UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
AFP

Nome completo:
Marcos Diniz Daniel

Data e local de nascimento:
04/07/1978, em Passo Fundo (RS)

Peso/Altura:
79 kg / 1,80 m

Residência:
Passo Fundo (RS)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Quartas-de-final em duplas e simples

Marcos Daniel

Jogador mais velho da equipe masculina de tênis do Brasil no Pan, Marcos Daniel parou nas quartas-de-final tanto na chave de simples com na de duplas. Em simples, ele perdeu para o argentino Eduardo Schwank, de virada, por 2-6, 7-6 e 7-5. Em duplas, ao lado de Flávio Saretta, também amargou uma virada dos rivais, os dominicanos Jhonson Garcia e Victor Estrella, que venceram com 1-6, 6-3 e 11-9.

Daniel não figurava entre os três melhores do país no ranking da ATP na época do Pan-Americano, um dos critérios que muitos defendiam como aquele que deveria ser usado para a convocação. Mas o técnico Francisco Costa diz ter escolhido Marcos Daniel e também Thiago Alves, "porque têm estado sempre entre os melhores do Brasil e merecem uma oportunidade de defender o país".

Desde que iniciou sua carreira, em 1995, ao perder para o indiano Leander Paes em Brasília, o gaúcho Daniel alcançou uma regularidade nos últimos três anos. Em 2005, ele terminou o ano como número um do país e top 100 do mundo por causa da sua boa participação nos torneios challengers, com 44 vitórias e apenas 16 derrotas. Em 2006, o seu melhor ranking até hoje na ATP: um 80º lugar, após a semifinal na República Dominicana e a derrota na primeira rodada em Roland Garros (Daniel foi o único brasileiro a furar o qualyfing naquela ano).

Mesmo assim, as críticas à sua convocação partiram do número 3 do Brasil na época, Ricardo Mello. "Estou entre os três primeiros tenistas do país e não entendo os critérios que foram usados, principalmente porque nenhum brasileiro vem tendo grandes resultados", afirmou, logo após receber a notícia de que estaria fora do Pan.

Alheio às reclamações, Marcos Daniel participou de seu primeiro Pan depois de mais de 15 anos jogando tênis. Apesar do início aos 5, ele conta que só começou a levar o esporte a sério com 12 anos. Sem nenhum título de torneios da ATP até hoje, o gaúcho é conhecido por ser primo do juiz de futebol Carlos Eugênio Simon, famoso por ser árbitro da Fifa e até de Copa do Mundo.