UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Rhaoni Petroli Ruckheim

Data e local de nascimento:
07/12/1982, em Porto Alegre (RS)

Peso/Altura:
67 kg / 1,78 m

Residência:
Porto Alegre (RS)

Prova:
Sabre

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
7º no sabre por equipe

Rhaoni Ruckheim

A trajetória de Rhaoni até chegar na esgrima foi longa. Passou por natação, atletismo, vôlei, judô, basquete, ginástica e futebol. Todos tinham um fator em comum, ele não gostava de nenhum destes. "Eu não ficava mais do que três meses em cada esporte", conta. Até que seu técnico da ginástica resolveu convidá-lo para assistir a uma aula de esgrima. Era tudo que ele procurava.

Se ainda restava alguma dúvida, ela foi dirimida na primeira competição de que Rhaoni participou. Foi um campeonato estadual, depois de menos de seis meses treinando. E a vitória era o ânimo de que ele precisava. "Eu nunca tinha ganhado nada em nenhum esporte. Isso me encantou muito", afirma.

Depois disso, nunca mais deixou a esgrima de lado. E se recusa a fazer mesmo com a faculdade de Publicidade, com o emprego em uma agência e uma namorada, com quem passa seus finais de semana. "É muito difícil. Eu chego em casa moído, depois de treino, faculdade e trabalho, e ainda tenho que ficar de madrugada fazendo trabalho". Mas ele afirma que todo esse sacrifício vale a pena em troca de uma coisa: reconhecimento.

E foi no Pan de 2003 que Rhaoni provou toda a mordomia com que um atleta é tratado. "Foi quando eu vi quanta coisa é feita pelo atleta. Sempre tem alguém querendo saber se está tudo certo com você", conta.

Mas ele não estava preparado para toda essa bajulação. Nem mesmo para a vaga. "Eu nem esperava muito. Estava bem lá atrás no ranking e quando abriu a seletiva comecei ir bem. Foi na última competição que consegui a vaga", lembra. O resultado foi satisfatório: quinto lugar na competição por equipes.

Quatro anos depois, Rhaoni conseguiu novamente a vaga para o Pan. Só que dessa vez foi intencionalmente. O deslumbramento passou, as expectativas de medalha aumentaram. "Esta equipe de sabre é a melhor dos últimos tempos", dizia o esgrimista antes do Pan.

As expectativas não se confirmaram, e o trio brasileiro formado por Rhaoni, Marcos Cardoso e Renzo Agresta ficou apenas na 7ª posição na classificação geral.