! Após pior seqüência, PC Gusmão é demitido no Figueirense - 15/09/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

15/09/2008 - 11h01

Após pior seqüência, PC Gusmão é demitido no Figueirense

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A derrota por 5 a 0 para o Sport, no último domingo, encerrou a passagem de Paulo César Gusmão pelo Figueirense. O time catarinense atingiu sua pior seqüência na história do Campeonato Brasileiro, aproximou-se da zona de rebaixamento e levou o comandante a pedir demissão ainda no hotel em que a delegação estava concentrada.

Gusmão comandou o Figueirense em 18 partidas, com cinco vitórias, cinco empates e oito derrotas. Ele foi o terceiro comandante da equipe catarinense no Campeonato Brasileiro, depois de Alexandre Gallo e Guilherme Macuglia.

Campeão estadual no início da temporada, Gallo não chegou a um consenso com a diretoria sobre os rumos do Figueirense para o Brasileiro e decidiu sair depois da segunda rodada. Quando isso aconteceu, a equipe alvinegra tinha quatro pontos.

Para o lugar dele, a diretoria apostou em Macuglia, que tinha levado o Guaratinguetá à semifinal do Campeonato Paulista. Contudo, a mudança no comando não foi bem aceita pelo elenco e o segundo treinador durou apenas cinco rodadas (três derrotas, um empate e uma vitória).

O terceiro nome que a diretoria do Figueirense escolheu para dirigir sua equipe na competição nacional também chegou ao clube credenciado por seu desempenho no início da temporada. PC Gusmão, 46 anos, havia sido campeão goiano com o Itumbiara, que nunca havia conquistado a taça.

No início, o Figueirense de Gusmão ensaiou uma reação no Campeonato Brasileiro, com três vitórias e dois empates nos primeiros cinco jogos. Depois disso, contudo, o desempenho caiu assustadoramente.

A derrocada do Figueirense com Gusmão tornou-se ainda mais evidente nas cinco últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. O time alvinegro acumulou cinco reveses consecutivos, sua pior seqüência na história da competição. Assim, ficou estagnado nos 28 pontos e já se vê a dois da zona de rebaixamento para a segunda divisão.

Hospedagem: UOL Host