Sarah Menezes recebe advertência e fica com a prata no World Masters; Felipe Kitadai repete feito olímpico

Do UOL, em São Paulo

Atual campeã olímpica na categoria até 48kg Sarah Menezes ficou com a prata no World Masters, segunda competição mais importante do ano e que reúne os 16 melhores atletas do mundo em cada categoria, que acontece em Tyumen (Rússia).

Em bom dia, a brasileira venceu suas lutas por ippon. Primeiro, Sarah ganhou da compatriota que defende Guiné Bissau Taciana Lima, depois passou por Otgontsetseg Galbadrakh, da Mongólia, e, na semifinal, bateu a japonesa Riho Okamoto.

Reeditando a final das Olimpíadas de Londres, a piauiense enfrentou Hiromi Endo (Japão), mas dessa vez não conseguiu o melhor resultado. Sem conseguir encaixar sua tática, e depois de sofrer uma penalização, ficou com o segundo lugar da competição. Esta é a terceira medalha da judoca e que já havia sido bronze nas duas últimas edições do torneio.

Quem também subiu ao pódio do World Masters foi Felipe Kitadai. Assim como em Londres, o brasileiro ficou com a medalha de bronze. Felipe venceu Ilgar Mushkiyev (Azerbaijão), perdeu para o russo Beslan Mudranov e, na repescagem, passou por Ashkat Temalnov (Cazaquistão). Na decisão jogou Yeldos Smetov, do Cazaquistão, por wazari para ficar com a terceira colocação.

Emocionado, Kitadai disse estar feliz pela conquista, mas lamentou estar longe da família: "Queria que a minha família estivesse aqui para pode compartilhar essa alegria comigo".

Os brasileiros Bruno Mendonça e Ketleyn Quadros também chegaram à disputa do bronze, mas acabaram ficando na quinta colocação. Já Gabriela Chibana, Eleudis Valentim, Érika Miranda, Katherine Campos, Diego Santos, Luiz Revite não não chegaram à disputa por medalhas. ;

No domingo, é a vez Maria Portela, Mayra Aguiar, Maria Suelen Altheman, Rochele Nunes, Victor Penalber, Tiago Camilo, Renan Nunes, Luciano Correa, Rafael Silva, Walter Santos e David Moura participarem da competição.