! Bauer, ídolo do São Paulo, morre aos 81 anos - 04/02/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  04/02/2007 - 16h13
Bauer, ídolo do São Paulo, morre aos 81 anos

Da Redação
Em São Paulo

O ex-jogador Bauer morreu na manhã deste domingo em São Paulo. O corpo do ex-atleta, que tinha 81 anos, seria sepultado no final da tarde de domingo no cemitério da Paz, em São Paulo.

Arquivo
José Carlos Bauer conquistou seis títulos paulista pelo São Paulo
PERFIL DE BAUER
Bauer foi o capitão de todas as equipes em que atuou, do São Paulo (onde começou, em 1945) ao Botafogo-RJ, incluindo-se, aí, as seleções paulista e brasileira. Ao contrário de outros, impunha-se não só pelo espírito de luta, mas também pela técnica. Bauer foi mesmo um dos maiores estilistas do futebol brasileiro.

Passada lenta em campo, perfeito no domínio da bola (principalmente nas matadas no peito, no passe com o lado da chuteira, no drible pelo alto), ele tinha uma correta noção estratégica do jogo.

Apesar de amador, Bauer já havia tomado parte de alguns jogos da equipe principal do São Paulo em 1944 e 1945. Mas só se firmou, mesmo, a partir de 1946, ano em que o clube foi bicampeão paulista. Com os companheiros Rui e Noronha formou não só a linha média em seu clube, mas também na Seleção Brasileira campeã sul-americana em 1949.

Bauer foi o único titular da Seleção Brasileira que, depois de perder a final da Copa de 50 para o Uruguai, sobreviveu para também disputar o Mundial seguinte, na Suíça, em 1954. Por causa disso, recebeu o apelido de Monstro do Maracanã. Após rápidas passagens por Portuguesa, São Bento e Botafogo, Bauer retornou ao São Paulo, onde encerrou a carreira em 1958.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias