! Campeonato Paranaense vai começar com Engenheiro Beltrão - 13/01/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  13/01/2007 - 15h35
Campeonato Paranaense vai começar com Engenheiro Beltrão

Gustavo Franceschini
Em São Paulo

O Campeonato Paranaense vai começar neste domingo, e o jogo entre Cascavel e Engenheiro Beltrão será realizado. A partida estava suspensa desde a última quinta-feira por ordem da 1ª Vara Cível de Toledo, mas uma decisão do juiz Fernando César Zene, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, recolocou o encontro na primeira rodada do Estadual.

ENTENDA O CASO
Março/06
Termina a primeira divisão do Estadual; Francisco Beltrão e Toledo são rebaixados.
Novembro/06
Termina a divisão do acesso; Portuguesa e Cascavel sobem, Iguaçu e Eng. Beltrão são 3º e 4º, respectivamente.
Novembro/06:
União Bandeirante avisa FPF que não vai participar do Estadual de 2007; Toledo é convidado.
Dezembro/06:
Galo Maringá e ADAP se fundem; Iguaçu é incluído no Estadual de 2007
Dezembro/07:
Engenheiro Beltrão entra com ação no STJD pedindo para ser incluído no torneio.
Dezembro/07:
Engenheiro Beltrão ganha liminar no STJD que obriga FPF a incluí-lo na lista de clubes que disputarão o Estadual de 2007.
Janeiro/07:
Toledo contesta liminar e ameaça atrasar o início do Campeonato Paranaense.
Janeiro/07:
Justiça Comum determina que Engenheiro Beltrão não jogue enquanto caso estiver indefinido.
Janeiro/07:
Desembargador do estado ordena que liminar do STJD seja cumprida; Engenheiro vai jogar.
VEJA A TABELA ATUALIZADA
Na última quinta-feira, o juiz Eugênio Giongo havia determinado que os jogos do Engenheiro Beltrão no Campeonato Paranaense fossem suspensos até que uma decisão definitiva sobre o caso fosse tomada.

A nova decisão da Justiça do Paraná determina que seja cumprida a liminar concedida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no último dia 28, que inclui o Engenheiro Beltrão na primeira divisão.

Como a determinação do juiz Zene fala na extinção do processo da 1ª Vara Cível de Toledo, a decisão sobre os participantes do Campeonato Paranaense volta a ser do STJD, que deve julgar o caso de forma definitiva na próxima quinta-feira.

Por isso, é inevitável que primeira rodada do Estadual aconteça na íntegra. A realização da partida, no entanto, não quer dizer que o Engenheiro Beltrão está garantido na primeira divisão do Campeonato Paranaense.

"O Toledo não vai fazer nada para impedir a partida deste domingo, até porque não tínhamos nada a ver com a ação na Justiça Comum. Agora eu espero que, dentro da esfera desportiva, eu consiga defender meu cliente, para que ele seja incluído como participante da primeira divisão do Estadual", disse Domingos Moro, advogado do Toledo.

Caso não cumpra a liminar do STJD e não autorize a realização da partida entre Cascavel e Engenheiro Beltrão, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) estará sujeita a sanções. "O Onaireves [Moura, presidente da FPF] tem de cumprir a determinação da Justiça ou será responsabilizado por isso", disse Heraldo Panhoca, advogado do Engenheiro Beltrão no caso.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias