UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Uênia Fernandes de Souza

Data e local de nascimento:
12/08/1984, em São Félix do Araguaia (MT)

Peso/Altura:
50 kg /1,70 m

Residência:
Monte Chiaro (ITA)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan 2007:
21º lugar

Uênia Fernandes

Pertencente a uma família de ciclistas, Uênia Fernandes seguiu o caminho mais natural na vida: sobre a bicicleta. O início foi ao lado da prima Clemilda, cinco anos mais velha e que, depois de esboçar um começo com a irmã Janildes, afastou-se do esporte até se juntar a Uênia.

O primeiro passo profissional, contudo, não teve relação alguma com o esporte. "Cheguei a trabalhar em uma ótica em Goiânia durante um ano, mas logo comecei a correr também e a rotina ficou muito dura. Minha família achou melhor eu parar com o trabalho e me dedicar só ao ciclismo."

Ainda em começo de carreira, Uênia tem vivência rara para sua idade (22 anos) em termos de ciclismo: já está há quatro temporadas correndo na Europa. Atualmente defende o Chirio Forno, da Itália, importante centro mundial da modalidade.

E é no Velho Continente que está seu maior objetivo da temporada, em detrimento do Pan. Como o percurso da prova no Rio de Janeiro não é compatível com seu estilo, Uênia diz que sua principal contribuição nos Jogos será ajudar as primas.

Antes de competir no Rio, ela chegou a afirmar: "Já tenho uma experiência boa, mas a prova no Rio é mais para a Clemilda e a Janildes. Minha especialidade é mais de resistência com subida, e no Pan a corrida é plana, precisa mais de explosão. Vou para dar uma força para elas, mas durante a prova pode acontecer muita coisa".

Nada de diferente aconteceu. No Pan 2007, Uênia foi a pior classificada do clã Fernandes no ciclismo de estrada. Ficou em 21º lugar enquanto Janildes terminou em quinto e Clemilda ficou com o 11º lugar. As três atuaram bem em conjunto, revezando-se na frente ou envolvidas em qualquer tentativa de escapada. Porém, no sprint final elas acabaram ficando para trás.

Grande incentivadora de Uênia e capaz de facilitar sua entrada no ciclismo italiano, Clemilda não poupa elogios à prima. "Ela aprendeu bastante, está andando forte e conseguindo bons resultados. Hoje somos todas muito felizes com o ciclismo porque ele mudou nossa vida", finaliza Clemilda.