! Dunga faz 1ª convocação e mantém base no exterior - 01/08/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  01/08/2006 - 11h15
Dunga faz 1ª convocação e mantém base no exterior

Anderson Gomes
Especial para o UOL Esporte
No Rio de Janeiro

Dunga surpreendeu na sua primeira convocação da seleção brasileira. Visando o amistoso contra a Noruega, no próximo dia 16, em Oslo, o treinador deixou de lado vários jogadores que atuam no futebol brasileiro e abriu a porta para atletas que disputam ligas menos importantes na Europa.

CONVOCAÇÃO DE DUNGA
GOLEIROS
Gomes (PSV Eindhoven-HOL)
Fábio (Cruzeiro)
ZAGUEIROS
Juan (Bayer Leverkusen-ALE)
Lúcio (Bayern de Munique-ALE)
Luisão (Benfica-POR)
Alex (PSV Eindhoven-HOL)
LATERAIS
Cicinho (Real Madrid-ESP)
Maicon (Internazionale-ITA)
Gilberto (Hertha Berlim-ALE)
Marcelo (Fluminense)
MEIO-CAMPISTAS
Gilberto Silva (Arsenal-ING)
Edmílson (Barcelona-ESP)
Dudu Cearense (CSKA-RUS)
Elano (Shakahtar Donetsk-UCR)
Julio Baptista (Real Madrid-ESP)
Jônatas (Flamengo)
Morais (Vasco da Gama)
Wagner (Cruzeiro)
ATACANTES
Daniel Carvalho (CSKA-RUS)
Robinho (Real Madrid-ESP)
Fred (Lyon-FRA)
Vagner Love (CSKA-RUS)
Ao contrário do que havia anunciado poucos dias depois de ser indicado como o novo técnico do Brasil, Dunga chamou poucos atletas que disputam o Campeonato Brasileiro, apenas cinco. O técnico relacionou alguns problemas para formular sua lista.

"Tem o problema da logística com os vôos de uma empresa aérea, muitos jogadores que da Europa retornaram num tempo não adequado para jogar e dentro de tudo isso nos organizamos. Foi a primeira dificuldade no trabalho", explicou Dunga, citando as dificuldades financeiras da Varig e má forma física de muitos astros que atuam no futebol europeu.

Dos jogadores que atuam no Brasil, o Rio de Janeiro foi quem teve mais convocados pelo treinador. Jônatas, do Flamengo, Morais, do Vasco e Marcelo, do Fluminense, estarão no grupo brasileiro na Noruega.

"O futebol do Rio conseguiu novamente recuperar um título, depois de muito tempo. Tem qualidade e, como todo o Brasil, sempre surgem novos jogadores", afirmou Dunga, lembrando o título da Copa do Brasil conquistado pelo Flamengo em cima do Vasco.

O técnico da seleção negou que Jorginho, anunciado como seu auxiliar técnico, tenha tido influência na convocação dos atletas 'cariocas', devido à sua participação no Campeonato Estadual do Rio como técnico do América-RJ. "O que pesou realmente foram os jogos do Campeonato Brasileiro e a capacidade desses jogadores. É exclusivamente por mérito deles", disse.

CINCO NOVIDADES
Ana Carolina Fernandes/Folha Imagem
A renovação da seleção brasileira com o técnico Dunga começou devagar. Em sua primeira lista, mesmo sem poder contar com nomes feitos como Ronaldinho Gaúcho e Kaká, o treinador convocou apenas cinco estreantes para o amistoso contra a Noruega, em Oslo, no dia 16 de agosto. Leia mais.
No entanto, o clube brasileiro com mais atletas na seleção é o Cruzeiro. O time de Minas cederá à seleção o goleiro Fábio e o meia-atacante Wagner, que disputa a artilharia do Brasileirão com oito gols, um a menos que Dodô.

São Paulo e Internacional, líder e vice-líder do Campeonato Brasileiro, não tiveram jogadores convocados. As duas equipes ainda estão na disputa da Copa Libertadores da América.

"As duas melhores equipes no momento são São Paulo e Internacional que estão na semifinal da Libertadores", disse o novo técnico do Brasil, lembrando ainda a dificuldade criada pelo Campeonato Brasileiro.

No domingo anterior à partida contra a Noruega, no dia 13 de agosto, haverá rodada do Campeonato Brasileiro. Quatro jogos serão disputados às 18h10, o que atrapalharia o embarque da seleção para a Europa.

"Temos o campeonato em andamento, com muitos jogos sendo às 18h10, com jogadores que não poderiam pegar um vôo, ou seja, um problema de logística", afirmou Dunga. Entre os times que jogarão no domingo à noite, estão Santos, Paraná, Goiás e Fortaleza.

Dos 22 jogadores chamados nesta terça, oito estiveram na Copa do Mundo da Alemanha. Os zagueiros Juan, Lúcio e Luisão, os laterais Cicinho e Gilberto, o meia Gilberto Silva e os atacantes Fred e Robinho foram lembrados. Edmílson, cortado pouco antes da Copa devido uma lesão, foi novamente convocado.

Leia mais

Enquete



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias