! Guga bate Agassi, conquista a Copa do Mundo e é campeão de 2000 - 03/12/2000 - UOL Esporte - Tênis

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  03/12/2000 - 15h41
Guga bate Agassi, conquista a Copa do Mundo e é campeão de 2000

Da Redação
Em São Paulo

O tenista brasileiro Gustavo Kuerten derrotou o norte-americano Andre Agassi por 3 sets a 0 (6-4, 6-4 e 6-4) neste domingo e conquistou a Copa do Mundo de tênis.

Mais do que isso, Guga garantiu a primeira colocação no ranking de entradas, consagrando-se como o campeão do circuito no ano 2000. É a primeira vez na história que um brasileiro consegue terminar o ano como número um.

Neste ano, Guga conquistou o Aberto da França, em Roland Garros, pela segunda vez. Ganhou também o Masters Series de Hamburgo, disputado no saibro, o Torneio de Santiago, também no saibro, e o Torneio de Indianápolis, disputado em quadras rápidas.

Com a vitória sobre Agassi, Kuerten terminou o ano com uma vantagem de apenas 15 pontos sobre o russo Marat Safin, que foi o vie-campeão da temporada.

A Copa do Mundo de tênis foi disputada no carpete em Lisboa (Portugal), reunindo os oito melhores tenistas do ano. Eles foram divididos em dois grupos de quatro jogadores, que enfrentam os rivais do mesmo grupo. Os dois melhores de cada chave passaram para as semifinais.

Guga perdeu de Agassi na estréia do torneio, quando reclamou de uma contusão na coxa que quase fez com que ele desistisse da competição.

Entretanto, o brasileiro conseguiu vitórias seguidas sobre o sueco Magnus Norman, o russo Yevgeny Kafelnikov, o norte-americano Pete Sampras (a primeira de sua carreira sobre o rival) e agora, na final, Agassi, para chegar ao título.

O jogo
O brasileiro foi muito agressivo durante toda a partida, e impôs a Andre Agassi sua primeira derrota no torneio após quatro vitórias.

Guga começou o jogo disposto a cumprir a promessa de tentar vencer a partida em três sets para não se cansar. Logo no primeiro game, jogando com agressividade, o brasileiro quebrou o saque de Agassi e confirmou o seu na seqüência para abrir 2 a 0 no primeiro set.

No entanto, Guga teve problemas no quarto game. Errando três bolas seguidas, o brasileiro deu três oportunidades de quebra ao norte-americano. No entanto, com um belo smash e dois aces, o brasileiro reverteu a vantagem e abriu 3 a 1.

No game seguinte, Agassi deu mais um break point para Guga, mas o brasileiro não conseguiu a quebra, e Agassi diminuiu sua desvantagem de 2 a 3.

O resto do primeiro set seguiu sem oportunidades de quebra, e Guga fechou a série em 6-4.

No segundo set, o brasileiro começou bem e teve um break point no saque de Agassi. No entanto, o norte-americano atuou primorosamente e conseguiu confirmar seu serviço para abrir 1 a 0 no segundo set.

No segundo game, Agassi voltou a jogar bem e chegou a ter um break point, salvo por Guga com um belo saque. Na seqüência, o brasileiro confirmou seu serviço e empatou o segundo set em 1 a 1.

Depois de pressionar o saque do americano também no terceiro game, a quebra de saque para Guga veio no quinto game. Aproveitando-se de dois break points cedidos pelo adversário, Guga qurbou o saque abrindo 3 a 2.

Agassi, então, começou a mudar sua estratégia de jogo, tentando ir à rede e volear mais vezes para surpreender o brasileiro. Depois de tomar três passadas, Agassi abandonou a tática, mas dava sinais de que não estava encontrando formas de derrotar o brasileiro.

O norte-americano chegou inclusive, no sétimo game, a errar o placar do games. Achando que tinha confirmado o serviço, dirigiu-se ao banco de descanso. No entanto, ele havia acabado de salvar um break point de Guga, e o placar do game apontava iguais.

Aproveitando-se do desequilíbrio de Agassi, que no entanto continuava perigoso em certas bolas, Guga confirmou seus serviços para fechar o segundo set em 6-4.

No terceiro set, a partida ficou ainda mais equilibrada, e o norte-americano começou a pressionar muito o saque do brasileiro.

No segundo game, teve uma chance de quebrar o saque de Guga na seqüência, mas o brasileiro respondeu com um belo golpe e, com dois belos serviços, empatou o terceiro set em 1 a 1.

Enquanto Agassi confirmava seus serviços com facilidade, Guga tinha muitas dificuldades. No quarto game, o norte-americano chegou a abrir 0-30, mas o brasileiro recuperou a desvantagem e empatou o terceiro set em 2 a 2.

No quinto game, a situação se inverteu. Guga teve dois break points no saque de Agassi. O norte-americano salvou o primeiro, mas cometeu uma dupla falta na segunda oportunidade, dando assim a quebra de saque ao brasileiro, que passou a frente em 3 a 2.

Na seqüência, Guga só precisou confirmar seus serviços para fechar o set em 6-4 e o jogo em 3 sets a 0.

Assinantes do UOL podem clicar aqui para ver a página especial da Copa do Mundo e aqui para ver o ranking da corrida dos campeões atualizado já com essa partida.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias