| 30/03/2007 - 15h45 Fifa confirma Palmeiras como primeiro campeão do mundo Leandro Canônico Em São Paulo O Palmeiras também é campeão do mundo. Nesta sexta-feira, a diretoria do clube anunciou que a Fifa reconheceu oficialmente a conquista da Copa Rio de 1951 como um título mundial. O clube alviverde pleiteava isso na entidade desde 2001, quando o ex-candidato à presidência pela oposição Roberto Frizzo encabeçou a campanha.
Desde então, o Palmeiras fez um trabalho de pesquisas e preparou um dossiê para legitimar sua conquista na entidade máxima do futebol. Essa documentação toda foi entregue na sede da Fifa em 2004. De lá para cá, os conselheiros e dirigentes palmeirenses viviam a expectativa de tornarem-se campeões do mundo.
No anúncio oficial realizado na tarde desta sexta-feira no Parque Antarctica, o presidente do clube, Affonso della Monica, exaltou o fato de o pontapé inicial para legitimar o título ter sido dado durante a gestão do ex-presidente Mustafá Contursi e de seu concorrente na última disputa presidencial, Roberto Frizzo.
O mandatário também agradeceu ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que pertence ao comitê executivo da Fifa. "Devemos muito ao presidente Ricardo Teixeira que teve participação fundamental neste processo", declarou, della Monica.
Em 1951, o Palmeiras sagrou-se campeão da Copa Rio ao superar a Juventus, da Itália, na decisão. A conquista veio com uma vitória por 1 a 0 na primeira partida, e um empate por 2 a 2 no outro jogo.
A escalação da equipe alviverde à época foi Fábio, Salvador e Juvenal; Túlio, Luiz Vila e Dema; Lima, Ponce de Leon (Richard), Liminha, Jair da Rosa Pinto e Rodrigues.
 Palmeiras expõe troféu da Copa Rio-51 e imagem dos campeões em seu estádio |
Com esse anúncio divulgado oficialmente, o clube do Parque Antarctica engorda a lista de brasileiros campeões do mundo, ao lado de São Paulo, com três conquistas, Santos, com duas, Corinthians, Flamengo, Grêmio e Internacional, com uma.
Apenas São Paulo, Internacional e Corinthians, no entanto, conquistaram o mundial que é organizado pela entidade máxima do futebol. Os outros times, inclusive o do Morumbi duas vezes, venceram o Mundial Interclubes, que confrontava somente o campeão da Liga dos Campeões com o da Copa Libertadores da América.
Pra compensar?
Campeão da Libertadores em 1999, era para o Palmeiras participar do Campeonato Mundial realizado no Brasil em 2000, no qual o arqui-rival Corinthians sagrou-se campeão. Entretanto, uma decisão política da CBF optou por inscrever o Vasco da Gama, campeão da América em 1998, para ter um representante de São Paulo e outro do Rio de Janeiro.
O Palmeiras aceitou a escolha com a condição de que disputaria o torneio em 2001. Entretanto, o mesmo não foi realizado. Questionado se esse fato pesou na decisão da Fifa de legitimar a Copa Rio de 1951 como um título mundial, della Mônica respondeu: "não sei se eles levaram isso em consideração. Nós não pedimos nada nesse sentido, mas eles podem ter levado em conta".
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |