! Guarani vence Vila Nova, mas ambos estão rebaixados - 25/11/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  25/11/2006 - 17h59
Guarani vence Vila Nova, mas ambos estão rebaixados

Da Redação
Em São Paulo

O Guarani, único time do interior que se sagrou campeão brasileiro da primeira divisão (em 1978), fez a sua parte e goleou o Vila Nova por 5 a 1 na tarde deste sábado, em Anápolis. Mas isso não foi o suficiente para amenizar a pior temporada da história da equipe bugrina. Com as vitórias de Paysandu, Portuguesa e CRB, o clube de Campinas foi rebaixado para a terceira divisão nacional.

A PIOR TEMPORADA
O Guarani fez a terceira melhor campanha da primeira fase na Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado e foi eliminado no quadrangular semifinal. No início de 2006, além do histórico, uma parceria nos moldes da sociedade Corinthians/MSI pintou um futuro animador. O acordo com a italiana Turbo System SLR prometia saldar todas as dívidas e recolocar o nome do clube campineiro entre os maiores do país. Em vez disso, porém, o que se viu foi uma absoluta bagunça fora de campo e dois rebaixamentos dentro das quatro linhas - para a Série A2 no Estadual e para a terceira divisão no Nacional.

Pouco mais de dez meses depois da assinatura do contrato com a Turbo System, o ânimo inicial do Guarani se transformou em caos. O clube campineiro viveu a pior temporada de sua história e confirmou seu histórico recente. Foram cinco rebaixamentos em seis anos: em 2001 e 2006, no Campeonato Paulista; em 2002, na Copa Rio-São Paulo; em 2004 no Campeonato Brasileiro; em 2006 na Série B.
LEIA MAIS
Assim como o Vila Nova, que iniciou a rodada fora da zona de rebaixamento. Mas, com a goleada sofrida como mandante, a equipe goiana caiu e ainda terminou o ano na lanterna da segunda divisão.

Os gols da partida foram marcados por Alex Afonso (dois), Danilo, Deyvid e Túlio - Marques descontou para os goianos. O Guarani terminou a Série B na 18ª posição, com 44 pontos, enquanto o lanterna Vila Nova somou 42 pontos.

O clube de Campinas vive o pior momento de sua história. Vítima de más administrações, o Guarani sofreu cinco rebaixamentos nos últimos seis anos e caiu para a Série B em 2004.

A temporada 2006 tem sido tão ruim para o Guarani que, além de ter sido rebaixado para a terceira divisão do Campeonato Brasileiro, o time campineiro sofreu a queda para a segunda divisão do Estadual.

"Peço para que os torcedores não mudem de time. Não vão torcer para o São Paulo ou para o Corinthians. Esse time é grande e merece o amor dessa torcida", disse o meia Danilo Cruz, que lamentou muito o rebaixamento.

O jogo
A partida começou nervosa e os times, que necessitavam da vitória para se salvarem do rebaixamento, partiram para o ataque.

Assim como o Guarani, o Paysandu foi outro clube a golear neste sábado e a ser rebaixado para a Série C do Brasileiro. O time paraense fez 4 a 1 no Marília, mas foram insuficientes para evitar a queda.

O São Raimundo é outro clube da região Norte do país a ser rebaixado. O time venceu o Gama por 2 a 0, mas nao conseguiu a combinação de resultados suficientes para escapar do descenso.

Quem se deu bem foi o CRB, que derrotou o Remo por 2 a 1, de virada, e escapou por pouco do rebaixamento, terminando o certame na 16ª posição, com 44 pontos.
PAYSANDU E SÃO RAIMUNDO ACABAM REBAIXADOS
O Guarani foi mais competente e, aos 18min, em contra-ataque, Danilo Cruz cruzou para Alex Afonso, que entrou no meio da zaga e escorou com a perna direita para abrir o placar em Anápolis.

O Vila Nova passou a atacar com perigo, mas o goleiro bugrino Deola se destacou no jogo. Com uma seqüência de defesas, o camisa 1 garantiu a vantagem do Guarani no primeiro tempo.

Seguro na defesa, o Guarani ampliou sua vantagem em um contra-golpe. Humberto cruzou para a área aos 34min e Danilo Cruz escorou para fazer 2 a 0. Ainda no primeiro tempo, porém, o Vila Nova descontou. Aos 42min, Éder fez ótima jogada e tocou para Marques, que dominou e girou para marcar.

O gol, porém, não diminuiu o ímpeto ofensivo do Guarani. Tanto que a equipe campineira balançou as redes pela terceira vez aos 44min, quando Mariano chutou forte de fora da área e Alex Afonso desviou para as redes.

A segunda etapa recomeçou e o Guarani, que aproveitava muito bem os contra-ataques proporcionados pelos goianos, ampliou. Deyvid recebeu lançamento, arrancou e driblou o goleiro Gléguer, aos 14min.

O jogo seguiu tranqüilo, com o Guarani esperando que os adversários na luta contra o rebaixamento o "ajudassem" na permanência na Série B, o que não acontecia.

Aos 36min, o árbitro assinalou pênalti para o Vila Nova. Na cobrança, Vandinho bateu mal e Deola praticou a defesa.

Aos 38min, com a vitória definida, mas a permanência na Série B não, Túlio ampliou e definiu a vitória do Guarani por 5 a 1. Entretanto, a goleada não impediu a melancolia do segundo rebaixamento da equipe campineira nesta temporada.

Campeonato Brasileiro - Série B
Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias