! No Arruda, Santa Cruz bate reservas do Flamengo - 23/07/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  23/07/2006 - 17h56
No Arruda, Santa Cruz bate reservas do Flamengo

Da Redação
No Rio de Janeiro

Na tarde deste domingo, o Flamengo entrou em campo com o time reserva, poupando os titulares para decisão da Copa do Brasil, na quarta-feira. E o resultado foi mais uma derrota no Campeonato Brasileiro. O algoz da vez foi o Santa Cruz, que jogando no estádio Arruda, em Recife, confirmou a boa fase e venceu com facilidade por 3 a 0.

O triunfo foi o terceiro seguido do Santa, que só coleciona vitórias desde que o certame recomeçou após a Copa do Mundo. Apesar de continuar na zona do rebaixamento, o time - agora com 12 pontos e fora da lanterna - pode deixá-la na próxima rodada, quando receberá o Corinthians, novamente no Arruda, às 16h.

"É um resultado importantíssimo para a gente. Felizmente fiz o meu gol e ajudei o time a sair vitorioso de campo", disse o atacante Nenê, autor de um dos gols da vitória.

Já o Flamengo, priorizando a Copa do Brasil, poupou seus titulares e conheceu a terceira derrota consecutiva no certame. O novo revés ainda não coloca a equipe na zona de risco, mas a deixa próxima disso, com apenas 14 pontos.

Entretanto, o clube está todo voltado para a possível conquista do bicampeonato da Copa do Brasil. Na quarta-feira, o Fla enfrenta o Vasco pelo segundo jogo da decisão e pode até perder por um gol de diferença que levantará a taça.

EM ITU, TREINO SECRETO
Assim como aconteceu na véspera da primeira final da Copa do Brasil, contra o Vasco, o técnico do Flamengo, Ney Franco, voltou a comandar treinamentos secretos, desta vez em Itu.

Contudo, na atividade o treinador admitiu que testou dois esquemas que podem ser utilizados quarta-feira, na segunda partida da decisão. O primeiro é o 3-6-1, já usado no triunfo por 2 a 0 da semana passada. O outro é o tradicional 4-4-2, que teria Obina ao lado de Luizão no ataque.
Por conta disso, os titulares e inclusive o técnico Ney Franco ficaram até este domingo em Itu, cidade do interior de São Paulo, se preparando para o confronto. O auxiliar Moacir Pereira comandou o Fla esta tarde.

Contudo, quem esteve em campo diante do Santa Cruz espera ter conseguido pontos para pelo menos ficar no banco de reservas na quarta.

"Não somente eu, mas todos aqui podem ser titulares do Flamengo. Essa partida é muito importante para a gente", disse o paraguaio Ramírez, que na semana passada entrou em atrito com a comissão técnica e deixou o Maracanã de táxi ao saber que sequer ficaria no banco contra o Vasco.

CLASSIFICAÇÃO
TimePontosJogos
1) São Paulo2913
15) Flamengo1413
18) Santa Cruz1213
TABELA COMPLETA
Pelo Brasileirão, o Flamengo voltará a campo no próximo domingo, às 16h, para enfrentar o Atlético-PR, na Arena da Baixada. Nesse jogo, o time titular deverá ser escalado.

O jogo
Moacir Pereira escalou o time reserva do Flamengo com quatro volantes. "Mas não é um time defensivo. Os jogadores têm qualidade para chegar ao ataque e têm um bom passe", defendeu-se o treinador.

Contudo, o que se viu no primeiro tempo foi um Flamengo pouco criativo e que errou passes em demasia, assim como o Santa Cruz. O primeiro chute a gol da partida foi apenas aos 27min, pelos donos da casa, em falta que Junior Maranhão cobrou e Getúlio defendeu.

Já o Fla foi arriscar somente aos 31min, em arremate de Léo Medeiros que passou longe do gol de Guto. Depois, aos 38min, o mesmo Léo Medeiros teve a melhor chance do time na etapa, mas Adriano se esticou e salvou os pernambucanos.

Quando o futebol apresentado pelos times indicava que o 0 a 0 permaneceria até o intervalo, o Santa Cruz abriu o placar em lance duvidoso. Aos 40min, Marcio Mixirica trombou com Marlon na área, ficou com a bola e rolou para Nenê, que chutou fraco, mas a bola passou por baixo de Getúlio. A defesa do Fla reclamou de falta de Mixirica.

"O zagueiro tentou se antecipar, mas eu apenas protegi a bola com o corpo e toquei para o Nenê", defendeu-se Mixirica.

Antes dos 20min do segundo tempo, o técnico Moacir Pereira fez duas alterações no Fla, tirando os volantes Goeber e Léo e colocando Diego Silva e Minhoca. Mas quem teve a primeira chance foi o Santa Cruz e Nenê quase fez um golaço aos 15min, só que desta vez Getúlio fez linda defesa em chute da intermediária e espalmou.

No restante da etapa, o panorama foi idêntico ao do primeiro tempo. Os erros de passes continuaram gritantes e os ataques com raros lances de criatividade. Aos 31min, o zagueiro Marlon fez falta violenta em Junior Maranhão e foi expulso, sem nem ter cartão amarelo.

Com um a mais e diante de um adversário confuso, o Santa Cruz não teve dificuldades para ampliar. Aos 35min, Edson Di cruzou rasteiro, Getúlio dividiu com Nenê e a bola sobrou para Osmar, que chutou forte para ampliar.

Ficou fácil e Váldson marcou mais um. Aos 39min, o zagueiro avançou livre a bateu forte da intermediária. Getúlio falhou e a bola passou por baixo do goleiro carioca.

Depois disso, o Santa Cruz passou a trocar passes, para delírio da sua torcida, que compareceu em bom número e gritou "olé" a cada toque na bola.

SANTA CRUZ
Guto; Márcio Alemão, Váldson e Adriano; Osmar, Augusto Recife, Junior Maranhão (Wilson Surubim), Washington (Zada) e Cássio; Márcio Mixirica (Edson Di) e Nenê
Técnico: Maurício Simões

FLAMENGO
Getúlio Vargas; Marcelinho, Marlon, Emerson e André (Egídio); Paulinho, Léo (Walter Minhoca), Goeber (Diego Silva) e Léo Medeiros; Ramírez e Vinicius Pacheco
Técnico: Moacir Pereira

Local: estádio Arruda, em Recife (PE)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR)
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Gilson Pereira (PR)
Cartões amarelos: Washington (S), Nenê (S), Váldson (S), Léo Medeiros (F), Minhoca (F)
Cartão vermelho: Marlon (F)
Gols: Nenê, aos 40min do primeiro tempo; Osmar, aos 35min, Váldson, aos 39min do segundo tempo

Leia mais

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias