UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
O hóquei é um jogo disputado em um campo de grama ou de material sintético de 91,40 m de comprimento por 55 m de largura, em dois tempos de 35 minutos. Os 11 jogadores de cada time utilizam um bastão, geralmente feito de madeira, que pesa entre 350 g e 700 g e não pode ultrapassar 5 cm de diâmetro. A bola, feita de plástico e cortiça, pesa 170 g e tem diâmetro de 7 cm.

As traves do gol medem 3,66 m de largura por 2,10 m de altura. Em volta delas está demarcada a área -um semicírculo a 14,63 m de distância máxima da linha de fundo. O gol só é válido se marcado de dentro dessa área, chamada striking circle. Os jogadores não podem levantar o bastão acima dos ombros nem mover a bola com as mãos ou pés. As faltas são punidas com tiros livres do lugar onde foram cometidas. Assim como no futebol, faltas cometidas dentro da área são punidas com pênalti: tiro livre do qual só participam o cobrador e o goleiro da equipe adversária.

Proteger a bola com o corpo só é válido quando se conduz a bola, ou seja, quando o jogador tem a posse e está colocando a bola em movimento. Desta forma, todos os atletas têm a mesma chance de ter o controle da bola, quando há um drible ou um passe.

Os jogadores também não podem tocar a bola com nenhuma parte do corpo -só o goleiro tem a permissão pode tocar a bola com as mãos e pernas-, usar o taco de maneira perigosa e lançar a bola na direção de outro jogador.

Quando é marcada uma infração, o time que a sofreu tem direito a um tiro livre do lugar onde esta foi marcada. No entanto, se a falta acontecer dentro da área de chute, ou se tratar de uma falta intencional da defesa, atrás de sua linha de 23 m, é marcado um córner curto.

O córner curto é um tiro livre do ataque, batido da linha de fundo a uma distância de nove metros da trave. Todos atacantes devem estar fora da área de chute. Só cinco defensores podem ficar atrás da linha de fundo -os outros têm de permanecer atrás da linha do meio de campo. A vantagem é toda do ataque, que precisa parar a bola antes de lançá-la ao gol. Para tal, realiza uma série de jogadas previamente ensaiadas para iludir os defensores.

Qualquer falta intencional marcada dentro da área de chute resulta em pênalti. A infração é cobrada a uma distância de sete metros do gol e o jogador só pode dar um passo para empurrar a bola -não é permitido batê-la direto- em direção ao gol, depois de autorizado pelo árbitro.