista, o importante foi ver que o trabalho de toda a semana deu resultado. "É gratificante. Se no ano passado a vitória nos escapou na abertura da temporada, este ano ela veio, não importa de que jeito", afirmou.

Alceu Feldmann subiu para o segundo lugar e Ricardo Maurício pulou da quinta para a terceira posição e fez um pódio na estréia da Stock Car V8. A Equipe Ptrobras-Action Power tem até a próxima sexta-feira, às 17h30, para apresentar recurso contra a decisão. A próxima etapa da competição será disputada no dia 18 de abril, em Interlagos.

Cacá Bueno (filho do narrador da Rede Globo, Galvão Bueno), atual vice-campeão da Stock Car V8, foi pole position. Ele soube segurar a liderança nas primeiras voltas. Com um carro mais leve por estar com menos combustível, Giuliano Losacco pulou da quarta para a segunda colocação na largada. Alceu Feldmann, no terceiro lugar, foi muito pressionado por David Muffato no início da prova. Mas, o campeão abandonou a corrida na quinta volta com o triângulo da suspensão traseira quebrado.

"Os motores estão andando mais. No início percebei que mantinha o ritmo dos primeiros e quis deixar para buscar o Cacá depois, quando entrasse nos boxes. Espero tirar a diferença na próxima etapa", disse Losacco em relação à corrida de São Paulo, no próximo dia 18 abril.

Logo no início da janela para parada nos boxes entre a 13ª e a 36ª volta Giuliano (Itupetro- RC) fez o pit stop para o reabastecimento. Cacá parou na 16ª passagem e seu companheiro de equipe, Thiago Marques, assumiu a liderança até a 31ª volta. Cacá retornou ao primeiro posto depois da parada de Marques e permaneceu na frente até a bandeirada final.

Nova classificação da primeira etapa da Stock Car V8:
1) Giuliano Losacco (Itupetro-RC), 43m21s895 (50 voltas)
2) Alceu Feldmann (RS Competições)
3) Ricardo Maurício (Katalogo Racing)
4) Mateus Greipel (Famossul Motorsport)
5) Ricardo Etchenique (Itupetro-RC)
6) Antonio Jorge Neto (Medley-A.Mattheis)
7) Gualter Salles (Scuderia 111)
8) Ingo Hoffmann (Filipapaer Racing)
9) Thiago Camilo (Golden Cross-Vogel)
10) Chico Serra (WB-Texaco)
11) Sandro Tannuri (Filipaper Racing)
12) Rodney Felicio (Salmini Racing)
13) Airton Daré (Giaffone Motorsport)
14) Hoover Orsi (Avallone Motorposrt)
15) Juliano Moro (NasrCatroneves)
16) Carlos Alves (Philips Motorsports)
17) Neto de Nigris (Scuderia 111)
18) Popó Bueno (WB-Texaco)
19) Aloysio Andrade (Bennamed-Nascar)
20) Raul Boesel (Repsol-Boettger)
21) Guto Negrão (Medley-A.Mattheis)
22) Nonô Figueiredo (Avallone Motorposrt)
23) Adalberto Jardim (NasrCastroneves)
24) André Bragantini (Golden-Cross-Vogel)
25) Wagner Ebrahin (Diretriz Racing)
26) Henrique Favoretto(LM Racing)
27) Luis Carreira Jr. (Philips Motorsports)
28) Wellington Justino (Motor 3 Motorsport)
29) David Muffato (Repsol-Boettger)
30) Pedro Gomes (Giaffone Motorsport)
31) Valdeno Brito (Bennamed-Nascar), a 49 voltas

Nova classificação do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8:
1) Giuliano Losacco, 25 pontos
2) Alceu Feldmann, 20
3) Ricardo Maurício, 16
4) Mateus Greipel, 14
5) Ricardo Etchenique, 12
6) Antonio Jorge Neto, 10
7) Gualter Salles, 9
8) Ingo Hoffmann, 8
9) Thiago Camilo, 7
10) Chico Serra, 6
11) Sandro Tannuri, 5
12) Rodney Felicio, 4
13) Airton Daré, 3


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias