UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Marcelo Romanelli Soares

Data e local de nascimento:
21/10/1975, em Porto Alegre (RS)

Peso/Altura:
64 kg / 1,72 m

Residência:
Porto Alegre (RS)

Prova:
10 km maratona aquática

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Nono lugar

Marcelo Romanelli

O gaúcho Marcelo Romanelli foi a zebra do quarteto brasileiro da maratona aquática no Pan. Poucos apostavam em sua classificação para os Jogos, mas ele conseguiu a vaga e, na disputa na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, terminou em nono lugar.

Na seletiva para o Pan, disputada em maio, Romanelli deixou para trás favoritos como Carlos Pavão, e Luiz Lima, que já foi campeão pan-americano nas piscinas e é pentacampeão da Travessia dos Fortes de maratona aquática. O gaúcho terminou apenas dois segundos atrás de Allan do Carmo, que conquistou o bronze no Pan do Rio.

A lista de títulos de Romanelli, conhecido como Buiu, não tem nenhum destaque. E foi exatamente pela falta de perspectivas na natação (modalidade à qual se dedicou durante 25 anos) que ele resolveu tentar a maratona, há pouco mais de quatro anos. “Nunca tive muito destaque na natação, mas as maratonas proporcionam essa chance para atletas mais velhos”, reconhece.

Casado e pai de dois filhos, o atleta de 31 anos divide o tempo entre os treinos e a administração de um posto de gasolina. A vontade de continuar no esporte o fez pagar para competir, em várias oportunidades.