! Goleiro Felipe, do Santos, é pego em exame antidoping - 15/12/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  15/12/2006 - 17h28
Goleiro Felipe, do Santos, é pego em exame antidoping

Bruno Thadeu*
Em Santos

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou nesta sexta-feira que o goleiro Felipe, do Santos, foi pego no exame antidoping. O resultado acusou a presença de substância hidrocloratiazida, proibida pelo regulamento da entidade, no organismo do jogador. O goleiro pode ser indiciado pelo STJD e pegar gancho de 120 a 360 dias.

Folha Imagem
Goleiro Felipe, em treinamento no Santos; atleta é flagrado em antidoping da CBF
A caracterização de um erro cometido pelo próprio Felipe é determinante para que o Santos não venha a ser punido pela entidade. Caso a CBF comprove que o Santos tivesse avalizado a medicação ao atleta, o clube poderia ser indiciado no artigo 244 do CBDJ, que prevê perda dos pontos do jogo, perda de parte da renda do duelo em que Felipe atuou dopado, e multa de R$ 50 mil a R$ 500 mil.

Felipe foi sorteado para o exame na partida contra o Grêmio, na Vila Belmiro, no dia 8 de outubro deste ano. Na ocasião, a equipe paulista venceu por 1 a 0 os gaúchos com um gol do zagueiro Domingos.

De acordo com o médico do clube, Carlos Braga, o Santos envia regularmente à CBF relatórios com as medicações utilizadas por cada atleta, inclusive de Felipe. Braga alega que o jogador se medicou sem a anuência do departamento médico.

Por causa do doping, o jogador foi cortado da seleção sub-20. Veja abaixo
a íntegra do comunicado da CBF.

"O goleiro Felipe, do Santos, foi desconvocado da Seleção Sub-20 que disputará o Sul-Americano do Paraguai. Para seu lugar foi chamado Cássio do Grêmio.

O goleiro se apresenta neste sábado em Rio Branco onde a Seleção se concentra antes do Sul-Americano que começa no dia 7 de janeiro."
GOLEIRO SANTISTA É CORTADO DA SELEÇÃO BRASILEIRA SUB-20
"O que pode ter ocorrido é de o Felipe ter tomado o remédio por engano. Às vezes, o pai ou a mãe utilizam remédios para hipertensão e ele acabou usando por descuido. O Santos entregou formulários para a CBF a cada rodada do campeonato. E com o Felipe nunca constava nada [medicações], pois ele é um atleta com uma saúde perfeita e que fez exames também pela seleção de base", avaliou o médico alvinegro.

No laudo apontado pela CBF, a substância encontrada no corpo do goleiro santista é um diurético utilizado no tratamento de edema, associado à cardiopatia, hepatopatia e doença renal. Carlos Braga salientou que a substância não é considerada dopadora, mas sim proibitiva, que amenizaria a situação do atleta perante a CBF.

"Ele não foi pego com uma substância dopadora, mas sim proibitiva. Isso nos tranqüilizou. Ele não teria melhor rendimento por usar. Essa medicação é enquadrada como proibida porque costuma esconder uma substância dopadora, e mesmo assim não mascara por inteiro. Na contraprova feita nesta sexta, foi apresentada apenas a hidrocloratiazida, mas não houve qualquer resquício de uma substância grave", complementou Braga.

*atualizada às 21h31

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias