! Cruzeiro rebaixa a Caldense e enfrenta Tupi nas semifinais - 08/04/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  08/04/2007 - 18h16
Cruzeiro rebaixa a Caldense e enfrenta Tupi nas semifinais

Da Redação
Em Belo Horizonte

O Cruzeiro venceu a Caldense por 3 a 0, neste domingo, no Mineirão, e terminou a fase classificatória do Campeonato Mineiro em primeiro lugar, garantindo a vantagem até a final da competição, caso chegue até lá. O adversário nas semifinais será o Tupi, já no próximo final de semana, em Juiz de fora. O time de Poços de Caldas foi rebaixado para o Módulo II.

Na primeira fase, o Cruzeiro somou 25 pontos, cinco a mais que o Atlético, segundo colocado, que fará a outra semifinal contra o Democrata-GV. A equipe celeste conquistou oito vitórias, um empate e apenas duas derrotas.

A situação do time da Caldense já era complicada, pois teria que vencer o Cruzeiro e torcer para os tropeços de Guarani e Ituiutaba, que foram derrotados por Villa Nova e Ipatinga, respectivamente. No entanto, mesmo com os resultados favoráveis, o time de Poços de Caldas não fez a sua parte no Mineirão.

Atual campeão do estadual, o Cruzeiro chega às semifinais em busca do bicampeonato e de disputar a quinta final seguida. Em 2003 e 2004, a equipe celeste se sagrou campeã. No primeiro ano, o torneio foi disputado no sistema de pontos corridos, e no segundo, a equipe venceu o Atlético na final. Em 2005, a decisão foi com o Ipatinga, que na época era parceiro do clube e surpreendeu ao levantar a taça. Mas, no ano passado, o Cruzeiro não deixou por menos e conquistou o título sobre a equipe do vale do Aço.

Com uma campanha fraca no campeonato e com apenas nove pontos conquistados, a Caldense finaliza a sua participação no Módulo II como vice-lanterna. A equipe somou seis derrotas, três empates e apenas duas vitórias na competição.

A Caldense, time tradicional de Minas Gerais, foi campeã dos Supercampeonato Mineiro em 2002 que não contou com as participações de Atlético e de Cruzeiro. Mas agora terá que brigar no Módulo II para novamente ter uma chance na divisão de elite do futebol Mineiro.

O jogo

O time do Cruzeiro entrou em campo praticamente só com reservas e estreantes. Os únicos titulares eram os zagueiros Luizão e Gladstone. Mesmo com os jogadores querendo mostrar bom futebol para ter uma oportunidade no time, o primeiro tempo de jogo foi tranqüilo e pouco movimentado.

Os jogadores celestes em campo pareciam querer administrar o resultado, já que o empate já garantia a primeira colocação para o time de Paulo Autuori. Os dois times levaram pouco perigo ao gol adversário. As principais chances de gol apareceram com a boa atuação do atacante Guilherme que, com apenas um minuto, deu um forte chute que passou perto da trave do goleiro Alencar.

Aos 38 min, o atacante Rômulo, que não marcava desde a estréia do campeonato, balançou as redes pela terceira vez na temporada. A jogada começou em um erro do atacante Tico Mineiro, que atrasou mal a bola nos pés de Guilherme. O estreante deu um passe para Rômulo, que limpou a zaga e chutou. A bola ainda desviou no defensor da Caldense que não conseguiu evitar o gol.

O segundo tempo começou mais movimentado. A Caldense teve que sair para o jogo, já que precisava do resultado, o que deixou o jogo mais aberto. Assim, o Cruzeiro teve chances mais claras de gol, principalmente com o atacante Rômulo que teve um melhor desempenho na etapa final, mas pecou nas finalizações.

Aos 27min, o Cruzeiro sofreu uma baixa. O meia Sandro se machucou com suspeita de contusão no joelho direito. No entanto, o médico Sérgio Freire Júnior tranqüilizou sobre a situação do jogador. "Aparentemente não é nada mais sério, é um quadro que a gente já conhece. Foi um mal jeito que ele teve na hora do chute e a gente tirou apenas para prevenir", disse.

Aos 38 min Guilherme fez o seu primeiro gol como profissional. O atacante recebeu o lançamento e chutou no canto esquerdo de Alencar. Já nos acréscimos e com a equipe de Poços de Caldas já sem esperanças, o Cruzeiro marcou o terceiro gol celeste, que veio dos pés de Gabriel.

Cruzeiro
Lauro; Jonathan, Luizão, Gladstone e Anderson; Léo Silva, Sandro (Ricardinho), Maicosuel (Gabriel) e Leandro Domingues (Geovanni); Rômulo e Guilherme
Técnico: Paulo Autuori

Caldense
Alencar; Cleiton (Nando), Gilvan (Michel), Bruno e Luciano Amaral; André Conceição, Têti (Dudu), Souza e Maxsuel; Tico Mineiro e Biro Gomes
Técnico: Ademir Fonseca

Data: 8/4/2007 (domingo)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Renato Cardoso Conceição
Assistentes: Marco Antônio Gomes e Eduardo Henrique Vieira Campos
Cartões amarelos: Léo Silva (Cruzeiro); Cleiton, Maxsuel, Souza, Luciano Amaral (Caldense)
Gols: Rômulo, aos 38min do primeiro tempo, Guilherme, aos 38min, Gabriel, aos 47min do segundo tempo

Campeonato Mineiro


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias