! Brasil conquista hexacampeonato na Copa Latina de futebol de areia - 12/12/2004 - UOL Esporte - Outros Esportes
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  12/12/2004 - 13h59
Brasil conquista hexacampeonato na Copa Latina de futebol de areia

Da Redação
Em São Paulo

O Brasil é hexacampeão da Copa Latina de futebol de areia. O título foi obtido na manhã deste domingo em Vitória (ES), com um 3 x 0 sobre a Espanha.

Os gols brasileiros foram marcados por Jorginho, Junior Negão e Neném. A Espanha se esforçou e conseguiu segurar o forte poder de ataque brasileiro no primeiro período, mas não resistiu ao poder ofensivo brasileiro nos dois últimos tempos.

Os espanhóis repetiram a sua melhor colocação em Copas Latinas, em sua quarta participação. Eles já haviam sido vice-campeões em 2000, na Costa do Sauípe (BA). O Brasil levantou a taça em 1998, 1999, 2001, 2002, 2003 e 2004.

O campeonato foi extremamente comemorado por toda a delegação brasileira. O técnico Índio, em seu terceiro título de Copa Latina, citava conselhos do técnico Bernardinho, do vôlei, de quem é muito fã e procura ler tudo. "Agora é fazer o que o Bernardinho disse em uma entrevista: deixar os jogadores curtirem o momento e eu pensar na próxima competição", afirmou. Ele já trabalha visando a Copa América, ainda sem confirmação, que poderá ocorrer em Campos dos Goytacazes ou Macaé, no Rio de Janeiro, em 2005.

O atacante Neném foi o artilheiro da competição, com 6 gols. Para ele, o título foi muito importante, num momento de transformações positivas para o futebol de areia. "O esporte pode ir para as mãos da Fifa, o que vai ser bom para nós, jogadores, para organizadores, imprensa, para todo o mundo. O importante é estarmos em evidência como vencedores", disse Neném.

O capitão Jr. Negão enalteceu o espírito de luta da equipe, que atuou diante da atual campeã européia e impôs seu ritmo. "Conseguimos manter a hegemonia dentro da Copa Latina. Demos outro grande passo, mas a cada conquista você tem que mostrar que continua merecendo. Não adianta só falar que somos bons. Temos que sempre ser bons e vamos continuar trabalhando para manter esse nível", disse.

Para Amarelle, principal jogador da Espanha, o Brasil continua sendo o adversário a ser batido na modalidade. "O Brasil está muito bem condicionado fisicamente. Em relação à técnica, nem é preciso falar. Quando passa a jogar objetivamente, visando o gol, é um time quase impossível de parar. Nós nos portamos bem. Mas, o adversário era o Brasil", disse.

Terceiro lugar
Com gol de ouro de Nico, o Uruguai alcançou o terceiro lugar no torneio de Vitória. A partida terminou empatada em 2 x 2 no período normal, com as equipes jogando de forma muito estudada, sem querer se expor e valorizando a posse de bola. Os gols surgiram mais pelo trabalho individual dos jogadores do que pelo esforço coletivo.

Na prorrogação, Nico recebeu um belo lançamento do goleiro Diego e, mesmo com sua baixa estatura (1,70 m), teve habilidade para golpear a bola de costas e colocá-la no ângulo esquerdo do goleiro Salgueiro. Após seu gol, ainda ajoelhado na areia, o uruguaio comemorou. "O gol foi para todos meus companheiros. Lutamos muito nessa competição e por termos um time jovem, com pouca experiência, não conseguimos um melhor resultado. Mas alcançamos a medalha e isso é muito importante", disse.

O argentino Ezequiel Hilaire lamentou a derrota e o conseqüente quarto lugar na competição. "Esse torneio foi infeliz para nós. Esse gol do Uruguai na prorrogação foi uma lástima. Agora temos que trabalhar muito para melhorar nas próximas competições", afirmou.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias