MPF anuncia acordo e raio x comprado para o Pan-2007 enfim será usado

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Caio Kenji/Folhapres

    Seis anos após o Pan do Rio de Janeiro, equipamentos poderão ser usados

    Seis anos após o Pan do Rio de Janeiro, equipamentos poderão ser usados

Seis anos após os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, equipamentos comprados para a segurança do evento enfim serão usados pela primeira vez. Nesta quarta-feira, o MPF (Ministério Público Federal) anunciou um acordo com a PF (Polícia Federal), que se comprometeu a repassar quatro aparelhos de raio x e 110 detectores de metal à Infraero, estatal que administra aeroportos do país.

De acordo com o MPF, os equipamentos estão avaliados em mais de R$ 1 milhão. Foram comprados pelo governo federal para a preparação do país para o Pan de 2007, realizado na capital fluminense. Entretanto, nunca chegaram a ser usados e permaneciam "esquecidos" em um depósito da PF no Rio.

O MPF instaurou um inquérito para apurar o caso. O órgão informou nesta manhã que o diretor de administração e logística da PF, delegado Fernando Durán Poch, se comprometeu em transferir os equipamentos para que sejam usados na segurança de aeroportos.

O inquérito é do pelo procurador da República Fernando José Aguiar de Oliveira. Em comunicado enviado pelo MPF, Oliveira disse que acompanhará o caso até ter certeza que os aparelhos chegarão à Infraero.

"Não se pode admitir que um patrimônio desse vulto estivesse na sede da Polícia Federal, há tanto tempo, sem destinação alguma. Vamos acompanhar esse caso até o final. Enquanto esses bens não tiverem em efetiva operação, não vamos descansar", disse ele.

Carlos Arthur Nuzman
Carlos Arthur Nuzman

UOL Cursos Online

Todos os cursos