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Doping mancha o ciclismo nos últimos anos

Divulgação

Ciclistas disputam prova de rua no
Pan de Santo Domingo, em 2003

O ciclismo, como é conhecido nos dias de hoje, começou a ser praticado em 1816, quando um nobre alemão, Karl Drais, colocou um guidão para direcionar a roda dianteira do celelífero, uma bicicleta rudimentar criada provavelmente na França na segunda metade do século 18, que consistia em uma trave de madeira com duas rodas. No início, a bicicleta de Drais foi objeto de piadas, mas conseguiu se espalhar rapidamente por toda Europa, principalmente por França, Alemanha e Inglaterra, batizada como draisina.

Em 1819, as primitivas draisinas de madeira foram substituídas pelas de ferro e disputaram uma corrida de 10 km. Vinte anos depois, um ferreiro escocês chamado Kirkpatrick McMillan agregou alavancas que permitiam impulsionar as draisinas sem ter que colocar os pés no solo. Estas alavancas faziam girar o eixo traseiro como nos atuais carrinhos de criança. O pedal foi incorporado em 1861, por Pierre Michaux, um ferreiro francês. Seis anos mais tarde, Michaux e seu filho Ernest apresentaram seu modelo de velocípede na Exposição Internacional de Paris.

Em 1868, foi realizada na França a primeira corrida de velocípedes em pista, sobre uma distancia de 1.800 metros. A prova foi vencida pelo inglês James Moore. Este ciclista também venceu a primeira corrida unindo duas cidades: a Paris-Rouen, em 1869. Naquele ano, uma empresa já produzia 200 máquinas por dia com o nome de bicicleta e com várias alterações em relação ao projeto original, adaptadas por inventores de diversas partes do mundo: rolamentos, banda de borracha nas rodas, freios na roda e tubos de metal para o quadro.

Em 1870, James Starley criou a grande-bicicleta, com uma roda dianteira gigante de 1,50 metro de diâmetro e uma roda traseira minúscula, de 50 centímetros, com rodas de raios de arame e bainhas de sabre como forquilhas. Nessas engenhocas foi disputada a corrida entre Florença e Pistóia, na Itália, com um percurso de 33 km. O norte-americano Rynner van Neste foi o vencedor.

Em 1879, todos reconheciam a dificuldade em se equilibrar nas bicicletas de Starley. O inglês Henry Stanley solucionou o problema criando a primeira bicicleta de segurança, com duas rodas de igual tamanho e transmissão por corrente, tal como é conhecida na atualidade. No ano seguinte, o veterinário de Belfast John Dunlop inventou o pneumático e a válvula. A federação inglesa reconheceu seu invento, dando-lhe a licença de corredor profissional, embora Dunlop tenha aprendido a andar de bicicleta apenas em 1896. No início do século 20, começaram a ser disputadas grandes provas de estrada por etapas: a Volta da França (1903), o Giro da Itália (1909) e a Volta da Espanha (1935). A primeira prova em estrada da América do Sul - a Volta a Colômbia - foi disputada em 1951.

Nas Olimpíadas, o ciclismo é disputado desde os primeiros Jogos, quando aconteceu uma prova de estrada de 87 km entre Atenas e Maratona (de ida e volta). Nos Jogos Pan-Americanos, o esporte também estreou na primeira edição, em Buenos Aires. No Rio, acontecerá a estréia do bicicross, modalidade que será incluída no programa dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Estrada, pista e mountain bike são as outras modalidades em disputa.

Nos últimos anos, entretanto, a modalidade luta para fugir do controle do doping. Alguns dos principais atletas do mundo foram envolvidos nos escândalos de utilização de substâncias proibidas. Até mesmo a Volta da França acabou manchada após a descoberta de que seu campeão de 2006, o norte-americano Floyd Landis, foi flagrado no exame antidoping.