! Brasil rouba o 'jogo bonito' da favorita Argentina para levar o bi - 15/07/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

15/07/2007 - 19h57

Brasil rouba o 'jogo bonito' da favorita Argentina para levar o bi

Bruno Freitas e Leandro Canônico
Enviados especiais do UOL
Em Maracaibo (Venezuela)
Pintado em todas as cores como 'azarão' da final da Copa América, em condição praticamente desconhecida em sua história de conquistas, o Brasil fez desabar o decantado favoritismo da então invicta Argentina na decisão no estádio Pachencho Romero, em Maracaibo. Com a vitória por 3 a 0, construída com a melhor atuação no torneio e gols de Júlio Baptista, Ayala (contra) e Daniel Alves, a seleção de Dunga conquista o bicampeonato continental, mais uma vez em cima do maior rival.

IMAGENS DA VITÓRIA BRASILEIRA
EFE
Júlio Baptista chuta colocado no ângulo...
Folha Imagem
... e sai para comemorar o primeiro gol
EFE
Zagueiro Ayala marca contra para o Brasil...
EFE
... e Vágner Love e Robinho comemoram
EFE
Daniel Alves marca o terceiro gol do Brasil
EFE
Robinho festeja, enquanto Tevez lamenta
Folha
Dunga exibe medalha e camisa com a campanha por Copa no Brasil em 2014
EFE
No pódio, brasileiros levantam o troféu
ROBINHO: ARTILHEIRO E ESTRELA
ROTINA DE CARRASCO SOBRE RIVAL
FORÇA APAGA DUELO DE CRAQUES
JOGADORES MIRAM A IMPRENSA
DUNGA ADOTA TOM SOCIAL
PÁGINA DA SELEÇÃO BRASILEIRA
ÁLBUM DE FOTOS DA PARTIDA
A vitória na Venezuela consolida a supremacia brasileira recente sobre a Argentina, espécie de 'freguesa' da seleção em finais. Nos últimos quatro anos, são três triunfos em decisões sobre as arqui-rivais: Copa América (2004 e 2007) e Copa das Confederações (2005).

"Sempre disseram que aqui tinha uma seleção praticamente medíocre. Provamos que as pessoas têm que respeitar mais a seleção porque aqui todos somos campeão", desabafou o autor do primeiro gol brasileiro em entrevista à Rede Globo.

A conquista de Robinho, Júlio Baptista e companhia é a oitava do Brasil na Copa América. Argentinos e uruguaios, com 14, seguem como os grandes vencedores na quase centenária história da competição.

Mesmo ainda bem atrás dos rivais, o Brasil se firma como a grande potência da competição continental na última década, pelo fato de ter vencido quatro das últimas cinco edições da Copa América (1997, 1999, 2004 e 2007).

De quebra, o Brasil ainda contribui para manter o jejum de títulos da Argentina, que não vence uma competição oficial desde a Copa América de 1993. De lá para cá, fortes gerações do país passaram sem nenhuma taça sequer. Nesta oportunidade, apesar da grande campanha até a final, com cinco vitórias em cinco jogos, a equipe de Riquelme, Tevez e Messi teve que amargar de novo a frustração de um vice-campeonato.

Severamente criticado ao longo da competição, em razão da trajetória irregular da equipe e de algumas de suas opções táticas, como a implementação do meio-campo de três volantes, Dunga se torna o primeiro brasileiro a vencer a Copa América pela seleção como jogador e técnico. A conquista ainda confere crédito ao trabalho do novato treinador, que em outubro inicia a campanha nas eliminatórias para o Mundial de 2010.

"Simplicidade, humildade e futebol de muito objetividade [foram o segredo dessa seleção]. Não demos tanto espetáculo, a gente sabe disse, mas mesmo sem espetáculo conseguimos ser campeões", comemorou o artilheiro do torneio, Robinho, em entrevista à Rede Globo.

O favoritismo argentino começou a ruir em Maracaibo logo aos 4min de jogo, quando Vágner Love roubou a bola no campo de defesa e iniciou jogada de contra-ataque. Em seguida, Elano fez grande lançamento para Júlio Baptista, que, como autêntico centroavante, dominou na área, cortou Ayala e bateu colocado, sobre Abbondanzieri.

A Argentina não sofria um gol na Copa América desde sua segunda partida na competição, na vitória sobre a Colômbia (4 a 2). A meta de Abbondanzieri havia passado ilesa contra paraguaios, peruanos e mexicanos, na seqüência.

Três minutos depois, a Argentina respondeu em bela jogada coletiva. Messi alçou na área para Verón, que ajeitou de cabeça para Riquelme. O camisa 1º argentino bateu forte e acertou a trave direita de Doni.

Mesmo com a vantagem argentina na posse de bola e a pressão territorial imposta pelo adversário, o Brasil conseguiu aumentar a vantagem no placar ainda no primeiro tempo. Aos 40min, Daniel Alves, que acabara de entrar na vaga do lesionado Elano, arrancou pela direita e cruzou na área. Em seguida, o zagueiro Ayala tentou interceptar e acabou marcando contra.

No segundo tempo, o Brasil concentrou suas forças em anular a criação ofensiva do adversário, mas conseguiu definir a vitória por 3 a 0 em uma jogada de contra-ataque. Aos 23min, Vágner Love arrancou, se desviou da marcação e serviu Daniel Alves, que bateu cruzado na saída do goleiro.

BRASIL 3 x 0 ARGENTINA

Brasil
Doni; Maicon, Alex, Juan, Gilberto; Mineiro, Josué, Elano (Daniel Alves), Júlio Baptista; Robinho (Diego) e Vágner Love (Fernando)
Técnico: Dunga

Argentina
Abbondanzieri; Zanetti, Ayala, Gabriel Milito e Heinze; Mascherano, Cambiasso (Aimar), Verón (Lucho González) e Riquelme; Messi e Tevez Técnico: Alfio Basile

Data: 15/07/2007 (domingo)
Local: estádio José Encarnación Pachencho Romero, em Maracaibo (VEN) Árbitro: Carlos Amarilla (PAR)
Auxiliares: Walter Rial (URU) e Luis Sánchez (VEN)
Cartões amarelos: Alex, Doni, Gilberto, Júlio Baptista (BRA); Mascherano, Tevez (ARG)
Gols: Júlio Baptista, aos 4min; Ayala (contra), aos 40min do primeiro tempo; Daniel Alves, aos 23min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host