! Renato Gaúcho é o novo técnico do Fluminense - 24/04/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  24/04/2007 - 17h09
Renato Gaúcho é o novo técnico do Fluminense

Da Redação
No Rio de Janeiro

O Fluminense já tem treinador novo. Renato Gaúcho acertou com o clube na tarde desta terça-feira e assinou contrato até o fim de 2008. O técnico volta às Laranjeiras depois de quase quatro anos longe e após um ano e nove meses no comando do Vasco. A apresentação acontece nesta quinta, às 15h, na sede tricolor.

Arquivo/Folha Imagem
Demitido do Vasco, Renato Gaúcho volta a dirigir o Fluminense depois de quatro anos
RAFAEL MOURA PREFERE JOGO FORA
VEJA ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FLU
Além do treinador, o Fluminense acertou também a contratação do preparador físico Alexandre Mendes, campeão pelo clube do Estadual de 2005. Porém, como Fabio Mahseredjian já exerce esse cargo na comissão técnica permanente do clube, Mendes será o auxiliar técnico do novo comandante.

Desta forma, o técnico interino Vinicius Eutrópio voltará a ser apenas coordenador de apoio técnico, sua função inicial.

Renato já havia sido cotado para substituir Paulo César Gusmão, mas na época não chegou a um acordo com o Flu e permaneceu no Vasco. Agora, depois de deixar a equipe cruzmaltina há 11 dias, o treinador acertou com o clube tricolor.

O novo técnico do Fluminense tornou-se ídolo do clube em 1995, ao marcar, de barriga, o gol da vitória sobre o arqui-rival Flamengo, na decisão do Estadual do Rio naquele ano.

4ª PASSAGEM DE RENATO
Renato Gaúcho já comandou o Fluminense outras três vezes, inclusive na época em que ainda não havia deixado de ser jogador. Em 1996, o ex-atacante assumiu o cargo nas últimas rodadas do Brasileiro, mas não evitou o rebaixamento do clube.

Depois de deixar de jogar, ele voltou às Laranjeiras em setembro de 2002, levando o time ao quarto lugar no Brasileiro daquela temporada. Deixou o comando da equipe em julho de 2003, mas voltou ainda naquele ano, substituindo Joel Santana, assim como acontece agora.

Nas passagens anteriores Renato dirigiu a equipe em 73 jogos. Foram 32 vitórias, 16 empates e 25 derrotas. O time marcou 120 gols e sofreu 113.
Em 1996, participou da fraca campanha do clube no Campeonato Brasileiro, que acabou rebaixando o time para a segunda divisão, apesar de o Flu não ter disputado a Série B na temporada seguinte. No meio de 1997, transferiu-se para o Flamengo.

Na partida que acarretou a demissão de Joel Santana, o empate por 1 a 1 contra o Bahia, na última quinta-feira, a torcida gritou o nome de Renato Gaúcho durante boa parte do segundo tempo.

Renato Gaúcho deve viajar para Salvador nesta quarta-feira para assistir ao jogo contra o Bahia, na Fonte Nova. A partida, inclusive, define como será o trabalho do treinador no Flu. Se empatar por pelo menos 2 a 2 ou vencer, o time joga já na próxima quarta, dia 2 de maio.

Caso a equipe seja eliminada da Copa do Brasil, o treinador terá até o dia 12 de maio, quando o Fluminense estréia no Brasileirão, para preparar o time.

No último um ano e meio, outros sete técnicos passaram pelo clube das Laranjeiras: Ivo Wortmann, Paulo Campos, Oswaldo de Oliveira, Josué Teixeira, Antônio Lopes, Paulo César Gusmão e Joel Santana.

Veja também
Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias