| 04/09/2006 - 11h59 Morre presidente da Inter de Milão, Giacinto Facchetti Das agências internacionais Em Roma (Itália) O italiano Giacinto Facchetti, ex-lateral da seleção da Itália e presidente da Internazionale de Milão, faleceu nesta segunda-feira aos 64 anos, segundo informa o site oficial do clube.
 Facchetti sofria de uma doença séria | Facchetti, que vinha sofrendo com uma séria doença há algumas semanas, vestiu a camisa da Inter de 1961 a 1978 e foi capitão em 70 vezes, das 94 em que esteve em campo com a equipe Azzurra. Com a seleção italiana, ganhou o Campeonato Europeu de 1968 e foi vice-campeão do mundo em 1970, quando acabou derrotado pelo Brasil. Pelo clube milanês, o ex-jogador disputou 634 partidas e marcou 79 gols.
"Hoje nos deixou o 19º presidente da história da Inter, o campeão, o dirigente mais querido pela Fifa e pela Uefa, o marido e pai, avô e amigo", diz uma mensagem no site do clube.
"Facchetti era o símbolo da Inter triunfante dos anos 60, vencedor da Liga dos Campeões (1964-1965), assim como da Copa Intercontinental (1964-1965), e quatro vezes campeão da Itália (1963,1965,1966 e 1971)", continua o texto.
Vice-presidente do clube milanês desde novembro de 2001, Facchetti assumiu a presidência em 19 de janeiro de 2004, após a morte de seu antecessor, Peppino Prisco.
AZZURRA FAZ HOMENAGEM |
---|
Os jogadores da seleção italiana que enfrentarão a França, na próxima quarta-feira, em Paris, pelo Grupo B das Eliminatórias da Eurocopa 2008, farão uma homenagem a Giacinto Facchetti.
Os atletas usarão um bracelete em homenagem ao dirigente e ex-ídolo da Azzurra. Além disso, a partida será precedida de um minuto de silêncio.
A Federação Italiana (FIGC) decidiu também que todas as partidas disputadas até dia 11 de setembro, não importando a divisão, serão precedidas por um minuto de silêncio. |
---|
| "Ele era uma grande figura dentro e fora de campo", disse o ídolo histórico da Inter, Sandro Mazzola. "Era um companheiro maravilhoso e estava sempre pronto para batalhar", emendou o ex-jogador.
Gianni Rivera, que atuou com Facchetti nos melhores anos da Inter, também falou sobre o ex-companheiro. "Era uma grande pessoa. Passamos muitos anos juntos e nos víamos regularmente. Havia uma relação muito forte entre a gente", disse.
Dino Zoff, campeão mundial com a Itália em 1982, declarou: "Eu tenho ótimas memórias de Giacinto. Jogamos muitos anos na seleção. Era um rapaz extraordinário, não havia ninguém que não gostasse dele", afirmou o ex-ídolo da Juventus.
"Era uma pessoa limpa e infelizmente nos deixou cedo. Tivemos um relacionamento excelente. Perdi um amigo e um companheiro com muitas aventuras maravilhosas", finalizou o ex-atacante da Itália, Gigi Riva, hoje dirigente da Federação Italiana de Futebol. UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |