! Romário está garantido na seleção de futebol de areia - 25/02/2005 - UOL Esporte - Outros Esportes
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  25/02/2005 - 22h06
Romário está garantido na seleção de futebol de areia

João Paulo Garschagen
No Rio de Janeiro

Lugar de peixe é na praia. Apesar de não comparecer à maioria dos treinos do Vasco, Romário tem presença garantida na seleção brasileira de futebol de areia, que irá disputar, a partir da próxima terça-feira, a seletiva das Américas para a Copa do Mundo da modalidade, que acontecerá na primeira quinzena de maio.

EFE 
Romário é titular na seleção de areia
Pelo menos é o que confirmou Jorge Ferreira Alves, o Índio, técnico da equipe. Ele aproveitou o treinamento desta sexta-feira, na arena montada em Copacabana, para definir o nome dos doze jogadores que participarão da competição.

A lista é formada pelos goleiros Pierre e Roberto e pelos jogadores de linha Buru, Júnior Negão, Jorginho, Benjamim, Neném, Juninho, Bruno, Chumbinho, Betinho e Romário. Embora tenham feito parte da delegação durante a temporada de treinos, em Macaé, interior fluminense, foram cortados Mão (goleiro), Sidnei, Paulo Ricardo e Camilo.

"Demos uma oportunidade para que esses jovens valores treinassem com grupo com o objetivo de dar a eles experiência e para que fossem se ambientando com o clima da seleção. São grandes jogadores que fazem parte do processo de renovação do futebol de areia brasileiro. Esse processo é lento e, aos poucos, vamos ver outros nomes sendo revelados", justificou o técnico.

Sobre a presença de Romário, Índio disse que conta com o craque em todos os jogos do Brasil, que na primeira fase da competição enfrentará as seleções dos Estados Unidos, Canadá e México. Índio lembrou que pelo fato do Rio de Janeiro ser uma cidade onde predomina a cultura das peladas de praia, o Baixinho esteja mais do que bem ambientado com o jogo na areia.

"Romário está dentro. Ele é referência mesmo fora das quatro linhas. Quanto à questão dele não treinar com o grupo, fico tranqüilo porque já está acostumado a jogar peladas na praia e a praticar futevôlei. Também é bastante comum os times daqui do Rio treinarem nas praias e o Vasco faz muito isso", disse o técnico, que comandou treinos técnicos e um movimentado coletivo na tarde desta sexta-feira.

Para participar dos jogos da seleção brasileira de futebol de areia, o atacante do Vasco assinou um contrato com uma das patrocinadoras dos eventos, que estipula um cachê pago a Romário a cada aparição do jogador. Luís Alexandre, responsável pela relação entre a patrocinadora e a confederação de futebol de areia, disse que a presença do Baixinho nos eventos é muito boa para o esporte.

"O futebol de areia já conviveu com grandes astros ao lado do pessoal da praia. Estamos negociando com ele [Romário] desde o fim do ano passado, quando ele ainda não havia assinado com o Vasco. Romário sempre me confirmou que, independente do seu futuro, estaria presente nos eventos do futebol de areia", declarou Luís Alexandre, que disse que o único compromisso do atleta com a seleção brasileira será, além dos jogos, um treino na tarde desta segunda-feira.

O executivo explicou que, como Romário só receberá por partida, a participação do jogador na competição está condicionada apenas a sua vontade. Portanto, se Romário tiver problemas pessoais ou até mesmo sofrer algum tipo de impedimento por parte da diretoria do Vasco, ele não precisa jogar. Neste caso, a comissão técnica da seleção deverá pedir à comissão organização do campeonato a substituição do atleta (desde que ele não jogue nenhuma partida) por outro.

Romário tem amigos no Futebol de Areia
Destaques da seleção de areia do Brasil, os jogadores Benjamim e Jorginho são "peixes" do Baixinho. No desafio Rio-São Paulo, na praia do Guarujá, em janeiro, Benjamim jogaria pela equipe paulista, mas atendendo a pedidos de Romário, vestiu a camisa azul da Cidade Maravilhosa. Trocando passes pelo Rio, os dois comemoraram a vitória por 5 a 4, que aconteceu graças a um gol do Baixinho a quinze segundos do final.

"Ele é um jogador que dispensa comentários. A sua chegada acrescentou muito ao nosso grupo. Ele é um cara que jogando ali, perto do gol, sabe tudo. Romário finaliza como ninguém", descreve o jogador, que levou ao treino seu habilidoso filho de apenas dez anos de idade. "Esse aí vai ser craque. Está no pré-mirim do Fluminense, em Xerém".

Quem também esteve naquela partida, mas na equipe adversária, foi o craque Jorginho, eleito o melhor jogador de futebol de areia do mundo em 2001 e 2004. Para ele, jogar ao lado de Romário vai ser outra coisa.

"O Baixinho vai abrilhantar ainda mais o espetáculo, que já é cheio de craques. Ele é amigo de todos aqui no grupo e é um jogador muito habilidoso. Tem tudo para levantar o esporte", disse Jorginho, que fala com muita desenvoltura sobre o futuro do futebol de areia no Brasil.

LEIA MAIS:
Jorginho sonha com prêmio da Fifa


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias