! Estrelas excluídas alfinetam técnico às vésperas da Copa - 31/10/2006 - UOL Esporte - Futebol de areia
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  31/10/2006 - 09h00
Estrelas excluídas alfinetam técnico às vésperas da Copa

Ricardo Zanei
Enviado especial do UOL Esporte
No Rio de Janeiro

Reuters
Maior artilheiro da história da seleção, Neném fica fora da 2ª Copa do Mundo
PÁGINA DA COPA DO MUNDO
Nem Jorginho, nem Robertinho. Juninho está fora, Neném também. O quarteto, que reúne algumas das estrelas do futebol de areia, não foi convocado para a segunda edição da Copa do Mundo da Fifa, que tem início nesta quinta-feira, em Copacabana, no Rio de Janeiro. A chiadeira começou logo que a lista do técnico Alexandre Soares foi divulgada, no início de outubro, e ganhou mais força às vésperas da competição.

Com oito anos de seleção brasileira e apontado como um dos jogadores mais técnicos do esporte, Jorginho não nega a revolta pelo "esquecimento" e dispara críticas ao treinador.

"Foi uma coisa sem lógica. O que fizeram comigo foi uma grande brincadeira. Ele disse que foi por falta de técnica, que não me encaixo no esquema tático. Não é possível que eu tenha desaprendido", criticou o jogador, eleito o melhor do mundo em 2004.

"Fui titular nas eliminatórias deste ano, artilheiro e eleito o melhor jogador. Em um ano e meio, sempre fui convocado. Os motivos que ele alegou foram muito covardes, deve ser coisa política, da Confederação. Ficou até feio, ficou chato para ele falar essas coisas. Acho que é algo extracampo, mas não sei o que é", completou Jorginho, que, ao lado dos outros esquecidos, participou da campanha do Brasil na Copa de 2005, também no Rio, quando o time ficou em terceiro, atrás da França, campeã, e Portugal, vice e algoz na semifinal.

Segundo o atleta, o fato de não ter tido uma conversa com o treinador o deixou ainda mais irritado. "Não respeitaram toda a minha história. Foi uma falta de coragem ele não falar nada para mim."

O que fizeram foi uma grande brincadeira. Não é possível que eu tenha desaprendido
Jorginho
A opinião de Jorginho ganha eco nas palavras de Juninho, que soma dez anos de seleção. "Fiquei chateado pela maneira como foi feito. O treinador disse antes do Mundialito [em agosto, quando o Brasil conquistou o título ao bater o anfitrião Portugal na final] que contaria com a gente. É triste isso."

O goleiro Robertinho, outro que contabiliza uma década de convocações, ainda não assimilou a sua ausência na Copa. "Eu estava treinando normalmente com o restante da seleção que trabalha no Rio [jogadores como Bueno, Betinho, Benjamin e Júnior Negão, todos convocados, além de Jorginho, Juninho e Neném]. Tudo indicava que íamos jogar. De repente, acontece isso. Não tem explicação."

"Foi uma opção do treinador, paciência. Nunca falei nada com ele, nem ele comigo. Ele podia ter dito que precisava melhorar isso ou aquilo, mas não disse nada, estava tudo normal", comentou.

Alexandre Soares mostrou serenidade para evitar o confronto verbal com os excluídos. "Isso sempre acontece, é normal. Qualquer jogador que não é convocado fica chateado."

"Usei um critério desde o início do meu trabalho, desde o Mundialito do ano passado. Repeti as mesmas coisas nas eliminatórias e no Mundialito desse ano. Esses jogadores que não foram chamados já não haviam sido convocados em outras oportunidades. Acho que os 12 que foram chamados é o que temos de melhor", afirmou.

Soares até parafraseou Carlos Alberto Parreira na sua elucidação. Antes da convocação para a Copa da Alemanha, o então técnico da seleção disse que "a regra é não ter regra" para justificar sua lista.

OS CONVOCADOS
Goleiros: Pierre (ES) e Mão (RJ)
Defensores: Buru (ES), Betinho (SP), Duda (ES), Anderson (BA) e Júnior Negão (RJ)
Alas: Sidney (RJ) e Bueno (RJ)
Atacantes: Bruno (ES), André (RJ) e Benjamin (SP)
"Não tenho um critério só, tenho vários critérios. Não convoco porque é bom tecnicamente, ou porque tem um comportamento exemplar. Convoco por uma série de fatores. Por isso, acredito mais na força do grupo do que no lado individual", finalizou.

O renovado time do Brasil desembarca no Rio na noite desta terça. A seleção, que está no grupo A, estréia na Copa na sexta-feira, às 11h (horário de Brasília), contra a Polônia. A equipe volta à quadra no domingo, no mesmo horário, contra o Japão, e encerra sua participação na primeira fase na terça, também às 11h, diante dos Estados Unidos.

A segunda edição da Copa do Mundo da Fifa de futebol de areia conta com 16 seleções, divididas em quatro chaves. Os dois primeiros de cada grupo avançam às quartas-de-final, em jogos de mata-mata. A competição segue em jogos únicos até a final, dia 12.

Leia mais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias