! Dunga convoca Brasil com cinco novidades - 30/10/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  30/10/2006 - 16h23
Dunga convoca Brasil com cinco novidades

Cauê Rademaker
Especial para o UOL Esporte
No Rio de Janeiro

A seleção brasileira do técnico Dunga terá cinco novidades para seu último amistoso na temporada 2006. Nesta segunda-feira, o treinador convocou 22 jogadores para a partida contra a Suíça, dia 15 de novembro, na Basiléia.

CONVOCAÇÃO DA SELEÇÃO
GOLEIROS:
Hélton (Porto-POR)
Júlio César (Internazionale-ITA)
LATERAIS:
Maicon (Internazionale-ITA)
Daniel Alves (Sevilla-ESP)
Adriano (Sevilla-ESP)
Carlinhos (Santos)
ZAGUEIROS:
Juan (Bayer Leverkusen-ALE)
Lúcio (Bayern de Munique-ALE)
Alex (PSV Eindhoven-HOL)
Luisão (Benfica-POR)
MEIO-CAMPISTAS:
Edmílson (Barcelona-ESP)
Fernando (Bordeaux-FRA)
Gilberto Silva (Arsenal-ING)
Dudu Cearense (CSKA-RUS)
Kaká (Milan-ITA)
Ronaldinho (Barcelona-ESP)
Daniel Carvalho (CSKA-RUS)
Diego (Werder Bremen-ALE)
Elano (Shakhtar-UCR)
ATACANTES:
Robinho (Real Madrid-ESP)
Rafael Sobis (Betis-ESP)
Ricardo Oliveira (Milan-ITA)
ASSISTA À CONVOCAÇÃO
VOTE NA ENQUETE
O lateral-esquerdo Carlinhos, do Santos, e o volante Fernando, ex-Juventude e atualmente no Bordeaux (FRA), foram as principais surpresas na relação de Dunga. O santista, inclusive, será o único jogador que atua no Brasil no grupo da seleção.

Carlinhos, que apresenta passagens pelas seleções de base do Brasil, atualmente é reserva no Santos de Vanderlei Luxemburgo, que tem o experiente Kléber como titular da posição.

"O Carlinhos é um jogador que tem idade olímpica, então a convocação servirá de experiência para ele. Tenho boas referências dele, que tem entrado bem durante os jogos no time do Santos", explicou Dunga, que preferiu não convocar outros "brasileiros" pelo fato do Brasileirão estar na reta final.

"Não queria prejudicar nenhum clube e sempre que possível farei isso", completou o comandante.

Fernando, por sua vez, atua há dois anos no Bordeaux, equipe que hoje está nas mãos do técnico brasileiro Ricardo Gomes. Recentemente, o jogador foi observado por Dunga e Jorginho em jogo do Campeonato Francês.

"O Fernando é fundamental no esquema do Bordeaux e um dos principais responsáveis pelo segundo lugar do time no último Campeonato Francês. Quando ele não joga, o Bordeaux cai muito de qualidade", disse Dunga.

Além deles, o goleiro Júlio César (Internazionale-ITA), o meia Diego (Werder Bremen-ALE) e o atacante Ricardo Oliveira (Milan-ITA) voltam à seleção, pela primeira vez convocados na "Era Dunga".

Em grande fase no futebol alemão, Diego ganha oportunidade na nova fase da seleção. O ex-meia de Santos e Porto não defendia o Brasil desde a conquista da Copa América de 2004.

Ricardo Oliveira, por sua vez, volta à seleção depois de perder a última Copa do Mundo, em razão de uma lesão grave.

O amistoso contra a Suíça será o sexto do Brasil com Dunga. O treinador, em sua primeira experiência na profissão, assumiu após a Copa do Mundo e tem retrospecto positivo, com quatro vitórias e um empate.

"Acredito que a Suíça jogará fechada, esperando o Brasil. Precisaremos ter paciência, mas sem perder o nosso estilo e sempre arriscar o drible. Vai ser importante fechar o ano com uma vitória", disse Dunga.

A estréia de Dunga aconteceu no dia 16 de agosto, no empate por 1 a 1 com a Noruega. Depois disso o Brasil ganhou da Argentina, do País de Gales, de um combinado do Kuait e do Equador.

Leia mais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias