! Ponto fraco funciona, e Flamengo vence Fortaleza - 17/09/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  17/09/2006 - 20h10
Ponto fraco funciona, e Flamengo vence Fortaleza

Da Redação
No Rio de Janeiro

Se com a dupla Sávio e Luizão o ataque do Flamengo não funcionava, as previsões para o desempenho ofensivo com os avantes reservas, neste domingo, era das piores. Porém, Fabiano Oliveira e principalmente Obina "calaram" os críticos e foram preponderantes na vitória por 4 a 3 sobre o Fortaleza, no estádio Castelão, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Para se ter uma noção do medonho comportamento dos atacantes do Flamengo no Nacional, o jogo deste domingo foi apenas o segundo em que o time marcou mais de duas vezes em 90 minutos. A outra vez foi na segunda rodada, contra o Juventude (triunfo por 3 a 1).

Até este domingo, o Flamengo só havia conquistado três pontos jogando longe do Rio de Janeiro uma única vez: no dia 6 de junho, contra o Corinthians (2 a 0). A sofrida vitória por 4 a 3, sobre o Fortaleza, serve para melhorar a estatística de "visitante inofensivo".
VISITANTE INOFENSIVO?
LEIA MAIS
A construção da vitória que "desafoga" os cariocas na classificação teve como base os 30 minutos iniciais. No período, a blitz no meio-campo surtiu efeito e a inspiração de Obina, autor de dois gols, e Fabiano Oliveira, que fez o outro, garantiram a vantagem.

Após uma reação do Fortaleza, que marcou duas vezes, Obina fez mais um vez e sacramentou a vitória, apesar do terceiro gol do Fortaleza.

"Nem lembro quando marquei três pela última vez", disse o baiano, que com seis gols na competição é o artilheiro do Fla.

Com o bom resultado fora de casa, a equipe rubro-negra pulou para os 30 pontos e ganha uma folga moral em relação à zona de rebaixamento. A distância para o primeiro time que limita a área de risco - Goiás - é de apenas um ponto, mas agora existem três outros clubes entre eles - Ponte Preta, Botafogo e Palmeiras.

A chance do terceiro triunfo consecutivo - havia vencido o Botafogo antes do Fortaleza, será na quinta-feira, contra o Cruzeiro, às 20h30, no Maracanã.

Sem somar três pontos há cinco rodadas, o Fortaleza fica em situação muito complicada. Os erros primários da defesa foram fundamentais na derrota e, de positivo, apenas a recuperação do atacante Rinaldo, autor de dois gols.

Após ser perseguido pela torcida em algumas rodadas e amargar o banco de reservas, o jogador marcou três vezes nos últimos dois jogos e recuperou o prestígio. Porém, na classificação, o Fortaleza está em penúltimo lugar, com 23 pontos. Na próxima rodada, o adversário será o Paraná, quarta-feira, em Curitiba.

O jogo
Um chute despretensioso do lateral-esquerdo André transformou-se no primeiro gol do jogo. A 1min, o flamenguista arriscou sem força, da intermediária. Albérico, goleiro do Fortaleza, se enrolou e a bola bateu em seu queixo e foi para frente. Antes de Obina, a zaga afastou.

O primeiro gol de Obina pelo Flamengo foi no Castelão. A primeira vez que o atacante marcou três gols em uma partida, também.

"Estou sempre trabalhando para ajudar o Flamengo quando o professor Ney Franco precisar. E hoje fui bem e fiquei feliz. Mas o mais importante foi a vitória", disse.
CASTELÃO, CASA DE OBINA
LEIA MAIS
A resposta cearense aconteceu aos 8min, quando Mazinho Lima bateu falta e Bruno espalmou. No contra-ataque, Fabiano Oliveira abriu para Obina na direita, mas o chute do atacante foi para fora.

A alternância das oportunidades continuou e, aos 9min, Nunes completou cruzamento de primeira. Mais ligado nos desarmes, o Flamengo pressionou a saída de bola do adversário e colheu dividendos aos 11min.

Renato Silva roubou uma bola no meio-campo e recebeu na ponta direita. Como se fosse um ponta, o zagueiro cruzou e encontrou Fabiano Oliveira na área. O atacante dominou, girou e chutou fraco. Albérico novamente se atrapalhou e deixou a bola entrar mansamente no gol.

Os visitantes continuaram mandando na partida e se aproveitaram da frágil marcação adversária para assustar. Aos 21min, Renato rolou e Fabiano Oliveira chutou para Albérico espalmar.

Melhor em campo, o Flamengo chegou ao segundo gol aos 27min. O goleiro Bruno saiu rapidamente, Renato Augusto e Renato trocaram passes e a bola chegou a Obina na ponta direita. Ele dominou e chutou com muita força, no canto direito de Albérico.

Desestruturado, o Fortaleza apenas assistiu ao passeio do rival. Aos 30min, o trio do gol anterior voltou a funcionar. Em jogada ensaiada, Renato Augusto rolou para o meio da área e Renato chutou torto. No meio do caminho, Obina desviou e marcou o terceiro gol flamenguista.

Apesar do sufoco no fim da partida, o técnico do Flamengo, Ney Franco, não achou que o time relaxou por causa da larga vantagem obtida no primeiro tempo. "Eles vieram como kamikazes."
SEM LAMENTAÇÃO
LEIA MAIS
Com a larga folga, o time rubro-negro relaxou e sofreu o primeiro revés aos 32min. Após um bate rebate na área, André Cunha chutou rasteiro e Nunes completou para a rede. A diminuição do prejuízo incentivou o Fortaleza a imprensar o Flamengo no campo defensivo.

Mas os contragolpes dos cariocas continuaram perigosos. Em um deles, aos 44min, Fabiano Oliveira chutou e Albérico salvou com o joelho esquerdo.

"Não está fácil. Temos que continuar assim no segundo tempo", afirmou Obina. Mas os cariocas retornaram do vestiário bastante recuados e apáticos. O castigo veio aos 5min. Rinaldo recebeu na direita, deixou três marcadores para trás e chutou no ângulo esquerdo de Bruno. Um golaço.

Nos pés de Obina, aos 10min, o Flamengo quase fez o quarto. O atacante recebeu passe de Renato Augusto, mas Albérico conseguiu defender o chute. Preocupado com a ascensão do Fortaleza, o técnico Ney Franco colocou Vinícius Pacheco no lugar de Fabiano Oliveira para dar mais velocidade aos contra-ataques.

O ímpeto da equipe tricolor diminuiu e um erro grotesco aos 20min praticamente eliminou a possibilidade de empate. Bruno Barros bateu um lateral curto, Obina se antecipou a Albérico e apenas completou para o gol escancarado.

Porém, a letargia do sistema defensivo carioca reacendeu o Fortaleza. Aos 30min, a zaga apenas observou Rinaldo receber livre dentro da área e tocar na saída de Bruno. O mesmo Rinaldo quase empatou aos 40min, mas o chute saiu por cima do travessão.

No último lance, aos 48min, Dezinho enrolou-se com Fernando na área, e o Fortaleza pediu pênalti, não marcado pela arbitragem.

FORTALEZA
Albérico; Alan, Gláuber e Wendel (Bruno Barros); André Cunha (Michel), Dezinho, Ramalho, Mazinho Lima e Jorge Mutt (Emerson); Rinaldo e Nunes
Técnico: Roberval Davino

FLAMENGO
Bruno; Leonardo Moura, Renato Silva, Fernando e André; Paulinho, Léo (Toró), Renato e Renato Augusto; Obina (Marcelo) e Fabiano Oliveira (Vinícius)
Técnico: Ney Franco

Local: estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 17/9/2006
Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa-SP)
Auxiliares: Ednilson Corona (Fifa-SP) e Ana Paula Oliveira (Fifa-SP)
Cartões amarelos: Fernando (Fla), Alan (For), Dezinho (For), Léo (Fla), Paulinho (Fla)
Gols: Fabiano Oliveira, aos 11min, Obina, aos 27min e aos 30min, e André Cunha, aos 32min do primeiro tempo; Rinaldo, aos 5min, Obina, aos 20min, e Rinaldo, aos 30min do segundo tempo

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias