! Dorival Júnior é o novo técnico do Cruzeiro - 08/05/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

08/05/2007 - 12h01

Dorival Júnior é o novo técnico do Cruzeiro

Luiza Oliveira
Em Belo Horizonte
A diretoria do Cruzeiro anunciou nesta terça-feira a contratação do técnico Dorival Júnior para o lugar de Paulo Autuori, que se demitiu do clube na primeira partida da decisão do Campeonato Mineiro contra o rival Atlético. O novo treinador, cujo contrato vai até dezembro, dirigirá o time celeste na estréia do Campeonato Brasileiro, sábado, contra o Fluminense.

Folha Imagem
Depois de bons trabalhos no Figueirense e no São Caetano, técnico chega ao Cruzeiro
DORIVAL AINDA É 'VERDE', DIZ RIVAL
REFORÇOS JÁ PODEM JOGAR
ARAÚJO PERSEGUE A ARTILHARIA
Dorival Júnior chega a Belo Horizonte nesta quarta-feira e deverá ser apresentado oficialmente no período da tarde, juntamente com o auxiliar Ivan Izzo e o preparador físico Celso Rezende. O treinador, que foi vice-campeão paulista com o São Caetano, estreará diante do Fluminense, no Maracanã.

Com isso, o assistente Emerson Ávila, que comandou interinamente o Cruzeiro na vitória sobre o rival, por 2 a 0, domingo passado, resultado insuficiente para o time celeste conquista o Mineiro, continua fazendo parte da comissão técnica celeste. Paulo Autuori se demitiu após a goleada de 4 a 0 aplicada pelo Atlético no primeiro clássico da decisão.

"Dentre os nomes que estavam sendo observados, o Dorival é um vencedor. Ele ganhou o Campeonato Catarinense e o Campeonato Pernambucano e chegou a vice-campeão Paulista. É um técnico da nova geração, que mostrou um bom trabalho, principalmente este ano, em São Paulo. Tem mais ou menos o perfil do Cruzeiro", disse o diretor de comunicação do Cruzeiro, Valdir Barbosa.

Dorival Júnior, que é sobrinho do ex-volante Dudu, do Palmeiras, nos anos de 1960, esteve nos planos do rival Atlético, que chegou a procurá-lo e a fazer proposta. O treinador, cujo contrato com o São Caetano terminou recentemente, optou, no entanto, por trabalhar na Toca da Raposa II.

Natural de Araraquara, interior de São Paulo, Dorival Júnior, 45 anos, iniciou a carreira de técnico no Figueirense, em 2004. Em seguida passou por Fortaleza, Criciúma, Juventude, Sport-PE, além do Avaí, no ano passado. Em 2007, ele chegou com o São Caetano à final do Paulistão, eliminando o São Paulo nas semifinais. Na final, venceu o primeiro jogo sobre o Santos, mas perdeu o segundo, por 2 a 0, e ficou com o vice-campeonato.

Antes de Dorival Júnior, outros dois treinadores recusaram o convinte da diretoria do Cruzeiro. Abel Braga, que deixou o Internacional recentemente, alegou que a opção neste momento é de trabalhar no exterior. O ex-zagueiro Adilson Batista preferiu permanecer no futebol japonês.

O desafio de Dorival Júnior será o de conseguir com que o Cruzeiro faça boa campanha e brigue pelo título do Brasileirão, principalmente após a eliminação da Copa do Brasil, nas oitavas-de-final, e da perda do Campeonato Mineiro.

Hospedagem: UOL Host