! Cruzeiro vence São Paulo nos pênaltis e conquista Copa SP - 25/01/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  25/01/2007 - 12h28
Cruzeiro vence São Paulo nos pênaltis e conquista Copa SP

Da Redação
Em São Paulo

No dia do aniversário de 453 anos da capital paulista, o Cruzeiro estragou a festa do São Paulo e conquistou o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, após vencer a partida nos pênaltis (6 a 5), no estádio do Pacaembu. No tempo normal, empate por 1 a 1.

A conquista, aliás, é inédita na história do clube mineiro, que havia chegado duas vezes à decisão (1996 e 2002), mas sem sucesso. Já o time são-paulino, que venceu a competição em duas ocasiões (1993 e 2000), viu a hegemonia recente dos clubes do estado se encerrar.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
15min - Jonathas aproveita lançamento para área e cabeceia. Jorge Miguel faz grande defesa e salva o São Paulo.
32min - Thiago parte em velocidade pela direita, dribla um zagueiro já dentro da área e toca para o meio, por baixo do goleiro. Zaga do Cruzeiro afasta.
33min - GOOOLL DO CRUZEIRO!!! Após tabela com Carlos Magno, que incluiu passe de calcanhar, Anderson bate forte de fora da área e abre o placar para o time mineiro.
41min - Goleiro Jorge Miguel cobra falta na altura do bico direito da área do Cruzeiro, mas a bola vai por cima do gol.
SEGUNDO TEMPO
3min - GOOOLL DO SÃO PAULO!!! Eric recebe lançamento de Flávio e rola para Thiago, que toca na saída do goleiro Rafael para empatar.
5min - Serginho domina livre na área e chuta para grande defesa de Rafael. No rebote, Thiago isola a bola.
12min - Alex Cazumba avança pela esquerda e, na entrada da pequena área, acerta a trave do Cruzeiro.
24min Flávio faz bela jogada e cruza na cabeça de Allan. Sozinho, jogador toca à esquerda do gol de Rafael.
Nas últimas oito edições do torneio, uma equipe de São Paulo alcançou o título. Além disso, as quatro decisões anteriores aconteceram entre clubes paulistas. Curiosamente, o Cruzeiro participou da última final com equipes de fora do estado.

"Sempre passa pela minha cabeça pegar um pênalti. Queria muito que o time ganhase no tempo normal, mas o que vale é o título. Dedico à minha família esse título inédito", afirmou o goleiro Rafael, herói da conquista ao defender a cobrança de Bruno César.

Na partida desta manhã, apesar de ter criado boas chances no primeiro tempo, o time do Morumbi parece ter sentido a ausência do meia Sérgio Mota, suspenso - o atleta foi o principal destaque da equipe na campanha. O Cruzeiro soube explorar os espaços e abriu o placar ainda na etapa inicial, com um belo gol do lateral-esquerdo Anderson, aos 33min.

"Estamos enfrentando uma grande equipe, que tem um lado esquerdo forte. Nossos dois meias precisam avançar um pouquinho mais para chegarmos ao gol deles", avisou Marcos Vizolli, técnico do São Paulo, durante o intervalo.

Após o recado do treinador, Flávio e Allan soltaram-se mais em campo, e o São Paulo logo empatou. Aos 3min, o atacante Thiago marcou seu sétimo gol na Copa São Paulo.

Com os laterais mais livres, o time tricolor obrigou Anderson e Marcos, que entrou no intervalo, a protegerem o setor defensivo. Com isso, o São Paulo pressionou e pouco foi incomodado pelos avanços da equipe de Belo Horizonte. Entretanto, o placar manteve-se inalterado até o final, levando a decisão para os pênaltis.

Nas cobranças, pelo São Paulo marcaram Serginho, Léo Gonçalves, Aislan, Jorge Miguel e Eric; Bruno César perdeu. Pelo Cruzeiro, Guilherme, Jonathas, Simões, Luís Fernando, Wellington e Paulinho anotaram e garantiram a conquista.

SÃO PAULO
Jorge Miguel; Jackson, Aislan, Breno e Alex Cazumba; Luan, Serginho, Flávio (Léo Gonçalves) e Allan; Eric e Thiago (Bruno César)
Técnico: Marcos Vizolli

CRUZEIRO
Rafael; Aldo (Marcos), Maicon, Wellington e Anderson; Paulinho, Carlos Magno, Carlos (Luis Fernando) e Guilherme; Vinícius (Simões) e Jonathas
Técnico: Enderson Moreira

Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Marcelo Prieto Alfieri
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Fernanda Regina Nunes
Cartões amarelos: Aldo (C), Jonathas (C) e Maicon (C)
Cartão vermelho: Maicon (C)
Gols: Anderson, aos 33min do primeiro tempo; e Thiago, aos 3min do segundo tempo

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias