UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Camila Hermeto Pedrosa-Freire

Data e local de nascimento:
12/03/1975, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
60 kg / 1,72 m

Residência:
São Paulo (SP)

Posição:
Atacante

Clube:
Pinheiros

Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan-07:
quarto lugar

Camila Pedrosa

Dona de dois bronzes na competição, conquistados em Winnipeg-1999 e Santo Domingo-2003 (é a única na seleção que participou das três edições do Pan), Camila ficou em quarto lugar no Rio de Janeiro. E ela ainda encara jornada dupla de trabalho - é formada em Economia - para atuar na seleção. Nem mesmo o nascimento da filha Júlia, no ano passado, fez a jogadora abandonar de vez as piscinas. Pelo contrário.

Camila defende o Brasil desde o pré-Mundial de 1990, no Rio de Janeiro. Depois disso, acumulou títulos com a equipe e também individuais. Foi campeã sul-americana, pan-americana e participou de seu primeiro Mundial em Roma, Itália, em 1994. Na edição de 2001, em Fukuoka, no Japão, a brasileira foi vice-artilheira. Repetiu o feito em Montréal, no Canadá, em 1995, quando liderou na média de gols e acertos nos arremessos. Em Barcelona-2003, a atacante ficou com a artilharia entre as brasileiras, com dez gols.

Camila jogou na Grécia em três temporadas. Logo na estréia, no ano 2000, pelo Glyfada, ajudou o time a conquistar o título da Euroliga. Ela voltaria para o país europeu em 2004 e 2005.

Mesmo sem nunca ter disputado uma Olimpíada, a atleta foi destaque nos torneios classificatórios. Em Palermo, na Itália, no ano 2000, quando o Brasil tentava conseguir uma vaga para os Jogos de Sydney, o time não conseguiu passar da oitava posição, ficando longe das três primeiras, que valiam um lugar na competição da Austrália. Camila, no entanto, marcou 15 gols e foi a quarta artilheira do pré-olímpico.

Em mundiais, a brasileira soma 70 gols, 11 deles foram garantidos na edição deste ano, em Melbourne, quando a seleção nacional alcançou a décima colocação. Nos dois Pan-Americanos que disputou, Camila anotou 21 gols, conta que tentará aumentar no Rio de Janeiro.