! Gil de Ferran vence; Brasil domina o pódio nas 500 Milhas de Indianápolis - 25/05/2003 - UOL Esporte - F-Indy
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  25/05/2003 - 16h10
Gil de Ferran vence; Brasil domina o pódio nas 500 Milhas de Indianápolis

Da Redação
Em São Paulo

O piloto brasileiro Gil de Ferran, da Penske, venceu neste domingo as 500 Milhas de Indianápolis, nos Estados Unidos. Campeão da prova em 2001 e 2002, Hélio Castroneves foi o segundo colocado, seguido pelo também brasileiro Tony Kanaan.

"Não tenho palavras. É um momento inesquecivel. Sempre sonhei em dizer alguma coisa inteligente depois de vencer uma corrida dessas, mas não consigo", afirmou De Ferran logo após a vitória.

Esta foi a melhor participação brasileira na história da corrida mais tradicional do automobilismo norte-americano, que levou mais de 350 mil pessoas ao Indianápolis Motor Speedway neste domingo.

Com a vitória de Gil de Ferran, o Brasil tem agora cinco títulos das 500 Milhas (dois com Emerson Fittipaldi e dois com Hélio Castroneves), três deles consecutivos.

Campeão da Cart em 2000 e 2001, De Ferran deu à equipe Penske sua décima terceira vitória nas 500 Milhas de Indianápolis.

Buscando um tricampeonato inédito na história da prova, Castroneves esteve muito perto da vitória. Depois de largar na pole position, foi quem mais liderou a corrida.

O brasileiro Vitor Meira terminou a corrida na 12 colocação. Airton Daré abandonou na 125ª volta, e Felipe Giaffone completou apenas seis voltas.

A corrida
Largando na pole position, o brasileiro Hélio Castroneves manteve a primeira colocação durante as primeiras voltas, seguido de perto por Tony Kanaan.

Única mulher entre os 33 pilotos do grid, a norte-americana Sarah Fisher protagonizou o primeiro acidente da prova, quando perdeu o controle de seu carro na 15ª volta e bateu forte no muro.

Aproveitando a bandeira amarela, os pilotos entraram nos boxes, e as posições se alteraram pela primeira vez. O neozelandês Scott Dixon assumiu a liderança, seguido pelo norte-americano Michael Andretti, que buscava encerrar a sua carreira com uma vitória em Indianápolis.

A torcida presente no circuito foi ao delírio quando, na 33ª volta, Dixon perdeu velocidade com um problema de pressão no combustível e foi ultrapassado por Andretti.

A alegria norte-americana, porém, durou pouco. Andretti perdeu a primeira posição para o sul-africano Jody Scheckter na 68ª volta. Pouco depois, na 94ª volta, Andretti viu arruinado seu sonho de vitória ao ser obrigado a abandonar por problemas no motor.

Sempre entre os mais rápidos da corrida, Castroneves tomou a liderança de Scheckter na 99ª volta e passou a controlar a corrida, com Gil de Ferran em segundo e Tony Kanaan em terceiro.

Na 165ª volta, depois do último pit stop, Gil de Ferran aproveitou um momento de indecisão de Castroneves e assumiu o primeiro lugar. Nos últimos giros, três sacidentes causaram bandeiras amarelas em seguida, deixando a definição para as cinco últimas voltas.

Na relargada, Gil de Ferran conseguiu abrir boa vantagem e evitar o ataque de Castroneves. Kanaan ficou um pouco para trás, longe da briga pela liderança.

Apesar dos esforços de Castroneves na tentativa de alcançar o tricampeonato, De Ferran conseguiu sustentar a primeira posição e chegar à sua primeira vitória na tradicional corrida.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias