! Mulher faz a pole em Kentucky e entra para a história da IRL - 10/08/2002 - UOL Esporte - F-Indy
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  10/08/2002 - 21h11
Mulher faz a pole em Kentucky e entra para a história da IRL

Da Redação
Em São Paulo

A norte-americana Sarah Fisher se tornou a primeira mulher a estabelecer a pole position de uma prova de categoria de elite ao fazer, neste sábado, a melhor volta do treino de classificação da 12ª etapa da Indy Racing League, que vai ser disputada neste domingo, em Kentucky, a partir das 14h30.

Prevalecendo-se da maior potência dos motores Infiniti, Fisher cobriu os 2.414,016 metros do circuito em 24s0661, estabelecendo a média de 356,292 km/h e superando seu compatriota Billy Boat por 0s0028.

O melhor dos seis brasileiros inscritos na prova foi Felipe Giaffone, em terceiro, seguido por Hélio Castroneves. Gil de Ferran, líder do campeonato, vai largar em décimo, Raul Boesel, em 11º, o estreante Vítor Meira larga em 13º, e Aírton Daré em 22º.

O treino de classificação foi marcado pela mudança das condições da pista, causada pela borracha deixada pelas caminhonetes da Super Truck que disputaram uma corrida pouco antes, e pelo calor de quase 40 graus.

Estas condições levaram sete pilotos a adotar uma tática ousada: retornavam aos boxes após a volta de aquecimento sem receber a bandeira verde, que indica o início das voltas cronometradas. Assim, voltavam ao fim da fila para só entrar na pista mais tarde, com temperatura mais baixa, mas com direito a apenas uma volta.

Na última etapa realizada, as 400 Milhas de Michigan, há duas semanas, a pole Sarah Fisher e o brasileiro Felipe Giaffone proporcionaram o duelo mais emocionante da corrida.

A cerca de 10 voltas do fim da prova, a dupla se revezava na liderança, quase tocando rodas e deixando em polvorosa o público do autódromo. Sarah Fisher é um dos maiores ídolos do automobilismo norte-americano da atualidade.

"Ela tem sido muito rápida em todos os últimos treinos classificatórios", diz Giaffone, "sendo freqüentemente mais rápida que seu companheiro de equipe, o Robbie Buhl, que também é o dono da equipe", analisa. "Vai ser legal ver a reação do público em mais uma disputa contra ela."


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias