! Brasil leva susto, mas acorda e estréia com vitória no Sub-20 - 07/01/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  07/01/2007 - 22h41
Brasil leva susto, mas acorda e estréia com vitória no Sub-20

Marcius Azevedo
Enviado especial do UOL
Em Pedro Juan Caballero (Paraguai)

Depois de levar um susto no primeiro tempo, o Brasil acordou na segunda etapa e venceu o Chile por 4 a 2, de virada, na noite deste sábado, no estádio Rio Parapiti, em Pedro Juan Caballero, na estréia do Campeonato Sul-Americano Sub-20.

EFE
Leandro Lima marca duas vezes e é um dos destaques do Brasil na boa vitória na estréia
PÁGINA DO SUL-AMERICANO SUB-20
VEJA FOTOS DA PARTIDA
Com o placar, a equipe dá o primeiro passo rumo à classificação para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, já que os dois primeiros colocados estarão garantidos na competição. Os quatro melhores irão ao Mundial da categoria, que será realizado no Canadá.

O Brasil se mostrou nervoso no primeiro tempo e apresentou problemas no setor defensivo. A zaga, formada por Eliezio e Thiago Heleno (ambos titulares do Cruzeiro na reta final do Campeonato Brasileiro), demonstrou falta de entrosamento. Além da dupla, Roberto, volante do Atlético-PR, parecia perdido em campo.

Além disso, a seleção brasileira também tinha problemas de posicionamento. Os meias Willian e Leandro Lima não conseguiam criar e, em muitas ocasiões, os jogadores preferiram alçar bolas alçadas na área ao valorizar a posse de bola. Do outro lado, o Chile marcava forte no campo de ataque e mostrava mais vontade de vencer, indo para o intervalo com a vantagem por 1 a 0.

O desempenho ruim do Brasil fez com que a torcida criticasse o técnico Nelson Rodrigues. Sem saber o nome do treinador, os torcedores começaram tratando-o como "Felipão", mas, com a desvantagem no placar, passaram a chamá-lo de "Parreira", além de pedirem a entrada do atacante Alexandre Pato, do Internacional, que se recuperava de um problema no tornozelo e ficou no banco.

A alteração não aconteceu, mas a seleção mudou o posicionamento de seus meias, que se aproximaram dos atacantes. A mudança tática surpreendeu o Chile logo no início da segunda etapa, quando Leandro Lima empatou. Além disso, foi fundamental para que a equipe engrenasse e chegasse à vitória.

Outro fator importante para o resultado foi a entrada de Alexandre Pato aos 16min da segunda etapa no lugar de Edgar, do Joinville. O atacante mostrou habilidade ao marcar um gol de letra -o terceiro- e completou o placar em seguida, de cabeça.

O Brasil volta a campo nesta terça-feira, às 23h (horário de Brasília), contra o Peru, pela segunda rodada do grupo A, que conta ainda, além do Chile, com as seleções de Bolívia e Paraguai.

O jogo
O Chile aproveitou os vacilos da defesa brasileira e quase marcou no início da partida, quando Thiago Heleno falhou, e Sánchez, o melhor da equipe rival, perdeu boa chance de abrir o placar. Mas, aos 29min, Isla passou por dois marcadores na intermediária, entrou na grande área e tocou na saída do goleiro brasileiro Muriel.

'PUXÃO DE ORELHA' NO INTERVALO AJUDA O BRASIL A VIRAR O PLACAR
Reuters
Pato entra no 2º tempo e marca dois gols
O "puxão de orelha" dado pelo técnico Nelson Rodrigues no intervalo foi fundamental para a virada da seleção brasileira sobre o Chile. "O professor pediu muito empenho no segundo tempo. Ele falou que a gente tinha 15 minutos para decidir o jogo. Tentamos e conseguimos", disse Leandro Lima.

"A gente não fez um bom primeiro tempo. No intervalo, corrigi os erros e passei para eles que não podiam errar mais. Alertei que tínhamos de entrar a 100 por hora e decidir logo no começo. Fizemos o gol, o que facilitou para vencer o jogo. A equipe foi muito bem e está de parabéns. Espero que seja um grande começo", analisou o técnico.
LEIA MAIS
Mesmo de forma desordenada e abusando dos cruzamentos na área, o Brasil reagiu. Aos 32min, após escanteio da direita, o atacante Edgar desviou na trave esquerda. No rebote, com o gol vazio, Thiago Heleno cabeceou para fora. Cinco minutos depois, William cobrou falta da esquerda na cabeça de Edgar, que, livre, mandou sem direção, à esquerda do gol.

Depois do intervalo, o Brasil voltou com novo espírito e posicionamento. A alteração tática deu resultado logo aos 34 segundos. Willian passou para Leandro Lima na intermediária, pela direita. O meia do São Caetano aproveitou a defesa do Chile desarrumada, ganhou na velocidade de Martínez e bateu cruzado na saída do goleiro Leyton.

Em seguida, quem acordou foi o atacante Fabiano Oliveira. Apático no primeiro tempo, ele quase marcou aos 4min, quando recebeu de Willian dentro da área, pelo lado direito, e bateu cruzado, rasteiro, rente à trave direita. Aos 14min, o jogador do Flamengo cobrou falta de longa distância e, depois de desviou de Leyton, acertou novamente a trave direita.

Pressionando a saída de bola, o Brasil conseguiu a virada aos 20min. Lucas roubou, e Fabiano Oliveira passou para Leandro Lima pela esquerda. O meia se livrou do primeiro marcador em velocidade, "pedalou" sobre o segundo e chutou com violência, cruzado, para fazer o segundo.

Aos 27min, em novo lance com a participação dos meias, a seleção brasileira ampliou. Willian fez bela jogada individual pela direita e, da linha de fundo, cruzou rasteiro. Pato se antecipou à defesa chilena e desviou de letra para marcar um golaço.

No minuto seguinte, o Chile diminuiu. Mais uma vez a zaga falhou e ficou estática. Sánchez tabelou com Medina na entrada da área e, cara a cara com Muriel, descontou. Mas, aos 32min, o Brasil ganhou nova tranqüilidade ao anotar o quarto: Carlinhos cruzou com precisão da esquerda na cabeça de Pato, que desviou no canto direito e garantiu a vitória da equipe na estréia do Sul-Americano Sub-20.

BRASIL
Muriel; Amaral, Eliezio, Thiago Heleno e Carlinhos; Roberto (Fernando), Lucas, Leandro Lima (Danilinho) e Willian; Fabiano Oliveira e Edgar (Alexandre Pato)
Técnico: Nelson Rodrigues

CHILE
Leyton; Martínez, Larrondo e Suárez; Isla, Currimilla (Flores), Medel (Sepúlveda), Vidal e Carmona; Sánchez e Medina (Vidangossy)
Técnico: José Sulantay

Data: 07/01/07 (domingo)
Local: estádio Rio Parapiti, em Pedro Juan Caballero (Paraguai)
Árbitro: Sergio Pezzotta (Argentina)
Auxiliares: Ricardo Casas (Argentina) e Marco Muzo (Equador)
Cartões amarelos: Eliezio, Thiago Heleno (B), Suárez, Martínez, Carmona, Vidal (C)
Gols: Isla, aos 29min do primeiro tempo; Leandro Lima, a 1min e 20min, Alexandre Pato, aos 27min e 32min, Sánchez, aos 28min do segundo tempo

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias