! Paraná vence o Figueirense e abandona a crise - 24/09/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  24/09/2006 - 17h54
Paraná vence o Figueirense e abandona a crise

Da Redação
Em São Paulo

O Paraná parece ter esquecido a crise que rondou o clube após o final do primeiro turno. Neste domingo, a equipe tricolor venceu o Figueirense por 1 a 0, em Florianópolis, e se manteve firme na briga por uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. Os catarinenses, porém, não alcançaram o objetivo de vencer para ultrapassar os paranistas e ficar mais perto da zona de classificação para o torneio continental.

Com o resultado deste domingo, em Florianópolis, o Paraná chegou aos 40 pontos e se manteve na zona de classificação para a Libertadores, na quinta colocação (o Internacional, que está em quarto, já tem vaga garantida por ser o atual campeão). Já o Figueirense pára nos 36 e fica a quatro do rival paranaense, na oitava colocação.

INCENTIVE, POR FAVOR!
O técnico Waldemar Lemos estava sendo muito criticado desde que foi para o Figueirense. Nos jogos da equipe alvinegra no Orlando Scarpelli, a torcida pegou bastante no pé do treinador e o vaiou em diversas ocasiões.

Agora, a equipe briga por uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. E para conseguir esse objetivo, a diretoria do clube catarinense não quer saber de críticas sobre o time.

Para isso, os dirigentes do Figueirense resolveram colocar faixas dentro do campo para tentar impedir os protestos dos aficionados alvinegros, com dizeres como "Torcedor, juntos formamos uma equipe vencedora" e "Você faz parte do jogo. Incentive".
No início do primeiro tempo, o Figueirense foi para cima do Paraná e pressionou por alguns instantes. No entanto, a equipe de Curitiba conseguiu se segurar e saiu na frente no placar, com gol de Batista, aos 14min. Depois disso, o time de Caio Júnior se retraiu e jogou bastante nos contra-ataques, levando mais perigo que o adversário.

Na segunda etapa, o técnico Waldemar Lemos colocou três atacantes e o Figueirense pressionou. No entanto, demonstrou muita ansiedade e não conseguiu concluir as jogadas em gol. Após ser dominado durante quase toda a primeira etapa, o Paraná ainda aproveitou os espaços deixados pelos catarinenses e por pouco não ampliou o marcador.

Esta foi a primeira vez que o Paraná venceu o Figueirense em Florianópolis em jogos válidos pela Série A do Campeonato Brasileiro. As duas equipes se enfrentaram cinco vezes, com duas vitórias catarinenses, dois empates e, agora, uma vitória tricolor.

O Paraná havia perdido os últimos cinco jogos que fez fora de casa. A última vitória havia sido sobre o Flamengo (4 a 1) no dia 13 de julho. Já o Figueirense vinha de dez jogos sem derrotas em seu estádio. A última tinha sido para o Cruzeiro (0 a 2), no dia 30 de abril. Neste período, foram cinco vitórias e cinco empates.

Na próxima rodada, o Figueirense vai ao Ceará duelar com o Fortaleza, no estádio Castelão, já o Paraná recebe a Ponte Preta na Vila Capanema. Os dois confrontos serão no dia 4 de outubro (quarta-feira), às 19h30. Antes, porém, o time tricolor vai a Porto Alegre enfrentar o Inter, em jogo válido pela 17ª rodada (a partida foi adiada em função da disputa da final da Libertadores). O confronto será no próximo sábado, às 16h, no estádio Beira Rio.

O jogo
As duas equipes entraram em campo neste domingo com o mesmo objetivo: vencer para se aproximar da vaga para a Copa Libertadores. E como o Figueirense era o mandante, fez valer essa condição e dominou os primeiros minutos. Logo aos 2min, Cícero avançou pelo meio, tentou o passe e, no corte do zagueiro, a bola sobrou para ele. O meia arriscou de fora da área e acertou a trave direita do goleiro Flávio.

Aos 7min, outro momento de perigo para o time da casa. Depois do cruzamento de Flávio, Schwenck subiu mais que a defesa e cabeceou por cima da meta do Paraná. Depois da pressão inicial, a equipe visitante equilibrou o jogo e começou a levar perigo no ataque. E aos 14min abriu o placar.

Em boa jogada pela esquerda, Leonardo apareceu livre de marcação no fundo e cruzou rasteiro para a chegada de Batista, que só teve o trabalho de completar para o gol e inaugurar o marcador em Florianópolis.

Com 1 a 0 no placar, o Paraná recuou e não deixou espaços para o Figueirense chegar em sua meta. No contra-ataque, levou perigo e teve chances de ampliar a vantagem. Porém, faltou eficiência na conclusão e o marcador não foi mais movimentado na primeira etapa. "No contra-ataque a equipe está bem. Mas temos que ter mais posse de bola", pediu Caio Júnior no intervalo.

No segundo tempo, o Figueirense voltou com três atacantes e pressionou o adversário. Aos 10min, Flávio aproveitou sobra na entrada da área e chutou forte, rasteiro, para boa defesa do goleiro paranista.

Cinco minutos depois, após cobrança de escanteio da direita, Henrique resvalou de cabeça para trás e Schwenck apareceu livre para cabecear. No entanto, o atacante errou o alvo e perdeu gol feito.

Depois disso, o time catarinense continuou pressionando, mas sem criar grandes chances. A melhor oportunidade apareceu aos 29min. Tucho bateu de fora da área, de virada, e a bola passou raspando a trave direita de Flávio. Depois disso, o Paraná desperdiçou duas chances de ampliar o marcador.

Aos 33min, Eltinho saiu na cara do gol e chutou por cima da trave do goleiro Andrey. Dois minutos depois, foi a vez de Sandro perder um gol. O atacante paranista fez boa jogada pelo meio, mas na hora do chute furou e desperdiçou a oportunidade de definir a partida.

Como o Paraná não definiu, o Figueirense voltou a criar. Aos 39min, Tucho cobrou falta, Émerson desviou e a bola sobrou para Soares, sozinho, chutar por cima do gol. No último lance do jogo, Schwenck cabeceou livre dentro da área e Flávio defendeu em cima da linha, garantindo a vitória do clube paranaense.

FIGUEIRENSE
Andrey; Flávio, Vinícius (Alexandre), Felipe Santana e Márcio Goiano (Diego); Rodrigo Souto, Henrique, Marquinhos Paraná e Cícero (Tucho); Soares e Schwenck
Técnico: Waldemar Lemos

PARANÁ
Flávio; Emerson, Gustavo e Neguete; Peter, Batista, Beto, Gérson (Sandro) e Eltinho; Cristiano (Maicosuel) e Leonardo (Joelson)
Técnico: Caio Júnior

Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)
Auxiliares: José Javel Silveira e Paulo Ricardo Silva Conceição (ambos do RS)
Cartões amarelos: Gustavo (P), Vinícius (F)
Gol: Batista, aos 14min do primeiro tempo

Leia mais

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias