UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Crédito

Cabeçada: Kopfball

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Cabeçada: Kopfball

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Cabeçada: Kopfball

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Cabeçada: Kopfball

A

Afogar: Afundar um jogador durante uma disputa de bola ou na marcação

Área de exclusão: Local no qual ficam os jogadores suspensos

Ataque duplo: Dois atacantes ficam em frente às traves

B

Backhand: Passe ruim

Barreira: Defensor impede que o adversário receba a bola

Brutalidade: Jogada ríspida, em que um jogador agride o adversário

C

Chute: Arremesso em direção ao gol

D

Drop: Estratégia na qual os jogadores abandonam a defesa para proteger o centro da piscina para bloquear os chutes

E

Eggbeater: O mesmo que perna alterada

L

Linha dos 2 m: Linha marcada com bóias vermelhas que ficam a 2 m do gol. Indica a área onde é realizada a cobrança do tiro de gol

Linha dos 5 m: Linha marcada com bóias amarelas que ficam a 5 m do gol. Indica a área onde o goleiro atua e na qual o atacante efetua a cobrança dos tiros de pênalti

Linha do gol: Indicada por bandeiras brancas, é uma linha imaginária que fica nas extremidades do campo

Linha do meio-campo: Linha imaginária demarcada por bandeiras brancas e que indica a metade do campo de jogo

M

Man-down: Situação na qual a equipe fica por 20 segundos com um defensor a mais após algum atacante adversário ser excluído

Man-up: Situação na qual a equipe fica por 20 segundos com um atacante a mais após algum defensor adversário ser excluído

O

Otval: Simulação de mudança de direção para o lado oposto

P

Passe molhado: Feito com a bola tocando na água

Passe seco: Feito sem que a bola toque na água

Perna alterada: Ação de rotação com as pernas usada para dar sustentação e equilíbrio ao corpo, deixando as mãos livres

Prender: Evitar que um adversário sem a posse de bola se movimente

Pressão: Tática defensiva na qual cada jogador marca um adversário

R

Retardamento: Quando um time estoura o limite de tempo de posse de bola

Return-pass: Jogada na qual a bola é passada e devolvida imediatamente

S

Splashing: Quando um jogador joga deliberadamente água no rosto do rival

T

Tempo morto: Tempo existente entre o apito do juiz e o recomeço do jogo

Tiro de canto: É o escanteio do pólo aquático, marcado quando a bola passa totalmente sobre a linha de gol, tendo sido tocada por último pelo goleiro ou quando um jogador defensor jogar a bola de forma deliberada sobre a linha de gol

Tiro de gol: Espécie de tiro de meta, cobrado da linha de 2 metros

Tiro de pênalti: Cobrado após um jogador de defesa cometer falta dentro da linha de 5 metros

Tiro neutro: Marcado quando o árbitro considerar que a bola foi lançada com uma vantagem inequívoca para uma das equipes ou quando um ou mais atletas de cada time cometerem uma falta ao mesmo tempo e ficar impossível distinguir qual deles cometeu a falta primeiro