! Milan derruba o Manchester com autoridade e revê algoz de 2005 - 02/05/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  02/05/2007 - 17h35
Milan derruba o Manchester com autoridade e revê algoz de 2005

Da Redação
Em São Paulo

Gols e grandes atuações da dupla Kaká e Seedorf asseguraram ao Milan a presença em mais uma decisão de Liga dos Campeões da Europa. O brasileiro abriu a vitória por 3 a 0 sobre o Manchester United nesta quarta-feira, no estádio San Siro, na Itália, em resultado que compensa a derrota no jogo de ida do confronto (2 x 3) e contraria a expectativa de uma definição acirrada no duelo.

CENAS DA VITÓRIA DO MILAN
Reuters
Kaká comemora o primeiro gol do Milan na vitória sobre o Manchester United na Itália
AFP
Seedorf capricha na finalização no lance do segundo gol do Milan sobre os ingleses
VEJA IMAGENS DA PARTIDA
VEJA OS GOLS DA VITÓRIA DO MILAN
KAKÁ PODE BATER RECORDE
Depois do emocionante jogo de ida, quando o Manchester definiu o triunfo apenas no minuto final, o Milan pavimentou o caminho até a final com certa tranqüilidade em casa, dominando tecnicamente os adversários desde o princípio, em partida disputada debaixo de muita chuva no San Siro. Na decisão, os italianos encaram o Liverpool, que na última terça bateu o Chelsea somente na disputa de pênaltis na outra semifinal.

Assim, Milan e Liverpool voltam a se encontrar na decisão da Liga dos Campeões apenas dois anos depois de disputarem uma das mais emocionantes finais da história da competição. Em 2005, os ingleses conquistaram o título europeu nos pênaltis, depois de empate por 3 a 3 no tempo normal e prorrogação (os italianos chegaram a abrir vantagem de três gols na etapa inicial, mas cederam a igualdade).

Milan e Liverpool estão entre os maiores vencedores da Liga dos Campeões. Os italianos somam seis conquistas, contra cinco dos ingleses. Apenas o Real Madrid, com nove taças, aparece à frente dos dois finalistas deste ano no ranking histórico da competição.

A final da Liga dos Campeões da Europa entre Liverpool e Milan acontecerá no próximo dia 23 de maio, na cidade de Atenas, na Grécia.

Kaká decide de novo
Nesta quarta, mais uma vez o Milan contou com a atuação decisiva de Kaká para avançar na Liga dos Campeões. O brasileiro marcou a boa atuação com um belo gol de perna esquerda ainda no primeiro tempo, na jogada que abriu a vitória sobre os ingleses.

ARTILHARIA DA COMPETIÇÃO
JOGADORGOLS
Kaká (Milan)10
Crouch (Liverpool)
Drogba (Chelsea)
Morientes (Valencia)
Van Nistelrooy (Real Madrid)
6
TODOS OS GOLS DA LIGA
Foi o décimo gol do meia na Liga dos Campeões (em 12 jogos), artilheiro isolado da competição na temporada 2006-07. Kaká vem ocupando com autoridade o espaço de atacante, já que o Milan não pode contar no torneio com Ronaldo, pois o astro defendeu o Real Madrid na primeira fase. Com a classificação à final, o camisa 22 ainda se consolida como forte candidato a melhor jogador do futebol europeu na temporada.

No entanto, Kaká voltou a dividir o protagonismo de sua equipe com o holandês Clarence Seedorf, principal homem na articulação ofensiva do time italiano e autor do segundo gol da partida.

Por sua vez, a estrela do português Cristiano Ronaldo não brilhou na partida de Milão. O astro do Manchester acabou anulado pela excelente atuação da defesa do Milan, que não contou com o veterano Maldini, lesionado.

"É uma noite de sonho, estou feliz. Chegar à final é algo que parecia impossível de conseguir. Nosso primeiro tempo é o sonho de qualquer treinador. Foi uma partida perfeita", afirmou o técnico Carlo Ancelotti após a classificação de seu time.

Precisando da vitória, o Milan começou pressionando o Manchester United. Logo nos minutos iniciais, a equipe da casa assustou os adversários em dois lances: numa boa arrancada de Kaká e, instantes depois, em uma definição de Seedorf de fora da área, desviada pelo goleiro Van der Sar.

A parceria Kaká-Seedorf, que já havia conduzido o Milan na vitória sobre o Bayern de Munique nas quartas-de-final, mais uma vez voltou a resolver para a equipe italiana. Ainda aos 10min, o meia holandês serviu de cabeça o brasileiro, que, com um belo disparo de perna esquerda, colocou os locais na frente.

Em desvantagem, o Manchester United esboçou sinal de vida no ataque somente aos 20min, quando Ryan Giggs avançou na intermediária e bateu rasteiro, exigindo boa defesa de Dida.

No entanto, o Milan retomou o domínio técnico da partida logo em seguida. Aos 29min, Seedorf ampliou a vantagem do time da casa. Após uma jogada na direita, a bola chegou aos pés do holandês, que se livrou de dois marcadores antes de bater no canto de Van der Sar.

Na etapa final, o Manchester passou a ter mais posse de bola, mas, mesmo jogando no campo de ataque, não conseguiu criar boas chances para diminuir a vantagem dos rivais. Mesmo claramente controlando os riscos, o Milan apostou nos contra-ataques e definiu a vitória em um deles.

Aos 32min, Alberto Gilardino foi lançado em profundidade, em meio à desarrumada zaga do Manchester, e avançou sozinho até chegar na frente de Van der Sar. Em seguida, o atacante teve frieza para escolher o canto e marcar o terceiro do Milan.

MILAN 3 x 0 MANCHESTER UNITED

Milan
Dida; Massimo Oddo, Alessandro Nesta, Kakha Kaladze, Marek Jankulovski; Gennaro Gattuso (Cafu), Andrea Pirlo, Massimo Ambrosini, Clarence Seedorf, Kaka (Favalli); Filippo Inzaghi (Alberto Gilardino)
Técnico: Carlo Ancelotti

Manchester United
Edwin van der Sar; John O'Shea (Louis Saha), Wes Brown, Nemanja Vidic, Gabriel Heinze; Darren Fletcher, Michael Carrick, Paul Scholes, Ryan Giggs; Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney
Técnico: Alex Ferguson

Data: 02/01/2007 (quarta-feira)
Local: estádio San Siro, em Milão (Itália)
Árbitro: Frank De Bleeckere (BEL)
Cartões amarelos: Ambrosini, Gattuso (MIL); Cristiano Ronaldo (MAN)
Gols: Kaká, aos 10min; Seedorf, aos 29min do primeiro tempo; Gilardino, aos 32min do segundo tempo


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias