! Botafogo goleia CSA-AL e avança na Copa do Brasil - 01/03/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  01/03/2007 - 22h32
Botafogo goleia CSA-AL e avança na Copa do Brasil

Da Redação
No Rio de Janeiro

Na noite desta quinta-feira, o mínimo que a torcida alvinegra exigia, considerando o recente fracasso na Taça Guanabara, era que o time conseguisse a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil.

E em vez de cumprir burocraticamente sua obrigação (um simples 0 a 0 serviria), o Botafogo aplicou uma goleada no CSA-AL por 5 a 2, no Maracanã, com gols de Túlio, Dodô (2), Zé Roberto e Joílson (Alexsandro e Claiton descontaram), e mostrou que o episódio "primeiro turno do Estadual" foi apenas um acidente de percurso.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
1min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Após cruzamento da ponta esquerda, a bola passa por Joílson, e Túlio bate da entrada da área de pé direito. Goleiro Alexandre vai mal e aceita.
10min - GOOOLLL DO CSA!!! Claiton chuta de longe, Lopes rebate para o meio da área e Alexsandro, sem marcação, bate de chapa no canto esquerdo.
17min - Joílson cruza da direita, e Jorge Henrique, desequilibrado, bate em cima do goleiro. No rebote, o mesmo atacante fura.
25min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Zé Roberto faz boa jogada individual, lança para Dodô dentro da área, que chuta cruzado para colocar o Botafogo na frente no marcador.
40min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Zé Roberto é derrubado dentro da grande área. Na cobrança do pênalti, o artilheiro Dodô desloca o goleiro, toca no canto esquerdo e marca seu segundo na partida e na Copa do Brasil.
SEGUNDO TEMPO
5min - GOOOLLL DO CSA!!! Lopes sai mal do gol e comete pênalti em Alexsandro. Claiton cobra bem, no alto, e converte.
29min -Lucio Flavio chuta de trivela e acerta a trave. No rebote, a defesa do CSA afasta para escanteio
42min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Zé Roberto recebe lindo passe de Lucio Flavio e bate de pé direito, para aliviar o Botafogo.
47min - GOOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Joílson bate de fora da área com categoria para definir o placar.
O objetivo, agora, é evitar novos tropeços na temporada. A começar por superar um obstáculo que tem sido intransponível nos últimos anos. Após cair diante do Gama, Paulista e Ipatinga, em 2004, 2005 e 2006, o clube enfrentará o Ceará tentando, enfim, passar da segunda fase da Copa do Brasil (o adversário superou o Barras-PI na primeira etapa).

"Nada melhor do que vencer desse modo, com um placar elástico, para dar uma motivação maior. Eu também estava precisando fazer um gol. Já começava a ficar incomodado com o jejum", afirmou Zé Roberto.

Outros jogadores do Botafogo, talvez inspirados pelo feito do rival Flamengo em 2006, repetem um discurso afinado. "Todos dão muito importância para a Copa do Brasil porque é um ótimo caminho para se chegar à Libertadores. Essa também é a meta no Botafogo", disse o atacante Dodô, que nesta quinta manteve a ótima média desde que voltou ao clube, de marcar gols em todos os jogos.

Pouco público
Pela primeira vez desde a abertura do renovado Maracanã, as cadeiras inferiores tiveram custo similar à antiga geral (R$ 5). Mesmo assim, a torcida do Botafogo mostrou que ainda não havia feito as pazes com o time e deixou o estádio com a maioria de seus lugares vazios.

Muitos ainda nem haviam chegado ao Maracanã quando o Botafogo abriu o placar, antes de o cronômetro completar o primeiro minuto, em falha do goleiro Alexsandro após chute de Túlio. Aliás, a noite não parecia ser dos camisas 1. O CSA-AL não demorou para empatar a partida, após vacilo do novo titular alvinegro Lopes.

O time carioca, no entanto, era superior em campo e chegou ao segundo e terceiro gols com naturalidade, ambos marcados por Dodô. Na etapa final, Lopes assumiu novamente o papel de vilão ao cometer pênalti em Alexsandro, convertido por Claiton. A torcida alvinegra protestou aos gritos de "Júlio Cesar", o goleiro reserva.

Durante o restante da etapa final, o time carioca manteve o domínio, mas sempre ameaçado por um possível gol de empate da equipe alagoana, que representaria a desclassificação. O alívio só veio com o gol de Zé Roberto, aos 42min do segundo tempo. Joílson ainda aumentou aos 47min.

Dessa forma, o Botafogo se tornou o quarto carioca a assegurar vaga na próxima fase da Copa do Brasil, ao lado de Vasco, Fluminense e América (apenas o Madureira foi eliminado). Vale lembrar que nos últimos quatro anos, ao menos uma equipe do estado foi finalista.

Agora, o time de General Severiano só volta a entrar em campo em 11 de março, na estréia da Taça Rio, contra o Friburguense, também no Maracanã. Já o CSA-AL joga na segunda-feira pelo Campeonato Alagoano, contra o Penedense, no estádio Rei Pelé.

BOTAFOGO
Lopes; Joílson, Juninho, Rafael Marques(Vagner) e Luciano Almeida; Túlio, Diguinho, Ricardinho (Lucio Flavio) e Zé Roberto; Jorge Henrique (Vitor Castro) e Dodô
Técnico: Cuca

CSA
Alexandre, Fábio, Luis Carlos (Cristiano Fernandes), Robson, Evaldo; Jean, Edmilson, Mateus (Edvaldo) e Claiton; Cristiano (Alex) e Alexsandro
Técnico: Ênio Oliveira

Data: 01/03/2007 (quinta-feira)
Horário: 20h30
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)
Assistentes: Evandro Luís Silveira (SP) e Luís Quirino da Costa (SP)
Cartões amarelos: Mateus (C), Fábio (C), Robson (C), Jean (C)
Gols: Túlio, a 1min, Alexsandro, aos 10min, Dodô, aos 25min e aos 40min do primeiro tempo; Claiton, aos 5min, Zé Roberto, aos 42min, e Joílson, aos 47min do segundo tempo

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias