! Flamengo decreta luto oficial por Maria Lenk - 16/04/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  16/04/2007 - 16h46
Flamengo decreta luto oficial por Maria Lenk

Vinícius Barreto Souto*
Do Rio de Janeiro

O Flamengo decretou luto oficial de três dias pela morte da nadadora Maria Lenk, falecida às 13h desta segunda-feira na piscina do clube enquanto treinava. A atleta de 92 anos foi a primeira mulher brasileira a competir em uma Olimpíada, nos jogos de 1932, em Los Angeles.

MARIA LENK
A pioneira da natação brasileira, Maria Lenk, morreu nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro. Primeira mulher brasileira a competir em uma Olimpíada, ela tinha 92 anos, e sofreu um mal súbito quando treinava no Clube de Regatas do Flamengo. Encaminhada ao hospital Copa D'Or, no bairro de Copacabana, Maria Lenk não resistiu.
LEIA MAIS
No clube, a bandeira está a meio mastro em homenagem à nadadora. Nesta quarta-feira, o Flamengo entrará em campo contra o Real Potosí, às 21h45, no Maracanã, com uma faixa preta na camisa como símbolo do luto.

Maria Lenk não foi apenas a primeira mulher brasileira a participar dos Jogos Olímpicos. Ela também bateu o primeiro recorde mundial de natação para o Brasil e inventou o estilo borboleta.

Apesar dos 92 anos de idade, Maria Lenk ainda era nadadora na categoria master, uma das melhores do mundo na sua faixa etária. A nadadora também escreveu diversos livros sobre natação e ajudou a fundar a Escola Nacional de Educação Física, na UFRJ.

Nesta noite, o clube divulgou uma nota oficial sobre o falecimento da ex-nadadora. Confira abaixo na íntegra.

Nota de falecimento: Maria Lenk

O corpo de Maria Lenk será velado no Salão Nobre do Clube de Regatas do Flamengo, 2º andar da sede social, a partir das 17 horas.

O Flamengo irá solicitar um minuto de silêncio antes do jogo Flamengo x Potosi na quarta-feira e o time entrará de luto em homenagem à Maria Lenk.

A pioneira da natação brasileira, Maria Lenk, faleceu hoje (seg, 16/4), aos 92 anos, na UTI do Hospital Copa D`Or, no Rio de Janeiro. Ela teve um mal súbito quando treinava no Clube de Regatas do Flamengo. Após ser retirada da piscina foi prontamente atendida pelo departamento médico do clube, que constatou pressão baixa e dificuldade respiratória. Depois de ter recebido oxigênio, foi levada de ambulância - lúcida, mas sem conseguir falar - para o Hospital Copa D´Or, no bairro de Copacabana, zona sul carioca. Seu velório será no próprio Flamengo e atendendo a instruções anteriormente dadas a seus familiares residentes no Brasil, seu corpo será cremado.

Em 12 de fevereiro deste ano, Maria Lenk foi homenageada pelo Prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, que deu seu nome para o novo Parque Aquático que vem sendo construído no autódromo do Rio de Janeiro e no qual serão disputadas as provas de natação, nado sincronizado e saltos ornamentais nos XV Jogos Pan-Americanos Rio-2007. No sábado de Carnaval, 17 de fevereiro, ela visitou o local, ao lado do Prefeito César Maia e do Presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes Filho.

A paulista Maria Emma Hulga Lenk foi aos 17 anos, a primeira mulher brasileira a competir em Jogos Olímpicos (Los Angeles/1932). Nas Olimpíadas seguintes, em Berlin/1936, ela estava de volta, desta vez acompanhada por mais três nadadoras. Em 1942 ajudou a fundar a Escola Nacional de Educação Física, da Universidade do Brasil, atual UFRJ.

Nascida em 15 de janeiro de 1915, Maria Lenk detém diversos recordes mundiais de masters, tanto que entrou para o Hall da Fama da Federação Internacional - FINA - em 1988, quando foi homenageada com o "Top Ten" da entidade máxima do esporte por ser uma das 10 melhores atletas masters (masculino e feminino) de natação no mundo.

FONTE: CBDA

*Atualizada às 20h45



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias