UOL Esporte Futebol
 
07/12/2008 - 19h00

Vasco não faz sua parte, perde para o Vitória e cai para a Série B

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
O 7 de dezembro ficará conhecido como o dia mais triste da história do Vasco. Os resultados dos concorrentes foram adversos e, além disso, o time da Colina não foi capaz de fazer a sua parte ao perder para o Vitória, por 2 a 0, neste domingo, em São Januário, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. Sendo assim, o Cruzmaltino disputará a Série B da competição nacional. Leandro Domingues e Adriano fizeram os gols dos baianos.

Sendo assim, o clube da Colina, que se manteve em 18º, com 40 pontos, não faz mais parte do grupo seleto de clubes que disputaram todas as edições da competição nacional. Agora, só Flamengo, Cruzeiro e Internacional se gabam de tal feito. Além disso, o jogo ficou marcado pela mancha nas carreiras do atacante Edmundo e do técnico Renato Gaúcho, que se despediam de São Januário. O Vitória terminou a competição em 10º, com 52 pontos.

O claro nervosismo do Vasco era mais um adversário. Empurrado pela torcida, que compareceu em grande número, o Cruzmaltino tinha mais posse de bola, mas o Vitória era perigoso nos contra-ataques.

Tanto que Leandro Domingues desperdiçou duas boas oportunidades, uma delas na frente de Rafael. A resposta veio aos 22. Alex Teixeira mandou para a rede, mas o impedimento estava assinalado. O castigo veio dois minutos mais tarde. Leandro Domingues ganhou na corrida de Mateus invadiu a área e venceu Rafael.

PRINCIPAIS LANCES
Folha Imagem
Madson lamenta chance perdida durante partida que selou queda para a Série B
PRIMEIRO TEMPO
10min - Leandro Domingues ganhou na corrida de Jorge Luiz, mas mandou por cima do gol de Rafael.
22min - Madson arrisca, Gléguer espalma nos pés de Alex Teixeira, que manda para o gol. O banderinha, porém, assinala impedimento.
24min - GOOOLLL DO VITÓRIA!!! - Após bela triangulação, Marquinhos passa para Leandro Domingues, que manda no canto de Rafael.
31min - Escanteio da esquerda, Leonardo Silva errou a cabeçada e a bola passou rente ao travessão do Vasco.
SEGUNDO TEMPO
5min - Madson cruza na área, Jorge Luiz desvia de cabeça e Leandro Amaral cabeceia para defesa de Gléguer.
11min - Leandro Amaral lança para Edmundo na área, ele chuta e a bola sai à direita de Gléguer.
15min - Madson bate falta por cima da barreira e Gléguer espalma.
30min - GOOOLLL DO VITÓRIA!!!! - Ricardinho invade pela esquerda, chuta cruzado, Rafael espalma e Adriano, de carrinho, faz.
VASCO DISPENSA R. GAÚCHO
L. AMARAL DEIXA HUMILDADE DE LADO
ODVAN NÃO ESPERAVA A QUEDA
PÁGINA DO VASCO
PÁGINA DO VITÓRIA
PÁGINA DO BRASILEIRO 2008
FOTOS DO JOGO DA QUEDA
Nem o gol do Internacional sobre o Figueirense aliviou a tensão do time, que se perdeu em seu próprio desespero e sofreu com as investidas de Leandro Domingues e Marquinhos. As falhas defensivas do Vasco foram constantes e, numa delas, Leonardo Silva quase marcou, aos 31.

Nervoso e improdutivo, o Vasco pouco ameaçava Gléguer e insistia em bolas alçadas na área. O técnico Renato Gaúcho se desesperava e já vislumbrava a sua despedida melancólica de São Januário. Outro que veria pela última vez a torcida, o atacante Edmundo tinha atuação discretíssima na primeira etapa.

Na volta para o segundo tempo, o Vasco mudou totalmente de postura e, em 11 minutos, já tinha perdido mais chances do que todos os 45 minutos iniciais, principalmente com Edmundo e Leandro Amaral.

ANÁLISE DO JUCA
Crédito
"O Vasco não fez nem o resultado em casa. Também se fizesse não teria adiantado"
BLOG DO JUCA KFOURI
Contudo, o ânimo foi mudando de acordo com os resultados da rodada. Os jogadores do Vasco mostravam vontade, mas a falta de técnica era inimiga.

O Vitória, que não tinha nada a ver com isso, decretou o rebaixamento do Vasco, aos 30 minutos, com Adriano, que entrou na vaga de Marquinhos.

O começo equivocado do ano (com a viagem da equipe para disputar um torneio em Dubai), os erros da gestão anterior, as trocas sucessivas de técnicos, uma série de problemas pessoais e a falta de competência, sobretudo em partidas diante dos rivais diretos contra o rebaixamento, foram apenas alguns fatores que culminaram com a queda histórica do Vasco para a Série B.

VASCO
Rafael, Wagner Diniz, Jorge Luiz, Odvan e Johnny (Leandro Bomfim); Jonílson, Mateus (Faioli), Madson e Alex Teixeira; Leandro Amaral e Edmundo.
Técnico: Renato Gaúcho

VITÓRIA
Gléguer, Wallace, Leonardo Silva, Marcelo Batatais e Marcelo; Vanderson, Renan, Willians (Ricardinho) e Leandro Domingues; Jackson e Marquinhos (Adriano).
Técnico: Vágner Mancini

Data: 7/12/2008 (Domingo)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG/Fifa)
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Helberth Costa Andrade (MG)
Cartões amarelos: Odvan e Madson (Vasco). Marcelo Batatais (Vitória)
Gols: Leandro Domingues, aos 24 minutos do primeiro tempo, Adriano, aos 30 minutos do segundo tempo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host