Brasil, EUA e mais: porta-bandeiras de 10 países na abertura da Olimpíada

Por Bernardo Gentile

Um dos momentos mais esperados das Olimpíadas é a cerimônia de abertura dos Jogos. O momento em que representantes de cada país desfilam no início oficial do evento com a simbólica tocha sendo acesa. O UOL Esport selecionou 10 que participarão da celebração nesta sexta-feira (23).
Yuichi Yamazaki/Getty Images

Brasil

Campeão olímpico em 2016 com a seleção de vôlei, o levantador Bruninho tem também duas medalhas de prata: 2008 e 2012.
Reuters

Brasil

Ketleyn Quadros é a primeira mulher brasileira a ganhar medalha em uma modalidade individual: bronze em Pequim (2008). Com 33 anos, ela tentará escrever nova história em busca do ouro.
Paul Gilham/Getty Images

Estados Unidos

Sue Bird tentará a quinta medalha de ouro olímpica no basquete feminino. Com 40 anos, ela faturou a primeira colocação em 2004, 2008, 2012 e 2016. Eddy Álvarez, do beisebol, será seu companheiro no evento.
NBAE via Getty Images

Japão

Dono da casa, o Japão escolheu dois jovens atletas para porta-bandeira. Rui Hachimura, do basquete, é jogador do Washington Wizards, da NBA. Já Yui Susaki, do wrestling, coleciona títulos expressivos e chega para sua primeira participação olímpica.
Tim Nwachukwu/Getty Images

França

Um dos principais nomes do judô feminino, Clarisse Agbegnenou ficou com a prata em 2016 e é uma das favoritas novamente. O ginasta Samir Aït Saïd, seu parceiro no desfile, sofreu fratura na perna em 2016 e tenta a volta por cima em Tóquio.
BSR Agency/Getty Images

Tonga

Olha ele novamente, Pita Taufatofua (taekwondo), o besuntado de Tonga, ficou conhecido por usar óleo de coco espalhado pelo corpo em 2016, no Rio. Sua parceira será Malia Paseka, do mesmo esporte.
AFP PHOTO / OLIVIER MORIN

Canadá

Os eleitos pelo Canadá para o desfile são a jogadora de basquete Miranda Ayim e o atleta do rúgbi Nathan Hirayama.
Vince Talotta/Toronto Star via Getty Images

Austrália

Austrália terá dois experientes atletas na cerimônia: Cate Campbell (natação) e Patty Mills (basquete). Ela é bicampeã olímpica e tenta mais uma medalha de ouro. Ele, por sua vez, está há anos na NBA.
Xinhua/Fei Maohua

Grécia

Eleftherios Petrounias é o principal rival do brasileiro Arthur Zanetti nas argolas e levou a melhor no Rio, em 2016. Anna Korakaki (tiro) também brilhou no Brasil com duas medalhas: ouro e bronze.
Matthias Hangst/Getty Images

Andorra

Mònica Dòria (canoagem) será a única representante do país na cerimônia. A curiosidade é que a delegação só conta com mais um integrante: Pol Moya (atletismo), que não será porta-bandeira.
NurPhoto via Getty Images

Líbano

Nacif Elias é um judoca brasileiro de 32 anos, que se naturalizou libanês (judô, brasileiro naturalizado). O capixaba chegou a defender o Brasil mas optou pela mudança em 2013. Líbano Ray Bassil (tiro) será sua companheira no evento.
Arquivo pessoal
Publicado em 22 de julho de 2021.