! Dorival Júnior não é mais o técnico do Cruzeiro - 03/12/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

03/12/2007 - 14h01

Dorival Júnior não é mais o técnico do Cruzeiro

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
A classificação do Cruzeiro para a Libertadores no próximo ano não foi suficiente para garantir a permanência do técnico Dorival Júnior no clube mineiro. A diretoria do clube, por intermédio de sua assessoria de comunicação, anunciou no início da tarde desta segunda-feira a saída do treinador.

Folha Imagem
A demissão de Dorival Júnior ficou decidida depois de uma reunião com Eduardo Maluf
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CRUZEIRO
De acordo com nota publicada no site oficial do Cruzeiro, a decisão foi tomada em uma reunião realizada no início da tarde desta segunda-feira, entre Dorival Júnior e o diretor de futebol do clube celeste, Eduardo Maluf, quando ficou decidido que o treinador não terá seu contrato renovado.

"O Maluf já havia conversado com o Zezé e o Alvimar ontem (domingo). Hoje (segunda-feira), o Maluf se reuniu com o Benecy, chamaram o Júnior e o comunicaram da decisão", afirmou o diretor de comunicação do Cruzeiro, Guilherme Mendes, referindo-se ao presidente Alvimar de Oliveira Costa, ao vice-presidente de futebol, Zezé Perrella e ao supervisor Benecy Queiróz.

"Foi feita uma avaliação do trabalho e a diretoria do Cruzeiro entendeu que era hora de procurar outro profissional. Não tem nomes ainda, agora que o clube vai conversar com outro treinador", comentou Guilherme Mendes. Segundo ele, o diretor de futebol, Eduardo Maluf, dará entrevista coletiva na Toca da Raposa II, às 16h30, para esclarecer os motivos da saída do treinador.

O vínculo de Dorival Júnior com o Cruzeiro vai até o dia 31 deste mês. De acordo com a assessoria de comunicação, a expectativa da diretoria é anunciar nos próximos dias o nome do substituto de Dorival Júnior, que vai comandar a equipe na disputa do Campeonato Mineiro, Libertadores e Campeonato Brasileiro.

Dorival Júnior vivia a expectativa de continuar como treinador do Cruzeiro, na esperança de que tivesse mais tempo para mostrar seu trabalho. Ele acreditava que deveria ser avaliado não apenas pelos resultados finais, mas pelo desempenho durante a competição.

O Cruzeiro ficou muitas rodadas na vice-liderança, apresentando-se como o time com melhores possibilidades de tirar o título do São Paulo, o que acabou não acontecendo. Mas os meses de outubro e novembro foram muito ruins para o clube celeste.

Em 30 pontos disputados, entre os finais de setembro e de novembro, o Cruzeiro conseguiu apenas seis, resultado de uma vitória, três empates e seis derrotas. A classificação para a Libertadores, que parecia segura durante boa parte da competição, ficou seriamente ameaçada e foi conquistada de forma sofrida para o torcedor cruzeirense, por causa da necessidade de ajuda do rival Atlético-MG. Na última rodada, já em dezembro, o time celeste voltou a fazer sua parte e venceu o América-RN.

O Cruzeiro terminou em 5º lugar, classificando-se porque o Fluminense, 4º colocado, já tinha vaga garantida na Libertadores, por ser o campeão da Copa do Brasil. Como venceu o lanterna América-RN, por 2 a 0, no Mineirão, e o Atlético derrotou o Palmeiras, por 3 a 1, o time celeste se garantiu na Libertadores.

Dorival Júnior foi contratado pelo Cruzeiro após perder o título mineiro para o rival Atlético-MG. Ele veio para o lugar de Paulo Autuori e comandou o time em 40 jogos, obtendo 19 vitórias, seis empates e sofrendo 15 derrotas. Foram marcados 74 gols e sofridos 60. Dois desses jogos foram válidos pela Sul-Americana e os demais pelo Brasileirão.

Hospedagem: UOL Host