! Laís Souza é ouro no salto sobre o cavalo na Copa do Mundo - 19/03/2005 - UOL Esporte - Ginástica
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  19/03/2005 - 12h53
Laís Souza é ouro no salto sobre o cavalo na Copa do Mundo

Da Redação
Em São Paulo

BRASILEIRAS DE OURO NA COPA
Daniele Hypólito

Precursora do Brasil no alto do pódio na competição, Daniele foi ouro na trave em Cottbus-2002 e no Rio-2004
Daiane dos Santos

Após ser campeã mundial, Daiane começou a vencer tudo no solo: Stuttgart-2003, Cottbus, Lyon, Rio e Birmingham (2004)
Laís Souza

Considerada a mais promissora ginasta brasileira, Laís chega ao ouro com apenas três etapas de Copa do Mundo em seu currículo
A ginasta brasileira Laís Souza, 16, conquistou neste sábado a medalha de ouro no salto sobre o cavalo na etapa de Cottbus (Alemanha) da Copa do Mundo de ginástica.

Principal aposta do técnico ucraniano Oleg Ostapenko para as Olimpíadas de Pequim-2008, Laís obteve uma média de 9,249 nos dois saltos que realizou na final e se tornou a terceira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em etapas de Copa do Mundo.

"É a recompensa de muita dedicação e treino", disse Laís após receber a medalha de ouro e ouvir o hino nacional. "Sabia que um dia ia chegar a recompensa e agora chegou".

Na vitória de hoje, Laís superou a russa Anna Pavlova, medalha de bronze no salto sobre o cavalo na Olimpíada de Atenas, e a uzbeque Oksana Chusovitina, vencedora deste aparelho no Mundial-2003.

Pavlova ganhou a prata, com 9,237. Já Chusovitina errou o segundo salto, ficando com uma 8,993 e o quinto lugar. A medalha de bronze foi para a chinesa Tiantian Wang, que teve média de 9,225 após seus dois saltos.

No primeiro salto, que partiu de 9,8, Laís obteve nota 9,387. No segundo, apresentou uma pequena falha na terminação, e acabou com 9,112. A nota de Laís foi pouco maior do que a que havia obtido nas eliminatórias, ontem (9,237).

RESULTADO FINAL
1 - Laís Souza (BRA) - 9,249
2 - Anna Pavlova (RUS) - 9,237
3 - Tiantian Wang (CHN) - 9,225
4 - Yahong Yang (CHN) - 9,193
5 - Oksana Chusovitina (UZB) -8,993
6 - Tania Gener (ESP) - 8,987
7 - Alyssa Brown (CAN) - 8,975
8 - Danielle Englert (SUI) - 8,912
Neste domingo, Laís Souza -e a outra representante brasileira em Cottbus, Ana Paula Rodrigues, 17, voltam ao tablado na Alemanha.

Laís disputa o solo -ontem, se classificou em 1º lugar para a final mesmo cometendo erros em sua série, que conta com o famoso duplo-twist carpado, que consagrou Daiane dos Santos. Já Ana Paula participa da final da trave.

O Brasil participa da competição sem suas principais estrelas: Daiane dos Santos, recém-recuperada de contusão e os irmãos Diego e Daniele Hypólito ficaram no país. De acordo com a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), Diego não viajou porque a seleção masculina começou os treinos no último domingo. Já Daniele não estaria em forma física e técnica tão boa quanto Laís e Ana Paula.

Histórico
Daniele, a primeira a levar o Brasil ao pódio neste tipo de competição, em 2002, tem dois primeiros lugares em provas na trave. Já Daiane dos Santos, segunda a fazer o hino brasileiro tocar neste tipo de competição, soma cinco ouros em provas no solo. Na soma geral, Laís obteve o oitavo ouro da ginástica feminina nas Copas do Mundo.

É a segunda medalha de Laís em três etapas da Copa do Mundo em sua carreira. Ela havia ficado com a medalha de bronze em outra etapa alemã, disputada em Stuttgart, em novembro do ano passado. Em sua única outra participação, no Rio de Janeiro, ela não teria chegado a nenhuma final com as notas que obteve em suas apresentações, válidas apenas como exibição.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias