! Sevilla goleia Middlesbrough e conquista primeiro título europeu - 10/05/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  10/05/2006 - 17h35
Sevilla goleia Middlesbrough e conquista primeiro título europeu

Da Redação
Em São Paulo

O Sevilla venceu o Middlesbrough por 4 a 0 nesta quarta-feira, na Holanda, e conquistou a Copa da Uefa. Foi o primeiro título europeu dos mais de 100 anos de história do time espanhol. Quatro brasileiros participaram da decisão pelo lado vencedor, sendo que o atacante Luis Fabiano, ex-São Paulo, abriu o caminho da vitória.

IMAGENS DA DECISÃO

Luis Fabiano abriu o placar,...


...Maresca fez o segundo...


...e o terceiro na goleada...


...que deu a taça ao Sevilla
O último título relevante do time, antes desta final, havia sido a Copa da Espanha de 1948. Já o Middlesbrough perdeu a chance de levantar seu segundo grande caneco em 130 anos de existência. O primeiro foi a Carling Cup, a Copa da Liga Inglesa, na temporada 2003/2004.

Além da vitória "pessoal", o Sevilla coloca a Espanha, ao lado da Itália, como o segundo país mais vencedor no continente europeu, com 27 títulos. A Inglaterra lidera com 28. Ainda nesta temporada, o espanhol Barcelona enfrenta o inglês Arsenal na final da Liga dos Campeões da Europa, dia 17, em Paris.

"Esse tipo de jogo é sempre difícil. Sempre há muita tensão. Mas tudo foi válido para fazer os torcedores felizes", disse o treinador do Sevilla, Juan de la Cruz Ramos, após o jogo.

O primeiro gol foi todo verde-amarelo. Luis Fabiano abriu o placar no PSV Station aos 27 minutos do primeiro tempo, após uma falta batida da meia-direita pelo lateral brasileiro Daniel Alves, ex-Bahia. O atacante subiu sozinho no meio da área inglesa e cabeceou no chão, no canto esquerdo do goleiro australiano Mark Schwarzer.

"Fazer um gol na final não dá para explicar, só que faz sabe a adrenalina", disse o brasileiro, que mandou um "cala a boca" para os críticos. "As pessoas primeiro tem que acompanhar o jogador e não criticar por notícia que sai na imprensa. Sempre estive jogando, fazendo a minha parte. E hoje, quem disse que eu não dava certo, tem que repensar no que fala", disparou.

O gol faz Luis Fabiano sonhar ainda com a Copa. "Vivo o melhor momento aqui no Sevilla, campeão, fazendo bons jogos e a esperança é a última que morre, mas tenho consciência que está difícil".

O segundo saiu aos 32min da etapa complementar, em um contra-ataque mortal. Daniel Alves recebeu pela direita e rolou para o meio. Frederic Kanouté bateu forte, Schwarzer ainda salvou, mas Enzo Maresca vinha no embalo, pegou o rebote e estufou as redes inglesas.

O mesmo Maresca ampliou seis minutos mais tarde, batendo de fora da área, com muita precisão, no canto esquerdo de Schwarzer. Aos 44min, Kanoute fechou o caixão inglês após mais um rebote do goleiro australiano do Middlesbrough.

Com dois gols, Enzo Maresca foi escolhido como o melhor jogador em campo pela organização do campeonato. "Foi um dia perfeito. Acho que nós merecemos. Tivemos muito apoio", disse.

Além de Luis Fabiano e Daniel Alves, outros dois brasileiros estiveram em campo pelo Sevilla. O meia Adriano, ex-Cortiba, que também começou jogando, e o volante Renato, ex-Santos, que iniciou no banco e entrou aos 26min da etapa final, no lugar de Luis Fabiano.

"Estou sentindo muita alegria, estou muito feliz. É complicado chegar aqui na Europa e ganhar um título europeu. Estou feliz de participar desse título inédito", disse Renato.

Pelo lado inglês, apenas Fábio Rochemback, ex-Inter, participou da decisão. O volante Doriva, ex-São Paulo, também pertence ao Middlesbrough, mas não esteve nem entre os reservas.

Outro destaque do Middlesbrough foi o técnico Steve McClaren, que vai assumir a seleção inglesa depois da Copa do Mundo, substituindo o sueco Sven-Goran Eriksson. Atualmente, McClaren é auxiliar de Eriksson.

"O Sevilla foi mais forte, mas a diferença não foi de quatro gols", disse o técnico do Middlesbrough, Steve McClaren. "Hoje (quarta) nós não começamos bem e o Sevilla ficou em cima e fez o primeiro gol. Foi de longe o time mais forte que enfrentamos neste torneio", completou.

AFP
Luis Fabiano e bandeira brasileira. Quatro campeões do time espanhol saíram do Brasil
O Jogo
A primeira chance foi de Rochemback, aos 4min. Ele bateu forte de fora da área, e o goleiro Andres Palop pegou.

O Sevilla respondeu com o argentino Saviola escapando pela esquerda e cruzando para Luis Fabiano. O brasileiro se esticou todo, tocou na bola, mas ela saiu à esquerda de Schwarzer. Foi apenas o cartão de visitas do artilheiro. Logo depois, ele foi para redes.

"(Dedico o gol) Primeiro para a família e os amigos mais próximos, depois, pelas dificuldades, dedico à minha persistência, à minha garra e à vontade de querer dar certo aqui", disse o atacante.

Adriano voltou a assustar aos 30min com um chute forte de fora da área, que passou perto, por cima do travessão inglês, na última grande chance nos primeiro 45 minutos.

Os números do primeiro tempo ilustraram a superioridade ofensiva do Sevilla no primeiro tempo. De acordo com a Uefa, foram sete chutes a gol, sendo três no alvo, contra apenas três do "Boro", que acertou apenas um na meta espanhola. Cruzamentos foram três do Sevilla, contra nenhum dos ingleses. No final, 57% de posse de bola para os espanhóis.

Acuado, o Middlesbrough fez 11 faltas contra sete do rival. O time inglês conseguiu igualar apenas o número de escanteios, três para cada lado.

No segundo tempo, McClaren colocou seu talismã italiano, Massimo Maccarrone, responsável direto pela classificação do time inglês em duas outras oportunidades na fase de mata-mata desta competição, com dois gols decisivos nos minutos finais. Ele entrou no lugar de James Morrison. O Sevilla também mudou, Frederic Kanouté substituiu Saviola.

Mas foi Adriano que seguiu ameaçador. Logo aos 4min, o Sevilla escapou em um contra-ataque, o brasileiro recebeu na área marcado apenas por um zagueiro, cortou para o pé direito e bateu colocado, no canto esquerdo alto de Schwarzer. O goleiro foi na bola, mas apenas a viu raspando seu poste.

Dois minutos mais tarde, Viduka ficou com uma sobra no segundo pau, pela esquerda, dentro da pequena área, mas Palop salvou o gol de empate. Na seqüência, Daniel arrancou pela direita, chegou no ataque e bateu forte para mais uma boa defesa do goleiro australiano do "Boro".

Reuters
Stuart Parnaby lamenta a derrota do "Boro", à frente do goleiro australiano Mark Schwarzer
Discreto, Maccarrone só foi dar esperanças ao ingleses aos 13min, chutando da lateral direita e quase surpreendendo Palop. Ele voltou a brilhar aos 19min, tocando para Boateng bater de dentro da área, mas em cima da zaga espanhola.

Aos 21min, Hasselbaink, batendo da meia-direita, assustou Andres Palop. Os ingleses seguiram na pressão e Viduka, de fora da área, voltou a ameaçar o gol espanhol aos 29min. Foi o último suspiro do Middlesbrough.

Apesar de acuado, os espanhóis fizeram o segundo em um contra-ataque, aos 32min, com Maresca. Seis minutos depois, Maresca bateu seco da entrada da área, pela esquerda, e fechou o caixão do "Boro". Mas coube a Kanouté, aos 44min, colocar a pá de cal na sepultura inglesa.

"É realmente muito dolorido perder", disse o meia George Boateng, do Middlesbrough. "Nós criamos muitas chances, mas não soubemos aproveitar. Foi nossa grande falha", completou.

MIDDLESBROUGH: Schwarzer; Parnaby, Southgate, Riggott; Queudrue (Yakubu), Morrison (Maccarrone), Boateng, Rochembach, Downing ; Viduka (Cattermole), Hasselbaink
Técnico: Steve McClaren

SEVILLA: Palop; Daniel Alves, Javi Navarro, Escudî, David; Jesús Navas, Martí, Maresca, Adriano (Fuerta); Saviola (Kanouté), Luis Fabiano (Renato)
Técnico: Juan de la Cruz Ramos

Local: PSV Station, em Eindhoven (Holanda)
Árbitro: Fandel (ALE)
Cartões amarelos: Rochemback (M), Daniel Alves (S), Escudé (S) e Maresca (S)
Gols: Luis Fabiano, aos 27min do primeiro tempo; Maresca, aos 32min e aos 36min; Kanouté aos 44min do segundo tempo

Leia mais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias