! Brasil goleia Portugal e conquista o penta da Copa Latina - 07/12/2003 - UOL Esporte - Outros Esportes

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  07/12/2003 - 13h28
Brasil goleia Portugal e conquista o penta da Copa Latina

Da Redação
Em São Paulo

O Brasil goleou neste domingo a seleção portuguesa por 6 a 0 e conquistou pela quinta vez a Copa Latina de futebol de areia.

Foram três vitórias em três jogos. Jorginho, um dos destaques brasileiros na partida final contra os portugueses, foi eleito o melhor jogador da sexta edição do torneio, realizado na Praia de Camburi, no Espírito Santo. Portugal ficou com o vice-campeonato, pela quinta vez. Na partida preliminar, a Argentina bateu o Canadá por 4 a 0 e garantiu o terceiro lugar.

A decisão entre brasileiros e portugueses começou com o ânimo dos atletas exaltados. Jorginho se estranhou com Alan nos primeiros minutos e ambos receberam o cartão amarelo. A cautela foi deixada de lado.

As duas seleções partiram para o ataque e a partida ficou aberta, com chances de gol criadas dos dois lados. Jorginho, então, entrou em ação. Ele abriu o placar para o Brasil e incendiou a arena capixaba. Mesmo com chuva, a torcida lotou as arquibancadas para apoiar a equipe nacional.

Em seguida, Júnior Negão marcou o segundo gol. O Brasil era mais compacto em quadra e, mesmo com a substituição de seus jogadores titulares, não diminuía o ritmo.

Portugal, por outro lado, dependia muito dos dribles e chutes de Madjer, que foi o artilheiro da competição, com 10 gols. E os portugueses mal sabiam que perderiam sua principal arma no segundo período. Após falta em Duda, Madjer, que já havia levado cartão azul por um desentendimento com Júnior Negão, foi expulso do jogo.

A decisão, assim, ficou bem mais fácil para o Brasil. Jorginho e Neném ampliaram e o time do técnico Índio passou a dar espetáculo, com jogadas de efeito, embaixadas, passes rápidos e tabelas de cabeça. Os portugueses tentaram diminuir por duas vezes, em faltas cobradas por Alan, bem defendidas por Robertinho.

Na etapa final, o Brasil passou a ditar o ritmo da partida, mais cadenciado, com toque de bola. Portugal mal esboçava uma reação. Os jogadores, nervosos, faziam muitas faltas. Júnior Negão fez o quinto gol, em num belo chute colocado. Buru fechou a vitória, em uma finalização de fora da área, no ângulo, sem chances para João Carlos.

O goleiro português, por sinal, foi eleito a revelação da 6ª Copa Latina.

O gol de Buru foi escolhido como o mais bonito da final. "Dedico o título à torcida, que sempre nos apoiou", declarou o atleta capixaba, após o jogo. Robertinho, do Brasil, ganhou o título de melhor goleiro da competição. "Esta vitória se deve à união do grupo", disse. "A seleção é, para mim, uma família".

Os portugueses lamentaram a ausência de Madjer, em metade do jogo. O capitão Hernani, um dos mais exaltados durante o jogo, creditou à rivalidade entre as duas seleções, os momentos de maior tensão em quadra. "O jogo entre Brasil e Portugal é um clássico do beach soccer e, por isso, é normal sair faísca", explicou.

O brasileiro Jorginho destacou que o pentacampeonato foi conquistado graças ao talento dos atletas do Brasil e, principalmente, pelo fato de a seleção estar treinando forte e disputando competições há vários meses. "Provamos, mais uma vez, a nossa superioridade."

O próximo desafio do Brasil será o Campeonato Mundial, no início de março, no Rio de Janeiro. "Os brasileiros jogam com prazer e alegria", ressaltou o treinador Índio. "Isso faz um time ser campeão."

Terceiro lugar - A primeira vitória da Argentina no torneio - 4 a 0 contra o Canadá -, garantiu à equipe sul-americana o terceiro lugar na competição, com três pontos. Os canadenses não venceram nenhuma partida e acabaram na quarta colocação. A disputa entre Argentina e Canadá foi realizada na Arena de Camburi, no Espírito Santo, na preliminar entre Brasil e Portugal.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias