! América perde para o Rio Branco e é rebaixado em Minas - 28/03/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  28/03/2007 - 21h22
América perde para o Rio Branco e é rebaixado em Minas

Da Redação
Em Belo Horizonte

O temor, que acompanhou o torcedor americano na maior parte da competição, tornou-se realidade, na noite desta quarta-feira, quando o América-MG teve confirmado o rebaixamento, com uma rodada de antecedência,para o Módulo II do Campeonato Mineiro. A derrota para o Rio Branco, no Estádio Parque Azulão, em Andradas, por 2 a 0, colocou o clube americano, pela primeira vez em seus quase 95 anos de vida, na Segunda Divisão do futebol de Minas.

PRESIDENTE TENTA ANULAR
A derrota para o Rio Branco, por 2 a 0, nesta quarta-feira, em Andradas, rebaixou o América matematicamente para a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, mas o presidente do clube, Antônio Baltazar, ainda não quis reconhecer que a queda é definitiva. Ele quer esperar o final da 10ª rodada, no domingo, para ver se a "posição será consolidada".

O presidente tenta, via Tribunal de Justiça Desportiva, ver anulado o jogo em que o seu time foi derrotado pelo Cruzeiro, por 2 a 1.
LEIA MAIS
Tristeza americana, alegria do Rio Branco. Com o triunfo, em casa, o time chegou aos 16 pontos e passou da sétima para a quarta colocação, significando a entrada no grupo dos quatro times que se classificam para as semifinais do Estadual. A equipe do Sul de Minas desbancou, pelo menos no momento, o Democrata-GV, que caiu para a quinta posição, mas terá a chance de voltar ao G-4, em caso de vitória sobre o Guarani, em Divinópolis, no domingo.

Na verdade, o América viveu uma situação de crônica de um rebaixamento anunciado. O time entrou em campo com apenas quatro pontos, metade da pontuação do vice-lanterna, o Ituiutaba, e com sete derrotas na competição, sendo quatro consecutivas, nos seus últimos jogos. Só um milagre poderia salvar a equipe, que precisava vencer o Rio Branco e o Democrata-SL, na sua despedida, além de torcer por duas derrotas de Ituiutaba e Caldense.

Apesar do discurso de jogadores, dirigentes e do técnico Procópio Cardoso Neto, no melhor estilo enquanto há vida há esperança, em campo a equipe repetia erros que cometeu ao longo da competição. O time demonstrou falta de entrosamento, de criatividade, deficiência técnica dos jogadores, que não conseguem acertar passes, cruzamentos ou finalizações. Se faltava futebol, sobrava nervosismo, com os atletas confundindo pressa com rapidez.

SEXTO REBAIXAMENTO
Confirmado na noite desta quarta-feira, em Andradas, após a derrota, por 2 a 0 para o Rio Branco, o rebaixamento do América foi o primeiro no Campeonato Mineiro, mas é o sexto na história do tradicional clube. As cinco vezes anteriores em que o time americano caiu foram pelo Campeonato Brasileiro.
LEIA MAIS
"Nosso time tem que ter mais calma, está entrando na correria dos caras e está ficando sem a bola, está chegando atrasado", analisou o meia Márcio Serrão, ao deixar o gramado após o término do primeiro tempo. O atacante Márcio Diogo, que chegou a ser afastado por indisciplina, comprovou o descontrole. "Está faltando vergonha na cara da equipe toda, mais uma vez a gente leva um gol por descuido", salientou.

Com tantos problemas dentro e fora de campo, o esperado milagre não aconteceu. Apesar da luta dos jogadores americanos, que no segundo tempo, principalmente, pressionaram muito em busca da virada o pesadelo da sexta queda do clube - cinco delas no Campeonato Brasileiro -, foi concretizado. Já rebaixado, o América se despede no dia 8, diante do Democrata-SL, no independência, e o Rio Branco terá um confronto que pode ser direto por uma das quatro vagas às semifinais do Estadual, diante do Tupi, em Juiz de Fora.

O jogo

Desde o início do primeiro tempo, o América demonstrou nervosismo. O time corria muito, enquanto o Rio Branco apertava a marcação e preparava o bote para contra-atacar. Dessa forma, o time visitante dava a impressão de domínio das ações e até que finalizava mais. Mas não conseguia ameaçar o gol defendido por Neneca, juntamente com o atleticano Diego, o goleiro menos vazado na competição, ambos com apenas sete gols sofridos.

JOGADORES SE DESCULPAM
Os jogadores do América choraram a confirmação do rebaixamento do tradicional clube para o Módulo II do Campeonato Mineiro, com uma rodada de antecipação, após a derrota para o Rio Branco, em Andradas, por 2 a 0. "A gente pede desculpas aos torcedores, mas o América é forte e vai dar a volta por cima", afirmou o experiente volante Donizete Amorim.
LEIA MAIS
Não demorou muito para o Rio Branco encaixar o contra-ataque e chegar ao seu gol. Régis Pitbull, aos 17min, fez boa jogada pela direita, deu um chapéu no volante Fernando Miguel e cruzou bem. O zagueiro americano Caçapa furou e a bola sobrou para Valdinei que bateu prensado com o goleiro Juninho. A bola saiu fraca, ainda bateu no adversário Aldo, antes de entrar nas redes do América.

Depois do gol, o descontrole emocional dos americanos, em campo, ficou mais evidente. O Rio Branco quase se aproveitou para ampliar o marcador, quando Pachola obrigou o goleiro Juninho a fazer ótima defesa. O desespero tomou conta do América, que lutava muito, mas não conseguia criar jogadas. O time da casa, por sua vez, limitava-se a defender a vantagem.

O panorama não se alterou no início do segundo tempo. O Rio Branco voltou sem Valdinei, contundido nas costas, substituído por Maranhão. O América retornou com a mesma formação e o tempo todo partiu para a pressão, ainda que de forma desordenada. A equipe da capital se arriscava, enquanto o time do interior se defendia e buscava perigosos contra-ataques.

Ainda que na base da vontade e do desespero, o América criou e desperdiçou uma série de oportunidades de gols, em que seus jogadores demonstraram a mesma dificuldade de colocar a bola nas redes dos adversários, presente em toda a competição. Tanto que o time marcou apenas oito gols, em 10 jogos, e foi vazado 18 vezes.

Com a 10ª derrota, O aproveitamento americano baixou de 14,81 para 13,33%. Para deixar a situação ainda mais melancólica, aos 35min, Juninho defendeu com a mão, fora da área, e foi expulso, deixando seu time com 10 jogadores. Aos 43min, Régis Pitbul ainda marcou o segundo gol do Rio Branco, confirmando mais ainda o rebaixamento do time da capital. Aos 47min, Aldo também foi expulso.

Rio Branco
Neneca, Pepe, Geovanni, Tásio e Renatinho Carioca; Hebert, Xandinho, Pachola (Chico Marcelo) e Régis Pitbul; Wendel e Valdinei (Maranhão)
Técnico: Alemão

América-MG
Juninho, Aldo, Caçapa, Fabrício Soares e Halenn; Fernando Miguel, Donizete Amorim, Evandro e Márcio Serrão (Kelton); Márcio Diogo (Maranhão) e André (Alex)
Técnico: Procópio Cardoso Neto

Data: 28/3/2007 (quarta-feira)
Local: Estádio Parque do Azulão, em Andradas (MG)
Árbitro: Luiz Carlos da Silva
Auxiliares: Helbert Costa Andrade e Pedro Alcântara Campos
Cartões amarelos: André, Fernando Miguel (América); Régis Pitbul (Rio Branco)
Cartões vermelhos: Juninho, Aldo (América)
Gols: Valdinei, aos 17min do primeiro tempo;Régis Itbul, aos 43min

Campeonato Mineiro

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias