! Sérvia radicada no Brasil luta por título mundial superleve - 24/11/2006 - UOL Esporte - Boxe
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  24/11/2006 - 17h35
Sérvia radicada no Brasil luta por título mundial superleve

Da Redação
Em São Paulo

Campeã brasileira da categoria superleve, a sérvia Duda Yankovich tem neste sábado a luta mais importante da carreira como profissional. A "Camaleoa" encara a colombiana Darys Pardo na decisão do título mundial da Women International Boxe Association (WIBA), que está vago.

A luta será a principal do programa de três combates, a partir das 17h40, na Cia Athletica do Brooklin (rua Kansas, 1.582), com transmissão ao vivo dentro do programa Sábado Campeão da Rede TV.

"Vi o cinturão de pertinho e fiquei arrepiada. Quero muito levá-lo para a minha casa", disse Duda, de 30 anos e 1,68m, logo após a pesagem oficial realizada na tarde desta sexta-feira na Cia Athletica (pesou 62,55kg). "Estou no esporte há muito tempo e já aprendi a lidar com a pressão e a ansiedade", garantiu a atleta, que tem um cartel de seis vitórias (cinco nocautes) como profissional.

"Não posso deixar a colombiana controlar a luta. Me disseram que ela tem um golpe duro, que não recua e não cai facilmente", lembrou. "Agora, vou descansar e relaxar bastante, só esperando o combate. Até o celular vou desligar."

Darys Pardo também participou da pesagem (63,05kg). Com 30 anos e 1,60m, ela mostrou-se bastante confiante. "Estou em boa forma. Ganhei meu último combate por nocaute e isso só aumentou a minha confiança", disse a atleta que tem 24 lutas, com 17 vitórias (13 nocautes), três empates, três derrotas e um combate sem resultado. "Sou agressiva. Meu estilo é lutar para frente e para os lados e nunca recuar."

O técnico Miguel de Oliveira, ex-campeão mundial de boxe, assegura que Duda está pronta para a decisão. "Fizemos o melhor trabalho possível. Ela está bem treinada e consciente do que pode fazer no ringue", comentou. "Duda vai usar o primeiro round para analisar a adversária e definir como lutará na seqüência."

O presidente da WIBA, o norte-americano Ryan Wisson, espera uma grande decisão. "A Darys Pardo é a maior pugilista da Colômbia e certamente vai exigir muito de Duda. Tenho certeza de que a vencedora merecerá o cinturão de campeã mundial", observou o dirigente.

Apesar de ter uma carreira profissional curta, de menos de cinco anos, Duda, uma loira de olhos azuis, não se considera inexperiente. Ao contrário. Ex-lutadora de kickboxing e caratê, ela lembra que tem 18 anos de convivência nos esportes de combate.

A boxeadora deixou a família na Sérvia e veio morar no Brasil. O seu primeiro emprego foi de segurança em uma boate no Paraná. Aos poucos, garantiu seu espaço no boxe. Foi tricampeã brasileira amadora.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias