Comunicar erro
18/12/2007 - UOL Esporte - Futebol
Palmeiras oficializa Luxemburgo como técnico para temporada 2008

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao UOL.

Nome:

E-mail:

Descrição do erro:

   
!
UOL - O melhor conteúdo
Palmeiras oficializa Luxemburgo como técnico para temporada 2008 - 18/12/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

18/12/2007 - 14h17

Palmeiras oficializa Luxemburgo como técnico para temporada 2008

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A diretoria do Palmeiras anunciou oficialmente nesta terça-feira a contratação do badalado técnico Vanderlei Luxemburgo. Recentemente, o treinador deixou o Santos após dois anos e estudava propostas da Inglaterra. Mas quem levou a melhor mesmo foi o clube alviverde, que não acertou a renovação de Caio Jr. depois do Brasileiro.

LUXEMBURGO E O PALMEIRAS
Folha Imagem
Em 1994, o Palmeiras comemorou segundo Brasileirão conquistado com Luxemburgo
Folha Imagem
Dois anos depois, em 96, Luxa montou time campeão paulista com mais de 100 gols
Folha Imagem
Em 2002, sua terceira passagem, o técnico trocou de clube. Alviverde caiu para Série B
Folha Imagem
Na temporada de 2008, Luxemburgo terá a missão de recuperar o Palmeiras no futebol
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO PALMEIRAS
A CONTRATAÇÃO FOI A MELHOR?
Essa será a quarta passagem de Luxemburgo pelo Parque Antarctica. Na primeira, em 1993 e 1994, ele ajudou a acabar com um jejum do clube de 17 anos sem títulos. O Palmeiras conquistou nesse período dois campeonatos brasileiros, dois campeonatos paulistas e um Torneio Rio-São Paulo.

Na segunda vez em que comandou o clube paulista, em 1996, Vanderlei Luxemburgo conquistou o Campeonato Paulista e ficou marcado por ter montado o time que fez mais de 100 gols na competição estadual. Entre essas duas passagens, ele dirigiu o Flamengo no ano do seu centenário.

O terceiro compromisso de Vanderlei Luxemburgo com o time alviverde, em 2002, foi o pior. Em mau momento, o treinador deixou o Parque Antarctica para ir ao Cruzeiro, onde mais tarde conquistaria o Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, em 2003. Perdido, o Palmeiras caiu para a segunda divisão nacional.

Contando as três vezes que o badalado treinador dirigiu o Palmeiras, a equipe conquistou seis títulos e foi comandada por ele em 258 partidas. A missão nessa nova etapa, que começa em 2008, e recolocar o time paulista na rota das conquistas. O último título de maior expressão foi a Copa Libertadores de 1999.

De lá para cá, o Palmeiras conquistou apenas uma Copa dos Campeões (torneio que dava vaga na Libertadores), em 2000, um Torneio Rio-São Paulo, também em 2000, e a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2003. Fora isso, o time não conseguiu disputar títulos com freqüência.

Este ano, por exemplo, a equipe comandada por Caio Jr. não conseguiu se classificar para as finais do Paulista, caiu para o Ipatinga na segunda fase da Copa do Brasil e perdeu a vaga na Copa Libertadores da América na última rodada do Brasileiro, quando precisava de uma vitória e perdeu do Atlético-MG em casa.

Acostumado a montar times fortes, Luxemburgo contará nesta passagem pelo Palmeiras com o apoio da Traffic, agência que firmou acordo com o clube para investir R$ 40 milhões na contratação de reforços.

A apresentação oficial do técnico Vanderlei Luxemburgo está programada para acontecer nesta terça-feira, às 17h30, na Academia de Futebol.

Hospedagem: UOL Host